Polícias estão em vantagem

Catorze pontos da Ana Gonçalves foram insuficientes para evitar a derrota da equipa militar
Fotografia: Paulo Mulaza | Edições Novembro
A formação do Grupo Desportivo Interclube derrotou ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, a similar do 1º de Agosto, por 53-62, na primeira partida do play-off da final da 33ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores femininos, a melhor de cinco, quando ao intervalo as polícias conservavam já uma vantagem mínima de seis pontos (31-25).
Depois de ter perdido a final da Taça de Angola à favor da arqui-rival, ontem, as pupilas de Apolinário Paquete entraram com a lição muito bem estudada, ante um 1º de Agosto que cometeu inúmeros erros, fundamentalmente, no capítulo defensivo.
As duas colectividades entraram algo nervosas na partida, mas, foi a turma adstrita a Polícia Nacional que conseguiu melhor o seu jogo ofensivo, tendo anotado 13 pontos, contra nove da equipa militar.
No segundo período, as duas equipas melhoram o seu jogo, quer ofensivo, quer defensivo, para a alegria dos poucos adeptos que se fizeram presentes ontem no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.
Apesar do equilíbrio que marcou o segundo quarto, as polícias, actuais campeãs nacionais, acabaram por vencer no parcial, por 18-16, perfazendo 31-25, ao cabo dos primeiros 20 minutos, à favor do Grupo Desportivo Interclube.
No terceiro quarto a qualidade do jogo baixou drasticamente. As militares venceram no parcial, por 13-11.
Com uma defesa organizada e um ataque eficiente, a formação da Polícia superiorizou-se no derradeiro quarto, tendo anotado 20 pontos, contra 15 do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, fixando o resultado final em 62-53.
A extremo Ana Goncalves, do 1º de Agosto, foi a melhor marcadora da partida, com 14 pontos, seguida da sua companheira Lyndra Weaver, com onze pontos. Italle Lucas e Robin Parks, estiveram em grande destaque do lado do Grupo Desportivo Interclube.
A nível dos lançamentos a longa distância, o Interclube esteve melhor conseguindo uma percebam de 28, contra 25 do 1º de Agosto. Dos 18 tentados, as polícias converteram cinco, ao passo que as militares dos 24 tentados, anotaram apenas seis.
Ngiendula Filipa, Interclube, e Alicia Devaughn, do 1º de Agosto, foram as rainhas dos ressaltos, sete ressaltos cada.
Hoje, das equipas voltam a se defrontar no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, a partir das 18h00.
Ainda ontem, para as classificativas do terceiro lugar, o Interclube de Benguela vencer a congénere de Grupo Desportivo O Maculusso, por 72-66.
As duas colectividades voltam a jogar hoje, no mesmo recinto, às 16h00, e em caso de triunfo da formação benguelense, assegura o terceiro lugar da 33ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores femininos.
D` Agosto domina
Com 12 troféus conquistados, a formação do 1º de Agosto lidera o ranking nacional, seguido pela equipa do Interclube, que, nesta altura, soma onze títulos nacionais.
edição impressa
subscreverversão impressa
tempo

Max:32ºC Min:25ºC

Max:30ºC Min:25ºC
inquérito
O que acha da escolha da Selecção A?
Você e o Jornal dos desportos
Cartas dos leitores
Participe, escreva ao Jornal dos Desportos