Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Petro de Luanda abre hoje oficinas

Juscelino da Silva - 05 de Agosto, 2019

Petro de Luanda vai disputar a Super-taa, campeonato nacional, Taa de Angola e Africa Ball League.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Petro de Luanda, campeão nacional do Unitel basket 2018/2019, abre hoje, às 10h00, na quadra do eixo-viário, as oficinas, visando a nova época desportiva com o foco direccionado à revalidação do título e à conquista da Africa Ball League. Os trabalhos estão sob a responsabilidade de Gersionel Bethel, o novo adjunto de Lazare Adingono na equipa técnica, e do novo preparador físico Agnelo Galiano. Para a primeira sessão de hoje, o timoneiro conta apenas com quatro atletas, nomeadamente, os bases Childe Dundão e Joaquim Pedro \"Quinzinho\", os postes Aldemiro João \"Vander\" e Aboubakar Gakou. O grosso de atletas continua ao serviço da pré-selecção nacional, que prepara o mundial da China. O base Domingos Bonifácio continua a ser a grande incógnita na equipa de Lazare Adingono. O experiente jogador não entra nas contas para a época que se avizinha, apesar de ter mais um ano de contrato. O base regressou ontem ao país, vindo de Portugal, onde efectuou a  recuperação física e atlética.  Domingos Bonifácio trava um diferendo com a direcção do Petro de Luanda liderada por Tomás Faria. O base pretende continuar a jogar e declinou o convite para exercer o cargo de director para o basquetebol. Bonifácio Domingos condiciona o exercício do cargo a manutenção dos salários. O campeão nacional foi a equipa que mais atletas forneceu à selecção: sete no total. O programa do treinador principal, Lazare Adingono, que goza as férias nos Camarões, a sua terra natal, constam a realização de exames médicos entre os dias 5 a 12 do corrente. A seguir seguem as sessões de testes físicos entre os dias 15 e 17 do corrente. Na pista do Estádio dos Coqueiros, o grupo vai ser submetido a exames de avaliação e culmina com os testes técnicos.  A equipa técnica aguarda a chegada dos possíveis reforços. A direcção procura no mercado atletas para as posições zero-um e zero-cinco. O núcleo duro mantém-se e o destaque recai para Carlos Morais e Gerson Gonçalves \"Lukeny\", extremos que renovaram os contratos. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o treinador adjunto do Petro de Luanda, assegurou que \"a direcção tem tudo bem encaminhado para as contratações de alguns jogadores a anunciar brevemente\".  A preparação geral termina no dia 28 de Setembro, data prevista para a disputa da Super-taça com o 1º de Agosto, vencedor da Taça de Angola. A competição abre a época desportiva 2019/2020.
A apresentação oficial da equipa tricolor depende do regresso da selecção nacional que vai disputar o Campeonato Mundial da China.
Depois da entrada do novo preparador físico, Agnelo Galiano, a equipa técnica tricolor pode receber nos próximos dias um novo membro. O anúncio do \"reforço\" acontece nos próximos dias. Petro de Luanda vai disputar a Super-taça, campeonato nacional, Taça de Angola e Africa Ball League.