Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Paulo Macedo confirmado na selecção

Melo Clemente - 31 de Maio, 2013

Paulo Macedo foi apresentado em conferência de imprensa

Fotografia: Jornal dos Desportos

O técnico angolano, Paulo Macedo, que ontem foi oficializado como o novo seleccionador dos decacampeões africanos, em conferência de imprensa, realizada nas instalações da FAB, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, assumiu que objectivo do cinco nacional no Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos, com palco na Costa do Marfim, de 20 a 31 de Agosto próximo, passa pela reconquista do título perdido em 2011, a favor do seleccionado da Tunísia.

O substituto de José Carlos Guimarães teceu estas declarações durante a conferência de imprensa, que serviu igualmente para anunciar os 21 atletas pré-seleccionados para a “operação” Costa do Marfim, prova selectiva ao Campeonato do Mundo de Espanha, a disputar-se em 2014.“Nós fomos chamados para assumir este desafio e naturalmente, o objectivo passa pela reconquista do título perdido em 2011.

As metas serão alcançadas de forma faseada, ou seja, temos de ganhar primeiro a fase preliminar e depois, quando chegar a fase do mata-mata estarmos bem, passando as meias-finais e posteriormente atingir a final. A partir daí, tudo pode acontecer. Eu não tenho dúvidas quanto à conquista da XXVII edição do Afrobasket porque nós temos o melhor conjunto a nível do continente”, garantiu o novo seleccionador dos decacampeões, que tem como coadjuvantes Jaime Covilhã e Walter Costa, este último seu adjunto na formação do 1º de Agosto.

Questionado sobre o porquê de tanta convicção, relativamente ao resgate do título africano perdido, o ex-internacional angolano, de 45 anos de idade, afirmou que “confio plenamente nas capacidades dos atletas que seleccionei para o Afrobasket da Costa do Marfim. Com este grupo não tenho qualquer dúvida de que seremos campeões e obviamente terei que contar com o apoio da comunicação social”, apelou o novo comandante do cinco nacional.

Paulo Macedo revelou por outro lado que as condições de trabalho postas à disposição da equipa técnica pela direcção da Federação Angolana de Basquetebol foram as ideais, razão pela qual, o objectivo passa pela reconquista do ceptro africano.

POSTE REGGIE MOORE
ENTRE OS CHAMADOS 

A presença do norte-americano Reggie Moore nos pré-convocados da Selecção Nacional constitui sem sombras de dúvidas a principal surpresa da lista apresentada ontem pelo técnico Paulo Macedo para o Afrobasket da Costa do Marfim.

O extremo base Carlos Almeida, atleta que já havia anunciado oficialmente a sua retirada a nível da Selecção Nacional, é outra novidade, para além da ausência de Domingos Bonifácio, base do Recreativo do Libolo.

Eis os convocados: Armando Costa, Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio, Islando Manuel, Joaquim Gomes “Kikas” e Reggie Moore (1º de Agosto); António Monteiro, Edson Ndoniema, Mutu Fonseca, Olímpio Cipriano e Roberto Fortes (Libolo); Carlos Morais, Hermenegildo Mbunga, Leonel Paulo e Paulo Santana (Petro); Eduardo Mingas e Milton Barros (Interclube); Valdelício Joaquim (Hawai University); e Yanick Moreira (South Planes College).


Reacção
Zé Carlos fala em conferência de imprensa

O técnico angolano José Carlos Guimarães, que foi afastado quarta-feira última do cargo de seleccionador dos decacampeões africanos, fala hoje, em conferência de imprensa, a partir das 10h00, na sede do Comité Paralímpico Angolano, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, para explicar os motivos que estiveram na base do seu “divórcio” com a direcção da federação angolana da modalidade, liderada por Paulo Alexandre Madeira.

Apesar de estar ainda ligado contratualmente à direcção da FAB, vínculo este que termina a 31 de Agosto próximo, o ex-seleccionador nacional viu-se surpreendido quarta-feira pelo presidente do órgão reitor da modalidade, que lhe propôs para assumir o posto de assessor.

Depois de fazer parte da equipa técnica que disputou o Campeonato do Mundo de 2006, no Japão, e o Campeonato Africano das Nações em 2007, como adjunto de Alberto de Carvalho “Ginguba”, José Carlos Guimarães foi indigitado como seleccionador nacional dos decacampeões africanos em Maio de 2012, no consulado de Gustavo da Conceição. O técnico dirigiu o cinco nacional no torneio pré-olímpico de Caracas, competição onde a Selecção Nacional não conseguiu o apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres.
M.C


Estágio
FAB reconfirma
jogos amistosos


O presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Paulo Alexandre Madeira, reconfirmou ontem, em conferência de imprensa que serviu para a apresentação do novo seleccionador nacional, que a Selecção Nacional vai realizar oito a dez jogos de controlo, antes de rumar para o local da competição.
 De acordo com o presidente do órgão reitor da modalidade, estão já confirmados os amistosos com as selecções da Eslovénia, Croácia e Venezuela.
“Neste momento temos já três jogos confirmados com as selecções da Croácia, Venezuela e Eslovénia e estes jogos são realizados em Espanha, local onde o combinado nacional vai realizar o estágio pré-competitivo”, assegurou o número um da FAB, que ontem seguiu para Maputo, onde vai assistir ao sorteio do Afrobasket em seniores femininos.

Partidas com equipas da Liga ACB de Espanha estão também previstas. Indagado sobre o “divórcio” inesperado com José Carlos Guimarães, Paulo Alexandre Madeira não foi suficientemente esclarecedor, prometendo aos profissionais da comunicação que está na próxima semana disponível para eventuais esclarecimentos.
M.C


Orçamento

Operação Abidjan
custa cinco milhões


Cinco milhões de dólares é o montante que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol vai precisar para usar nas mais diferentes campanhas em 2013, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa. De acordo com a nossa fonte, o valor serve para o Campeonato Africano das Nações em seniores masculinos, com sede na Costa do Marfim, o Afrobasket a nível das senhoras, que é disputado em Maputo e os Afrobasket, em ambas as classes, nas categorias de sub-16.M.C