Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Petro e Kilamba decidem ttulo

Juscelino da Silva - 04 de Maio, 2019

O Petro de Luanda e Desportivo do Kilamba decidem a partir das 10h00

Fotografia: Edies Novembro

Cai hoje o pano do torneio da abertura edição 2019. O Petro de Luanda e  Desportivo do Kilamba decidem a partir das 10h00 no campo adjacente ao eixo-viário a grande final do torneio de abertura de sub-14 masculino. Os anfitriões voltam a disputar uma final três anos depois. A estratégia da direcção do Petro de Luanda, liderada por Tomás Faria, aposta com seriedade na formação. Os resultados começam a surtir efeito.
O Petro de Luanda retirou Benjamim Avô da equipa sénior masculina para reforçar a formação do clube do eixo-viário. A jogar em casa e diante do seu público, o Petro de Luanda é favorito à conquista do torneio.
Benjamim Avô, técnico principal dos petrolíferos, tem a obrigação de ganhar a prova e devolver a mística de formação ao clube do eixo-viário. Está ciente que vai encontrar a formação do Kilamba bem estruturada na organização de jogos e na finalização. Os rapazes da nova centralidade são os campeões provinciais e nacionais.
Para chegar à final do torneio, o Kilamba deixou pelo caminho o Atlético Sport Aviação, Desportivo da Banca, Ferroviário e o 1ºde Agosto-B. Por sua vez, o Petro de Luanda despachou o Desportiva Kwanza, Interclube, Formigas do Cazenga e Vila Clotilde.
A quadra do Petro de Luanda é pequena para albergar a final entre o campeão nacional e o sétimo classificado da edição passada do "nacional". O Desportivo do Kilamba anotou 537 pontos e sofreu 152, enquanto o Petro de Luanda converteu 365 e sofreu 274. O 1ºde Agosto-B foi a que teve o pior registo. A formação do Rio Seco marcou apenas 176 e sofreu 316 pontos.
O torneio da abertura foi disputado por sete equipas, nomeadamente, Desportivo do Kilamba, Escola de Formação Desportiva do Kwanza, Interclube, Petro de Luanda, Formigas do Cazenga, Atlético Sport Aviação e Desportivo 1º de Agosto.
O torneio de abertura foi disputado no sistema de todos contra todos a uma volta e apurou os dois primeiros de cada grupo.