Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Petro & D'Agosto em novo clássico

Melo Clemente - 16 de Maio, 2013

Último clássico dos clássicos da temporada de 2013 acontece hoje

Fotografia: Jornal dos Desportos

Petro de Luanda e 1º de Agosto centralizam hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, as atenções da primeira jornada da quarta volta, décima no geral, da XXXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.

Depois de ter baqueado em casa, diante dos petrolíferos da capital, por 93-98, na terceira volta, a equipa militar vai em busca da tão esperada desforra. Os campeões africanos em título (1º de Agosto) vão procurar conquistar os dois pontos em disputa e torcer por uma escorregadela do Recreativo do Libolo, que esta noite medirá forças com o Interclube, no Pavilhão 28 de Fevereiro, para poder festejar a conquista da edição 35 do BAI Basket.

Uma eventual vitória da equipa do rio seco, passaria a somar 18 pontos na liderança da “final Four”, e mesmo que perca os últimos dois jogos, frente ao Interclube e Libolo, termina  a competição com 20 pontos. Já o Recreativo do Libolo, actual campeão nacional, se perder logo com o Interclube, ainda que vença os últimos dois desafios, soma apenas 19 pontos.

Moralizados com o triunfo da última terça-feira, frente ao Recreativo do Libolo, por 91-83, os militares vão procurar encurtar nesta noite o caminho que os levar à consagração na presente temporada.

Ontem, na única sessão de treinos do dia, Paulo Macedo, técnico principal do 1º de Agosto, voltou a trabalhar os vários diagramas defensivos e ofensivos para suplantar a equipa do Eixo-viário logo mais.

A equipa  rubro e negra  vai abordar o desafio com  a maior determinação, no sentido de arrancar a terceira vitória nesta fase derradeira da competição sobre o arqui-rival, Petro de Luanda.

Manuel Silva “Gi”, um dos adjuntos do camaronês Lazare Adingono no comando técnico da formação petrolífera, equipa que ocupa actualmente o terceiro posto, com 13 pontos, quer transformar as três partidas da quarta volta em autênticas finais.

Aliás, na próxima jornada o Petro desloca-se a Viana, ao encontro do Recreativo do Libolo. Um eventual triunfo galvaniza de que maneira, os pupilos de Lazare Adingono, que não querem atirar a toalha ao tapete, quanto a luta pela coroa nacional.

Paulo Santana, Petro de Luanda, Armando Costa, 1º de Agosto, vão travar seguramente um duelo interessante na posição um, ao passo que no jogo interior Joaquim Gomes “Kikas”, do lado militar, vai “lutar” com Hermenegildo Mbunga. Carlos Morais (Petro) e Cedrick Ison (1º de Agosto) vão travar um despique na posição de extremo.

A entrada da primeira jornada da quarta volta, décima no geral, o 1º de Agosto contínuo na liderança da prova, agora com 16 pontos, contra 14 do Libolo, na segunda posição. Nas posições imediatas estão Petro e Interclube, com 13 e 12 pontos respectivamente.


BAI Basket
Interclube recebe hoje campeão nacional


Interclube e Recreativo do Libolo, duas equipas que perderam na ronda anterior, defrontam-se hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, em partida referente a primeira jornada da quarta volta e última do BAI Basket. Com a turma da Polícia, liderada pelo técnico angolano, Alberto de Carvalho “Ginguba”, já arredada da luta pela coroa nacional, depois de consentir na terça-feira mais um desaire, desta, frente ao Petro de Luanda, com quem perdeu por expressivos 88-107.

A jogar em casa perante a sua massa associativa, os polícias vão procurar ultrapassar os libolenses que logo são obrigados a vencer para se manterem na luta pelo ceptro nacional. O desaire da jornada anterior já faz parte do passado, pelo que, o representante da vila de Calulo vai aparecer no máximo da sua força para deixar “cair” os polícias que continuam a surpreender pela positiva nesta ponta final do BAI Basket.

Alberto de carvalho “Ginguba” afirmou que a quarta volta do “Nacional” que arranca hoje, é uma autêntica final. “Vamos lutar no sentido de vencermos os últimos três jogos. Temos consciência que será extremamente difícil dado o valor dos adversários mas, vamos dar o nosso melhor para conseguirmos este feito”, prognosticou o ex-seleccionador dos decacampeões africanos.


Palmarés
1º  de Agosto lidera Ranking


Com dezasseis troféus conquistados, a equipa do 1º de Agosto lidera o ranking nacional, seguido do arqui-rival, Petro de Luanda, com onze campeonatos ganhos. Os militares conquistaram o primeiro título nacional em 1981, ao passo que o Petro arrebatou a sua primeira coroa nacional em 1989. ASA e Sporting de Luanda conquistaram cada dois títulos nacionais.

  Ano             Vencedor

1979 - Clube Ferroviário de Luanda
1980 - Desportivo da Taag
1981 - 1º de Agosto
1982 - Sporting de Luanda
1983 - 1º de Agosto
1984 - Sporting de Luanda
1985 - 1º de Agosto
1986 - 1º de Agosto
1987 - 1º de Agosto
1988 - 1º de Agosto
1989 - Petro de Luanda
1990 - Petro de Luanda
1991 - 1º de Agosto
1992 - Petro de Luanda
1993 - Petro de Luanda
1994 - Petro de Luanda
1995 - Petro de Luanda
1996 - Atlético Sport Aviação
1997 - Atlético Sport Aviação
1998 - Petro de Luanda
1999 - Petro de Luanda
2000 - 1º de Agosto
2001 - 1º de Agosto
2002 - 1º de Agosto
2003 - 1º de Agosto
2004 - 1º de Agosto
2005 - 1º de Agosto
2006 - Petro de Luanda
2007 - Petro de Luanda
2008 - 1º de Agosto
2009 - 1º de Agosto
2010 - 1º de Agosto
2011 - Petro de Luanda
2012 - Recreativo do Libolo
2013- ????



NBA
Parker coloca Spurs
a um triunfo na final


Os San Antonio Spurs colocaram-se em vantagem nas meias-finais de Oeste, depois de terem alcançado, na madrugada de ontem, uma vitória caseira frente aos Golden State Warriors, por 109-91. Tony Parker foi o grande destaque do conjunto texano ao registar 25 pontos. , 10 assistências e 2 ressaltos. Já do outro lado, a estrela dos Warriors, Stephen Curry, ficou aquém do esperado, tendo anotado apenas 9 pontos.

Com este triunfo os Spurs vencem agora a série por 3-2 e estão a apenas um triunfo de alcançar a final da conferência. O próximo jogo é no terreno dos Golden State, na madrugada de amanhã. Registo ainda para o triunfo dos Indiana Pacers na recepção aos New York Knicks, por 93-82, que se colocaram em vantagem por 3-1 nas meias-finais da Conferência Este. Paul George (18 pontos, 14 ressaltos, 7 assistências, 2 roubos de bola e 2 desarmes de lançamento) foi decisivo no triunfo dos Pacers, que estão a apenas uma vitória de alcançarem a final de conferência.


NBA
Mercado fica agitado
no final da temporada


O fim da actual temporada da NBA promete. Não só pela expectativa de descobrir quem ganha a Liga, mas também porque o mercado deve aquecer, uma vez que jogadores badalados se tornam agentes livres no fim da temporada, podendo negociar com outras equipas.

Ente os muitos jogadores que terminam o contrato em Julho está o brasileiro Tiago Splitter, do San Antonio Spurs. O poste já teve o seu nome especulado sobretudo no Dallas Mavericks e pode ser um dos que vai agitar o mercado norte-americano, já que há equipas com carência no garrafão, como o actual campeão Miami Heat.

Os Spurs possuem o direito de preferência sobre Splitter e podem optar por exercê-lo. O poste brasileiro evoluiu muito na actual temporada e obteve boas médias: 10,3 pontos e 6,4 ressaltos por jogo. Entre os outros atletas que vão testar o mercado ao fim dos play-off, dois se destacam: o armador Chris Paul, dos Los Angeles Clipers, e o poste Dwight Howard, dos Lakers. A tendência é que ambos renovem, mas existe a possibilidades deles figurarem numa nova equipa em 2013-2014.

Há ainda outros destaques que ficam livres em Julho para negociar. O extremo Andre Iguodala, dos Denver Nuggets, já afirmou que vai testar o mercado após a temporada. Eleito o melhor sexto homem da NBA, J.R. Smith, dos New York Knicks, é outro que pode respirar novos ares a partir de Julho. O base Nate Robinson, que vem tendo boas actuações pelos Chicago Bulls, e o poste Al Jefferson, que brilhou pelo Utah Jazz na temporada regular, também são nomes de peso que podem mudar de equipa.

Gasol falha europeu
O poste Pau Gasol não recupera a tempo de ajudar a selecção espanhola no Europeu, revelou através do site da Federação local. “Com o objetivo de evitar futuros problemas, fui submetido a uma cirurgia, a nove de Maio, para melhorar os meus joelhos”, afirmou basuqtebolista. Gasol pretende estar na máxima força para a próxima temporada e para o Mundial de 2014.