Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Petro defronta Inter reforçado

Melo Clemente - 29 de Abril, 2016

Petrolíferos tentam alcançar a primeira vitória na fase de Qualificação

Fotografia: José Cola

Já sob comando do técnico camaronês, Lazar Adingono, que esteve a cumprir castigo federativo, o Atlético Petróleos de Luanda defronta hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Grupo Desportiva Interclube, em partida a contar para a primeira jornada do Grupo A da fase de Qualificação da 38 edição do Campeonato Nacional de  basquetebol em seniores masculino, vulgo BIC Basket.

Moralizados com a integração do seu técnico principal, depois deste ter cumprido 15 dias de suspensão, em face do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Basquetebol, por conduta incorrecta numa das partidas da fase de grupos, os pupilos de Lazare Adingono vão procurar esta noite alcançar a sua primeira vitória na fase de Qualificação rumo ao apuramento a fase final da 38 edição do BIC Basket.

Depois de ter realizado uma campanha menos conseguida durante a fase de grupos, onde ocupou o terceiro lugar, atrás do Recreativo do Libolo, vencendor da referida fase, e 1º de Agosto, segundo classificado, a equipa tricolor terá pela frente a turma da Polícia, conjunto que conseguiu de forma apertada estar entre o quinteto que vai discutir o título da edição 38 do Campeonato Nacional "bola ao cesto".

Os aspectos técnicos e tácticos, transições rápidas defesa-ataque, sem descurar o componente defensiva dominaram as últimas sessões de treinos da equipa do Eixo-viário, que procura o segundo anel consecutivo, depois de ter conquistado no ano passado a 37ª edição do BIC Basket.

A presença de Lazare Adingono vai seguramente dar maior confiança ao grupo, que recentemente perdeu a final da 32ª edição da Taça de Angola para o Recreativo do Libolo, que ergueu o seu quarto troféu da segunda maior competição do calendário da federação angolana da modalidade.

Tal como tem acontecido nas últimas partidas, Lazare Adingono vai apostar num cinco inicial constituído por dois bases. Emanuel Quezada terá a missão de conduzir as acções ofensivas dos petrolíferos da capital, auxiliado pelo internacional angolano, Domingos Bonifácio. Leonel Paulo, Reggie Moore e Jason Cain devem completar o cinco dos actuais campeões nacionais.

Apesar de possuir um plantel ligeiramente superior em relação ao Grupo Desportivo Interclube, o técnico principal do Atlético Petróleos de Luanda chamou atenção a sua rapaziada sobre a necessidade de entrarem para a quadra bastante determinados, a fim de não serem surpreendidos pelos polícias. 

Entretanto, a formação do Grupo Desportivo Interclube liderado pelo técnico português, Alberto Babo, vai seguramente tentar esta noite surpreender o Atlético Petróleos de Luanda, em pleno Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.

Clinicamente, a equipa adstrita à Polícia Nacional respira saúde, pelo que, Alberto Babo vai poder contar com todas as suas unidades para o embate de mais logo.

Gerson Domingos, base, e Paulo Márcio Barros, dois jovens que têm se destacado no plantel do Interclube na presente época desportiva, sendo por isso, candidatos a convocatória do seleccionador nacional, Carlos António Dinis, para o torneio pré-olímpico de Belgrado, Sérvia, prova selectiva aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, do ano em curso, serão mais uma vez chamados a titularidade para o prélio de mais logo.

Babo vai procurar montar uma estratégia para suplantar a equipa tricolor neste início da fase de Qualificação, que será disputado no sistema de todos contra todos a uma volta.

O equilíbrio vai seguramente marcar o prélio desta noite, onde a equipa que souber explorar convenientemente os pontos fracos do seu adversário, chamará a si a conquista dos dois pontos em disputa.

O Recreativo do Libolo, vencedor da fase do Grupo A, vai folgar pelo imperativo de calendário. Os libolenses entram para a fase de Qualificação com um ponto de bonificação.


Grupo A
Militares recebem aviadores no Victorino


Desfalcados de Mohamed Malick Cisssé, extremo, e Johne Pedro, poste, ambos por lesão, a formação do 1º de Agosto recebe hoje, no Pavilhão Victorino Cunha, a partir das 19h00, a similar do Atlético Sport Aviação (ASA), em partida que marca o encerramento da primeira jornada do Grupo A da fase de Qualificação da 38ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino (BIC Basket).

Depois de ter sido superado pelo Recreativo do Libolo na fase de grupos, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas vai tentar vergar esta noite os aviadores. A jogar em casa, os militares são seguramente favoritos à conquista dos dois pontos em disputa, a julgar pelo potencial do seu plantel, que é de longe superior ao da turma aviadora.

Com maior ou menor dificuldade, os pupilos de Ricard Casas vão seguramente superar os comandados do técnico angolano, Carlos António Dinis.

Depois de ter perdido o Campeonato Provincial, Taça Victorino Cunha, Taça dos Clube Campeões Africanos e a Taça de Angola, Ricard Casas vê-se obrigado a lutar de forma enérgica para a conquista da 38ª edição do Campeonato Nacional da "bola ao cesto".

Já os aviadores vão tentar surpreender os militares em pleno Pavilhão Victorino Cunha, apostando numa defesa organizada e num ataque eficiente.
Ainda hoje, para o Grupo B, a formação do Clube Desportivo da Marinha de Guerra recebe a partir das 16h00, no Pavilhão Victorino Cunha, o Clube Desportivo Universidade Lusíada, num prélio onde os marinheiros são claramente favoritos a conquista dos dois pontos em disputa.

Para o complemento da jornada número um do Grupo B, o Futebol Clube Vila Clotilde defronta a partir das 18h00, o Progresso Associação Sambizanga, numa partida de difícil prognóstico.

Amanhã, acontece a segunda jornada dos grupos A e B. O Recreativo do Libolo mede forças com o Grupo Desportivo Interclube, a partir das 18h00, no Pavilhão do Dream Space, em Viana, o 1º de Agosto recebe o Atlético Petróleos de Luanda, as 18h00, no Pavilhão Victorino Cunha, no destaque da ronda dois do Grupo A, ao passo que para o Grupo B, a Lusíada defronta o Progresso e o Futebol Clube Vila Clotilde enfrenta o Sporting de Benguela.
M.C