Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Petrolíferos da capital superam militares

05 de Março, 2015

Os Denver Nuggets despediram o treinador Brian Shaw depois da sexta derrota consecutiva e da queda para o antepenúltimo lugar da Conferência Oeste da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), anunciou esta terça-feira a equipa. Esta época, os Nuggets so

Fotografia: Santos Pedro

Apesar de ter ocupado a segunda posição da fase regular da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, com 33 pontos, contra 35 do arqui-rival, 1º de Agosto, em primeiro lugar, a formação do Atlético Petróleos de Luanda marcou 1707 pontos, contra 1706 do Clube 1º de Agosto.

Se do ponto de vista ofensivo a equipa do Eixo-viário superou o seu arqui-rival, que anotou  1707 pontos, o que representa uma média de 94,8 por cada partida, contra 1706 pontos, que  fixou a média 94,7 por cada desafio, o mesmo já não se pode dizer em termos defensivos. A equipa militar do Rio Seco tem nesta altura a melhor defesa do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”.

Em 18 partidas, os pupilos de Paulo Macedo sofreram 1192 pontos, que  perfaz uma média de 62,7 pontos sofridos por cada desafio. Já os petrolíferos da capital, orientados pelo camaronês Lazaré Adingono, sofreram 1404 pontos, em 18 jogos, o que representa uma média de 78 pontos por cada encontro. 

Por seu lado, o Recreativo do Libolo, actual campeã nacional em título, quinto classificado do BIC Basket, com 25 pontos, menos três partidas, marcou 1358 pontos e sofreu 1229.  Para igualar os dois primeiros classificados (1º de Agosto e Petro), os libolenses têm de marcar 348 e 349 pontos respectivamente, nas três partidas que restam disputar para encerrar a fase  regular, o que representava uma média de 116 pontos por cada encontro.

O Grupo Desportivo Interclube, actual terceiro classificado, anotou 1560 pontos e sofreu 1378, que representa uma média de 86,6 e 76,5 pontos por cada partida.
M.C

DESPEDIMENTO
Shaw deixa Nuggets

Os Denver Nuggets despediram o treinador Brian Shaw depois  da sexta derrota consecutiva e da queda para o antepenúltimo lugar da Conferência Oeste da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), anunciou esta terça-feira a equipa. Esta época, os Nuggets somam 20 vitórias e 39 derrotas e estão praticamente afastados do acesso aos play-offs, repetindo a campanha da última época, em que puseram fim a uma série de nove presenças consecutivas na fase final do campeonato.

Shaw, que estava a cumprir o segundo ano em Denver, foi substituído por Melvin Hunt, que está há cinco anos na equipa, mas como treinador adjunto. A sua estreia aconteceu ontem frente aos Milwaukee Bucks.