Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Petro de Luanda e Interclube jogam amanhã no Dream Space

Hélder Jeremias - 07 de Março, 2013

Petro de Luanda tem a difícil missão de vencer amanhã o Interclube no Dream Space

Fotografia: Jornal dos Desportos

Petro de Luanda, Interclube, Recreativo do Libolo e o ASA efectuam os últimos acertos nas estratégias com vista à disputa da quinta jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, a ter lugar amanhã, no pavilhão Dream Space, no Kikuxi.

O Petro tem a espinhosa missão de defrontar o Interclube, num duelo em que os seus jogadores precisam de vencer para recuperar a auto-estima e o apoio da sua legião de adeptos, e voltar a ocupar um lugar mais confortável na classificação. Nas duas jornadas anteriores, a equipa tricolor foi mal sucedida ao ser vergada pelo Recreativo do Libolo e 1º de Agosto.

O mesmo desejo é partilhado pela equipa da Polícia Nacional, que vem de uma derrota em casa frente ao Recreativo de Libolo.
Com apenas uma vitória na fase de grupos, o Petro leva apenas na bagagem quatro pontos (menos três que o líder 1º de Agosto), ao passo que o Interclube ocupa a segunda posição da tabela com cinco pontos. A pressão está do lado do Petro de Luanda que, em caso de vitória, completa seis pontos e passa a partilhar o segundo lugar com a formação comandada por Alberto de Carvalho “Ginguba”.

O Interclube, que fez uma campanha positiva durante a fase inicial, lançou um claro aviso à navegação ao suplantar o 1º de Agosto, na segunda jornada, e promete entrar de pedra e cal na partida de amanhã para fazer a vida cara aos tricolores, que ainda não parecem refeitos da derrota frente ao arqui-rival 1º de Agosto, por 109-83.


GINGUBA REITERA
CONFIANÇA NO GRUPO


O técnico principal do Interclube, Alberto de Carvalho “Ginguba”, considerou positivo o desempenho dos seus atletas nas duas fases da maior competição nacional e mostrou-se crente na conquista do título nacional.
O ex-seleccionador nacional reconheceu que a nova etapa da competição vai exigir mais perspicácia às equipas, que se encontram equilibradas. O desperdício de pontos nessa fase pode ser fatal.

Ginguba faz um discurso animador para os adeptos da equipa da Polícia Nacional. “Ainda temos muitos jogos pela frente e tudo continua aberto. A conquista do título continua a ser a prioridade”, afirmou.

O técnico manifestou satisfação pelas condições de trabalho que a direcção do clube proporciona e vaticina uma rápida recuperação dos atletas lesionados, um dos principais problemas do plantel.

“Fizemos uma boa campanha até agora, porque a equipa está a subir de rendimento. Não vencemos o jogo contra o Recreativo de Libolo, porque as coisas não funcionaram como deviam, mas isso é normal quando o plantel tem vários casos de lesão. Esperamos ultrapassar esta situação e vamos trabalhar com muita dedicação, porque a conquista do título está ao nosso alcance”, garantiu o técnico.

TORNEIO DE SUB-16
Inter-regional Sul arranca no Lubango

A cidade do Lubango acolhe amanhã e sábado o torneio inter-regional Sul de basquetebol em cadetes femininos sub-16, denominado Taça 2 de Março, em comemoração ao Dia das Mulheres Angolanas.
Organizado pela Associação Provincial de Basquetebol da Huíla (APBH), a prova, enquadrada no programa local de massificação e desenvolvimento da modalidade, vai decorrer no pavilhão gimnodesportivo do Benfica Petróleos do Lubango e é disputada por quatro formações das províncias de Benguela, Huambo e Huíla. Trata-se das equipas do Sporting de Benguela, Petro do Huambo e duas selecções provinciais da Huíla.
As representantes das províncias de Benguela e Huambo têm chegada prevista para hoje à cidade do Lubango e ficam alojadas no complexo escolar 14 de Abril, no complexo turístico e desportivo da Nossa Senhora do Monte, conforme garantiu à imprensa, na capital huilana, o secretário-geral da associação da Huíla, Diogo Gomes.
O responsável associativo assegurou estarem garantidas as condições de alojamento, alimentação, transporte e todos os aspectos organizativas inerentes à realização do torneio inter-regional. O ajuizamento dos jogos é assegurado por árbitros da província da Huíla.
A final da prova é discutida no sábado entre as equipas vencedoras, enquanto as derrotadas disputam o terceiro lugar.
BENIGNO NARCISO, NO LUBANGO


NBA
Thunder City
vencem Lakers


Os principais jogadores de Oklahoma City Thunder e Los Angeles Lakers não decepcionaram e tiveram boas actuações, mas só os atletas da equipa da casa e vice-líder da Conferência Oeste puderam comemorar com a vitória por 122 a 105.

O Oklahoma City Thunder começou melhor e foi para o intervalo com 16 pontos de vantagem. Após um excelente terceiro quarto, os Lakers voltaram para o jogo, mas permitiram um novo domínio dos donos da casa no quarto final.

O melhor em quadra esteve justamente do lado dos vencedores. Russel Westbrook anotou 37 pontos e ainda pegou dez ressaltos, chegando a mais um duplo-duplo. Ele teve a companhia do astro Kevin Durant, com 26 pontos.


CONFERÊNCIA LESTE
Boston Celtics
batem 76ers


Os Boston Celtics superaram os Philadelphia 76ers, no Well Fargo Center, na Filadélfia, por 109 a 101 e deram mais um passo em direcção à classificação aos play off da conferência Leste da NBA.

Para vencer o adversário directo pela vaga na fase final do campeonato, a equipa de Boston contou com a inspiração do veterano Paul Pierce, que conseguiu um duplo-duplo. A vitória foi a terceira consecutiva do maior campeão da história da liga norte-americana de basquetebol.

Pierce fez 18 pontos, acertando 100 por cento dos quatro lances da linha de três pontos, e ainda conseguiu 11 ressaltos. O extremo ainda distribuiu sete assistências, ficando próximo de conseguir um triplo-duplo. O base Avery Bradley, com 22 pontos, e o poste Kevin Garnett, com 18, também contribuíram para o importante resultado.

Do lado dos 76ers, vários jogadores tiveram boas apresentações, alguns até óptima, como Jrue Holiday (18 pontos, dez assistências) e Thaddeus Young (19 pontos, dez ressaltos).