Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pedro Bastos a caminho do 1 de Agosto

Juscelino da Silva - 08 de Setembro, 2018

Pedro Bastos pode reforar equipa de Paulo Macedo

Fotografia: Vigas da Purificao

O extremo-base Pedro Bastos pode reforçar o 1º de Agosto para a época 2018/2019, depois de rescindir o vínculo contratual com o Sport Libolo e Benfica. A garantia é do representante do atleta, Egas Viegas.
\"Confirmo a informação. Estamos a negociar com 1º de Agosto há mais de um mês. Estamos em final de negociações e tudo indica que o atleta vai representar os rubros e negros, tão logo volte da selecção nacional\", disse.
O Jornal dos Desportos contactou o director para o basquetebol dos “militares”\", Kikas Gomes, que confirmou a negociação.
“É verdade. Estamos a negociar com atleta Pedro Bastos, já há algum tempo. Aguardamos que o atleta nos apresente o contrato rescindido para fecharmos a contratação. Prometo anunciar o atleta, tão logo esteja tudo garantido”, disse.
Depois de um período longo de negociações com o Petro de Luanda, a direcção tricolor meteu um ponto final aos rumores que davam conta de um possível regresso do jovem atleta. O vice-presidente para o basquetebol, Artur Casimiro Barros, esclareceu o fim de negociação.
“Só pagamos aquilo que temos. Somos o contrário de outros clubes que prometem fundos e mundos aos jogadores e depois não cumprem. Se compararmos os números da época passada dos nossos extremos com os de Pedro Bastos, o dele está muito abaixo daquilo que é habitual. Não compreendo as exigências nos números do seu contrato, por parte do seu representante”, disse.
Artur Barros defende que a prioridade é aperfeiçoar as conjunturas dos atletas do clube.
“Tenho de melhorar as condições dos meus meninos que ajudaram a equipa a conseguir o segundo lugar no Unitel Basket. Pagar aquilo que o representante do Pedro Bastos está a pedir-nos, seria desvalorizar os nossos atletas. Sempre foram fiéis ao clube mesmo no momento em que a Sonangol reduziu o nosso orçamento”, defendeu.
 Bastos descartou  o regresso do poste Divaldo Mbunga.
“O Mbunga nunca esteve nos nossos planos, razão pela qual nunca foi contactado. É um jogador livre e deve procurar outro clube, caso não queira ficar no Sport Libolo e Benfica. A nossa equipa está fechada a noventa por cento. Aguardamos a chegada de jogadores estrangeiros”. disse.
Quanto aos tricolores, Egas Viegas lamentou o fracasso das negociações.
“Respeitamos a decisão do Petro de Luanda, na pessoa do seu vice-presidente. Lamentamos muito que não tenhamos chegado a acordo. Pedro Basto queria e muito voltar ao Petro de Luanda. Infelizmente, não chegámos a acordo por razões contratuais”, disse.
Pedro Bastos está em estágio com a selecção nacional em Espanha, com vista a disputa da quarta janela FIBA de 14 a 16 do corrente em Tunis.

Ex-Combatentes
e Kilamba
decidem título

O Ex-Combatentes e Kilamba decidem hoje, a partir das 17h00, no Arena do K25 da Centralidade do Kilamba, o título da quarta edição do Kilamba Basket. A expectativa da final do basquetebol de rua, é grande entre os aficcionados e habitantes da circunscrição.
Para chegar a final, o Ex-Combatentes despachou a forte equipa do Maculusso por 79-81. O poste Teotónio Dó, agora no ASA, comandou a orquestra da equipa e levou-a a grande final. O poste marcou 15 pontos, fez seis assistência e obteve 22 ressaltos. Houve ainda tempo para o jovem atleta dar show com tampões de encher os olhos.
O atleta do ASA valorizou a quarta edição do Torneio Kilamba Basket, que junta atletas federados e não federados.
A jogar em casa e diante do seu público, a equipa do Kilamba, formada por jogadores federados, como o extremo do 1º de Agosto, Islando Manuel, o famoso Papá Ngulo, afastou nas meias-finais a Vila Alice por 87-68. Os donos do torneio não deram asas à concorrência e vergaram os moços da cidade velha.
Adivinha-se uma final escaldante pelos valores individuais e nível competitivo das duas equipas. De um lado está Islando Manuel, na equipa do Kilamba, e no outro Teotónio Dó, no Ex-Combatentes. Os dois atletas prometem travar uma luta acesa de encher os olhos dos amantes da bola ao cesto.
Milton Barros, um dos sobreviventes do Sport Libolo e Benfica,  joga pela equipa da Polícia Nacional e comanda os números de assistências. Adilson Baza, antigo jogador do 1ºde Agosto, actua pelo Maculusso. É o melhor marcador do torneio com 45 pontos convertidos. Juscelino da Siva