Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Petro defronta Interclube esta noite

Melo Clemente - 07 de Fevereiro, 2014

Equipa do Eixo-viário quer surpreender a turma da Polícia Nacional e manter a chama acesa na luta pelo título nacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

Com o pensamento no clássico de amanhã, frente ao arqui-rival 1º de Agosto, desafio marcado para o Pavilhão Multiusos de Luanda, o Petro de Luanda defronta esta noite, a partir das 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Interclube, em desafio referente à terceira jornada do Campeonato Nacional de basquetebol, num autêntico ensaio para o embate de amanhã.

Depois de ter escorregado na última semana diante do Recreativo do Libolo, com quem perdeu por 67-76, a equipa do Eixo-viário volta a ter mais dois jogos de elevado grau de dificuldades.O primeiro embate é já esta noite, quando se deslocar ao reduto do Interclube, conjunto que pretende aproveitar o factor casa para amealhar mais dois pontos na prova.

Lazare Adingono, camaronês ao serviço dos petrolíferos, pode utilizar a sua mais recente contratação, o norte-americano Orien Greene, extremo-base, de 31 anos de idade.

No desafio da primeira volta, disputado no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Petro de Luanda venceu o Interclube, por 79-63.Mais distanciados dos lugares cimeiros da tabela classificativa e dos seus principais concorrentes na luta pelo título (Libolo, com 20 pontos, 1º de Agosto, 19), os petrolíferos da capital, que somam agora 15 pontos, vão procurar vergar os polícias a fim de se aproximarem dos líderes.

O técnico Alberto Babo (Interclube), que viu aumentada o leque de opções com a entrada do norte-americano Ellia Clalke, vai montar uma estratégia que seja capaz de neutralizar as acções ofensivas do opositor, que em termos de valores individuais está melhor servido.

A turma da Polícia Nacional vai aproveitar o jogo colectivo para vergar a equipa do Eixo-viário que está fortemente engajada na conquista da coroa nacional, em posse do 1º de Agosto.

O equilíbrio vai seguramente prevalecer no prélio desta noite, face à qualidade dos dois plantéis. O Pavilhão 28 de Fevereiro é pequeno para acolher a grande moldura humana, ávida de testemunhar bom jogo de basquetebol.O experiente árbitro internacional Carlos Júlio chefia o trio de juízes, auxiliado por Jerson Kalufele e Mbunga Pedro, ambos de categoria nacional.

O ASA recebe hoje a partir das 15h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, a Lusíada, equipa que tem realizado uma prova bastante regular. Às 17h00, o líder Recreativo do Libolo defronta a modesta equipa do Vila Clotilde, ao passo que o Progresso do Sambizanga mede forças com o Sporting de Benguela, a partir das 19h00, no Pavilhão Anexo.

A equipa militar recebe às 18h00, no Pavilhão Victorino Cunha, o Clube Amigos de Viana, partida na qual Paulo Macedo vai aproveitar para colocar os jogadores menos utilizados, visando o clássico de amanhã, frente ao Petro de Luanda.Libolo e 1º de Agosto comandam o BAI Basket com 20 e 19 pontos


ARBITRAGEM
Pacheco apita no Multiusos de Luanda


O Conselho de Arbitragem da Federação Angolana de Basquetebol nomeou Fernando Pacheco Baganha para chefiar o trio de juízes que apita o clássico de amanhã, no Pavilhão Multiusos de Luanda, entre o 1º de Agosto e o Petro de Luanda, desafio a contar para a segunda jornada da segunda volta do BAI Basket, apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.O consagrado Baganha tem como auxiliares David Manuel, outro juiz de craveira internacional, e Deide Figueira.O clássico dos clássicos da bola ao cesto, entre militares e petrolíferos, é aguardado com enorme expectativa pelos amantes da modalidade que prometem lotar o imponente Multiusos de Luanda, uma infra-estrutura construída no âmbito da realização em Angola do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, em 2013.

Militares e petrolíferos já fizeram a indispensável adaptação ao recinto que amanhã capitaliza as atenções dos amantes da bola ao cesto.O Pavilhão Multiusos de Luanda passa a acolher doravante partidas do BAI Basket.
MELO CLEMENTE