Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Petrolferos da capital assaltam a liderana do "Nacional"

Melo Clemente - 09 de Fevereiro, 2019

Fotografia: Dr

Aproveitando a ausência do 1º de Agosto que disputa a primeira janela da Afroliga no Cairo, Egipto, o Atlético Petróleos de Luanda venceu ontem, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a similar do Grupo Desportivo Interclube, por 101-83, em partida referente a sétima jornada da terceira volta da 41ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo Unitel Basket, e assaltou a liderança da prova, com 42 pontos, contra 41 da equipa militar.
Depois de um bom começo de partida, a formação do Grupo Desportivo Interclube não conseguiu manter o domínio que exerceu, fundamentalmente, nos primeiros oito minutos do quarto inicial, onde terminou em vantagem de dois pontos (27-25).
No segundo período, o jogo exterior do Atlético Petróleos de Luanda começou a funcionar em pleno, para a satisfação do técnico camaronês que tem já o pensamento virado para a primeira janela da Afroliga, com palco em Madagáscar.
Nesta particular, Olímpio Cipriano, que terminou a partida com 23 pontos, Benvindo Quimbamba, Gerson Gonçalves \"lukeny\" e Joaquim Pedro \"Quinzinho\" estavam entre os mais assertivos.
Ao contrário do primeiro período, onde entraram algo apáticos, fruto da postura defensiva evidenciada pela turma da Polícia, no segundo quarto a equipa do Eivo-viário entrou mais determinada e conseguiu vencer no parcial, por 26-17, o que perfez 44-51, ao cabo dos primeiros 24 minutos, à favor da equipa forasteira.
Os quartos subsequentes voltaram a ser dominados claramente pelos petrolíferos da capital que conseguiram travar a onda de maus resultados, contra a formação do Grupo Desportivo Interclube. A petrolífera venceu no parcial, por 22-19 e 28-20, respectivamente, fixando o resultado em 83-101.
O internacional angolano, Alexandre Jungo (Interclube), foi o cestinha da partida, com 24 pontos, seguido pelo outro internacional angolano, Olímpio Cirpriano (Petro), que anotou 23 pontos. \"Lukeny\" foi o rei dos ressaltos, com seis, contra cinco ressaltos de Aldemiro João, Manda João, Olímpio Cipriano e Joaquim Pedro \"Quinzinho\", todas equipa do Eixo-viário.
Nos lançamentos dos três pontos, registou-se uma igualdade a 32, 4 por cento para cada formação, ao passo que nos dois pontos o Atlético Petróleos de Luanda foi superior, com 68 por cento, contra 42,5 da equipa caseira.
Hoje, a competição proossegue com a disputa da oitava jornada que compreende o seguinte cartaz. ASA-Interclube (Arena 18h00), Lusíada-Vila (Anexo 16h00) e Marinha- Kwanza (Victorino Cunha às 15h00).

FICHA TÉCNICA

Pavilhão:28 de Fevereiro
Comissário: José Carlos
Arbitragem: António Bernardo, Francisco Tando e António Samuel
Interclube: Gerson Domingos (19), Elmer Félix (8), Ngombo Rogério (9), Jonatão Ndjungo (0), Walter Tadeu (0), Paulo Márcio Barros (2), Vladimir Pontes (0), Abdel Gomes (Cap) (2), Egídio Ventura (8), Gilson Martins (7), Godalfim Freitas (4), Alexandre Jungo (24).
Treinador: Alberto de Carvalho \"Ginguba\"

Petro: Olímpio Cirpriano (23), Childe Dundão (7), Joaquim Pedro \"Quinzinho\" (14), Erickson Silva (4), José António (5), Leonel Paulo (Cap) (12), Aboubakar Gakou (0), Hermenegildo M´bunga (5), Benvindo Quimbamba (8), Gerson Gançalves \"Lukeny\" (16), Manda João (0), Aldemiro João (7).
Marcha do marcador: 27-25, 44-51, 63-73, 83-101