Petro pode abrir champanhe

Petrolíferos podem festejar hoje o título de campeões nacionais
Fotografia: José Soares | Edições Novembro
Dez anos depois, a história pode repetir-se na Cidadela Desportiva. Com novos protagonistas, a "dança do Romero" vai marcar o quarto jogo dos play off do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol. O Petro de Luanda defronta o 1º de Agosto motivado para encerrar o Unitel Basket 2018-2019, depois de três vitórias consecutivas. Em caso de vitória, vai ser a segunda vassourada dos petrolíferos aos militares, depois da de 1999 com Waldemiro Romero e Mário Palma na liderança das equipas.
O jogo, que pode servir de decisão, é disputado às 18h00 na quadra principal da Cidadela Desportiva. A turma de Lazare Adingono depende de si mesmo para voltar a erguer o troféu de campeã nacional. A última vez aconteceu em 2015.
As vitórias em casa do adversário (87-84 e 77-65) e na sua casa (74-71) impulsionam um conjunto humilhado na fase regular do Unitel Basket. Lazare Adingono e pupilos querem evitar os outros três jogos previstos. Para o jogo de hoje, a turma de eixo preparou uma "armada" que aposta no lançamento exterior e na luta de tabelas. O timoneiro sai com um cinco virado ao ataque, no qual se destacam o base Childe Ndundão, os extremos Carlos Morais e Gerson Gonçalves "Lukeny", o extremo-poste Leonel Paulo e o poste Divaldo Mbunga. No banco de suplentes, Lazaré Adingono tem o base Joaquim Pedro "Quinzinho", os extremos Benvindo Quimbamba, Rafael Silva, Olímpio Cipriano; os postes Kendal Gray, Aboubakar Gakou e Aldemiro João.
A vida não está facilitade a Paulo Macedo e pupilos. O 1º de Agosto está obrigado a vencer para manter o sonho do título e evitar a vassourada. A tarefa não é fácil, mas não é impossível. Os militares têm argumentos para estancar a "hemorragia" ofensiva dos petrolíferos e alcançar a primeira vitória dos play offs.
O 1º de Agosto preparou-se para anular os pontos fortes do Petro de Luanda. Vai sair cauteloso e jogar no erro do adversário. Os militares devem estar certeiros no jogo ofensivo e defender bem para lograr a vitória. Paulo Macedo deve sair com cinco composto pelo base Armando Costa, os extremos Emmanuel Quezada e Islando Manuel, os postes Eduardo Mingas e Felizardo Ambrósio. No banco de suplementes, estão os bases Hermenegildo Santos e Carlos Cabral, os extremos Pedro Bastos, Edson Ndoniema, Tarcio Domingos e os postes Mutau Fonseca e Andre Harris.
Em caso de vitória da equipa de Lazare Adingono, o Petro de Luanda vai conquistar o 13º título da sua história. O 1º de Agosto é o líder do ranking nacional com 18 títulos.
Sete mil bilhetes estão à venda
edição impressa
subscreverversão impressa
tempo

Max:32ºC Min:25ºC

Max:30ºC Min:25ºC
inquérito
O que acha da escolha da Selecção A?
Você e o Jornal dos desportos
Cartas dos leitores
Participe, escreva ao Jornal dos Desportos