Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Petro cimenta liderana no Nacional

Juscelino da Silva - 07 de Março, 2020

Petro teve inmeras dificuldades para superar um Interclube que apareceu organizado e agressivo

Fotografia: DR

Com uma grande exibição do extremo base Carlos Morais, o Petro de Luanda fechou a terceira volta do campeonato nacional de basquetebol com vitória sobre o Interclube por 98-95, após prolongamento em partida a contar para a sétima e última jornada da terceira volta da fase regular do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol edição 2019/2020.
O Petro, a jogar fora do seu reduto, desde cedo assumiu as rédeas do jogo, com uma grande exibição do extremo base Carlos Morais que além de oferecer uma grande noite de espectáculo, fez também a sua equipa jogar e terminou a partida com 20 pontos.
Fruto da boa dinâmica defensiva, o Petro venceu o primeiro quarto por 20-19. A equipa da casa correu atrás do resultado, ajustou o seu jogo e venceu o segundo quarto por 49-48, resultado que as duas equipas levaram para os balneários. No reatamento da partida os polícias a jogar em casa e diante do seu público não queriam deixar os créditos em mãos alheias e voltaram a se superiorizar no terceiro quarto, desta feita por 74-67. A diferença no placard mostrava a garra e determinação que os pupilos de Raul Duarte evidenciavam.
À entrada do quarto e último quarto da partida, Lazare Adingono era um técnico inconformado a ansiedade em passar à frente do resultado e vencer a partida fez com que o timoneiro perdesse a calma na hora crucial do jogo. A falta técnica aplicada pelo árbitro António Samuel quando faltava um minuto para terminar a partida, quase fazia com que o treinador entregasse a vitória, na turma da polícia. A faltar um minuto para terminar o tempo regulamentar o base Gerson Domingos numa transição rápida defesa/ataque converteu os dois pontos e levou as duas equipas para o prolongamento.
Lazare Adingono e os seus jogadores, mais experientes, entraram mais calmos para o prolongamento e cometeram menos erros, vencendo a partida por 98-95, o extremo base  Carlos Morais foi o cestinha da partida com 20 pontos, ao passo que no Interclube os extremos Egídio Ventura e Ngombo Rogério anotaram 15 pontos cada.
Com a vitória de ontem o Petro de Luanda cimentou a liderança na tabela de classificação, agora com 41, seguido pelo 1ºde Agosto com 38, o Interclube vem na terceira posição com 36 pontos. Nas outras partidas o destaque recaiu para o triunfo da Universidade Lusíada sobre a Marinha de Guerra por 101-92, e o 1ºde Agosto 127-73 CFDK.
A quarta e última volta da fase regular do Nacional maior da bola ao cesto abre hoje às 15h00, com o desafio entre a Marinha de Guerra e Petro de Luanda agendado para o pavilhão Victorino Cunha. Na mesma hora a formação do CFDK mede forças com a Universidade Lusíadas no pavilhão 28 de Fevereiro. Às 18h00, o Interclube recebe no seu pavilhão o Futebol Clube Vila Clotilde, sendo que a jornada encerra com o 1ºde Agosto a defrontar o Atlético Sport Aviação.