Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Petro de Luanda recebe equipa sensação

Melo Clemente - 03 de Março, 2017

Equipa do Atlético Petróleos de Luanda defronta hoje, a formação do Clube Desportivo Marinha de Guerra

Fotografia: Kindala Manuel

Liderado pelo técnico camaronês, Lazare Adingono, a turma petrolífera vai procurar vergar está noite a similar da Marinha de Guerra, equipa treinada pelo ex-seleccionador nacional dos hendecacampeoes africanos, Paulo Macedo, por formas a aparecer no sábado, diante do arqui-rival, 1º de Agosto, com os índices motivacionais em alta.

Mais recheado em valores individuais, onde se destacam as presenças de Leonel Paulo, Domingos Bonifácio, Gerson Gonçalves, Pedro Bastos, Regge Moore, todos internacionais angolanos, para além do jovem poste Teotónio Dó, os petrolíferos da capital surgem como favoritos na partida de mais logo frente aos marinheiros, que estão dispostos a continuar a fazer moça às equipas de grande quilate.

O experiente base Domingos Bonifácio deve ser, em princípio, o principal carregador das acções ofensivas da equipa tricolor, que vai em busca de mais um troféu para a sua galeria.

Paulo Macedo vai tentar colocar uma equipa que seja capaz de contrapor o jogo ofensivo do seu adversário que tem feito estragos às cestas contrárias.
Ainda hoje, para o Grupo A, o Recreativo do Libolo, vencedor da fase regular do BIC Basket, apenas com triunfos, vai receber a partir das 18h00, no Pavilhão do Deam Space, em Viana, a congénere do Progresso Associação do Sambizanga.

Com maior ou menor dificuldade, os libolensses vão assegurar os dois pontos em disputa a julgar pela potencial do seu plantel, onde figuram nomes como Eduardo Mingas, Olímpio Cipriano, Roberto Fortes, Milton Barros, Valdelício Joaquim, todos internacionais angolanos, para além do norte-americanos Jakel Foster e Andre Wallece.

Já para o Grupo B, o Futebol Clube Vila Clotilde mede forças com a similar do Atlético Sport Aviação (ASA). Por imperativo de calendário, folga o Clube Universidade Lusíada. O equilíbrio vai seguramente prevalecer na partida, sendo que a equipa que souber explorar convenientemente os erros do seu adversário chamará a si a conquista dos dois pontos em disputa.

Entretanto, a fase de grupos é disputado no sistema de todos contra todos a duas voltas. As quatro primeiras classificadas do Grupo A vão disputar o título da 39ª edição do BIC Basket, ao passo que as duas últimas juntar-se-ão às três do Grupo B para disputarem as classificativas do quinto ao nono lugares respectivamente.


Grupo B
ASA joga
no Kilamba


O Atlético Sport Aviação (ASA) vai utilizar na fase de grupos o Pavilhão Arena do Kilamba, quando estiver a jogador na condição de equipa visitada, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto de uma fonte federativa.

Depois de ter realizado uma exibição paupérrima, durante a fase regular da 39ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, vulgo BIC Basket, tendo sido relegado para as classificativas, a formação do Aeroporto optou em fazer as suas partidas no Pavilhão Arena do Kilamba, infra-estrutura construída em 2013, no âmbito da realização em Angola da 41ª edição do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins.

Hoje, os aviadores terão pela frente à sempre aguerrida formação do Futebol Clube Vila Clotilde, num desafio de difícil prognóstico.

Amanhã, sábado, a competição prossegue com apenas o Grupo A a entrar em cena. o Atlético Petróleos de Luanda recebe no Pavilhão Principal da Cidadela, a partir das 18h00, o arqui-rival, 1º de Agosto, no destaque da segunda jornada da série.

A Marinha de Guerra recebe no Pavilhão Victorino Cunha, a partir das 18h00, o Recreativo do Libolo, ao passo que o Grupo Desportivo Interclube defronta à mesma hora, mas, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Progresso Associação do Sambizanga.