Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Petro procura encurtar vantagem do rival

Melo Clemente - 31 de Janeiro, 2019

Emoes da bola ao cesto regressam amanh em vrias quadra da capital do pas

Fotografia: DR

A formação do Atlético Petróleos de Luanda poderá encurtar a vantagem do seu arqui-rival, 1º de Agosto, caso vença amanhã, sexta-feira, às 16h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a similar do Futebol Clube Vila Clotilde, em partida referente a quinta jornada da terceira volta da 41ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo Unitel Basket. O Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) ocupa a primeira posição da prova, com 39 pontos, contra 36, dos petrolíferos da capital, no segundo posto.
Depois de ter cilindrado o Clube de Formação Desportiva Kwanza, por expressivos 101-48, na ronda quatro, a equipa do Eixo-viário vai procurar somar mais um triunfo na competição, a fim de se manter \"colado\" aos actuais campeões nacionais, que continuam de pedra e cal na tabela classificativa da 41ª edição do Campeonato Nacional da \"bola ao cesto\".
Sem o experiente base, Domingos Bonifácio, que continua sob cuidados do departamento médico da sua colectividade, os petrolíferos da capital, que projectam igualmente a Afroleague, são apontados como favoritos à conquista dos dois pontos em disputa, a julgar pela qualidade do seu plantel.
Childe Dundão e Joaquim Pedro \"Quinzinho\" têm assumido o jogo ofensivo do Atlético Petróleos de Luanda.
O técnico camaronês, Lazare Adingono, vai apresentar amanhã, uma equipa que seja capaz de neutralizar as principais unidades do Futebol Clube Vila Clotilde, conjunto que tem efectuado jogos razoáveis frente as chamadas equipas grandes.
Sexto classificado da prova, com 27 pontos, o Vila, conjunto constituído maioritariamente por jovens jogadores, vai procurar dificultar ao máximo as pretensões dos petrolíferos da capital do país.
Entretanto, a ronda cinco, abre amanhã, às 15h00, com o Atlético Sport Aviação (ASA) a receber no Pavilhão Arena do Kilamba, a congénere do Clube de Formação Desportiva Kwanza, num prélio onde os aviadores são claramente favoritos à conquista dos dois pontos.
Carlos António Dinis, técnico principal da equipa aviadora, vai aproveitar a partida de amanhã, para colocar os atletas com menos tempo de jogo.
A Academia Helmarc, oitavo classificado do Unitel Basket, com 23 pontos, vai receber o Grupo Desportivo Interclube, terceiro colocado, com 33 pontos, no Pavilhão Arena do Kilamba, a partir das 18h30 minutos.
A formação adstrita a Polícia Nacional apresenta-se como principal favorita à conquista dos dois pontos em disputa.
Hoje, Alberto de Carvalho \"Ginguba\", técnico principal da formação da Polícia, vai efectuar a última sessão de treinos, para corrigir eventuais debilidades, antes da deslocação, amanhã, ao Pavilhão Arena do Kilamba.
Na antecipação a quinta jornada da terceira volta da 41ª edição do Unitel Basket, o 1º de Agosto, actual campeão nacional em título, derrotou o Clube Desportivo Marinha de Guerra, por 96-72, cimentando a liderança da prova, agora com 39 pontos.
Sábado, a competição prossegue com a disputa da sexta jornada, que compreende o seguinte cartaz: Petro-Helmar, às 18h30 minutos, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva; ASA-Vila, às18h00, no Pavilhão Arena do Kilamba; 1º de Agosto-Kwanza, às 18h00, no Pavilhão Victorino Cunha e Lusíada-Marinha, às 16h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva.