Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Potencial de Bruno reafirmado por "Gi"

Melo Clemente - 28 de Outubro, 2019

Poste angolano saiu lesionado no segundo triunfo da sua colectividade

Fotografia: Jornal dos Desportos

O poste angolano, Bruno Afonso David Fernando, de 21 anos de idade, dois metros e oito centímetros de altura, possui um potencial enorme e pode brilhar na temporada 2019/2020 da Liga Norte Americana de Basquetebol, a famosa NBA, ao serviço da formação do Atlanta Hawks, segundo fez saber o antigo seleccionador nacional dos hendecacampeões africanos, Manuel Silva \"Gi\".
\"Gi\", como é carinhosamente tratado nas lides da \"bola ao cesto\", mostrou-se regozijado com o feito protagonizado pelo seu antigo pupilo, quer na selecção de Sub-16, quer na selecção de Sub-18, ao tornar-se no primeiro atleta angolano a jogar na Liga Norte Americana de Basquetebol.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o antigo seleccionador nacional dos hendecacampeões africanos, reafirmou que o poste Bruno Afonso David Fernando tem tudo para brilhar ao serviço da equipa do Atlanta Hawks, dado as suas qualidades, tendo assegurado por outro lado, que o feito protagonizado pelo campeão de Sub-16 e Sub-18, respectivamente, poderá estimular outros jovens jogadores a seguirem as peugadas do antigo jogador do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto).
\"Penso que foi uma estreia a todos os títulos positiva, em função da pré-época que realizou. É natural que a ansiedade tenha se apoderado dele em algumas etapas da partida, o que é completamente normal. Portanto, creio que o Bruno Fernando mostrou nas duas partidas  que poderá brilhar ao serviço do Atlanta Hawks. Estamos todos satisfeitos pelo facto de vermos materializado o sonho dos angolanos em ver um  compatriota na melhor liga de basquetebol do mundo\", disse.
De acordo ainda com o antigo seleccionador nacional dos hendecacampeões africanos, a entrada de Bruno Afonso David Fernando pode estimular a entrada de mais jogadores angolanos na NBA.
\"Penso que já merecíamos a tempo ter um jogador angolano a militar na NBA. Somos onze vezes campeão africano e com várias participações em Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos e, sinceramente, custava-me acreditar que não tivéssemos um representante nosso na NBA, quando na verdade observamos nações com menos potencial mas os seus representantes entram com normalidade na Liga Norte Americana de Basquetebol. Creio que a entrada do Bruno vai estimular mais jovens jogadores a trabalharem para seguirem o mesmo caminho\".
O actual treinador principal do Clube Universidade Lusíada destacou ainda a forma como o atleta angolano é acarinhado pelos seus companheiros e sobretudo pela equipa técnica do Atlanta Hawks, comandada pelo jovem treinador Lloyd Pierce.
\"É extraordinário como o nosso Bruno Fernando é acarinhado pelos seus companheiros de equipa com o veterano Vince Carter s ser um dos líderes deste apoio, sem esquecer o próprio treinador. Estes apoios serão extremamente fundamentais para o sucesso do Bruno nesta equipa que é composta maioritariamente por atletas jovens\", finalizou Manuel Silva \"Gi\".
Na quinta-feira, no desafio de estreia, em 14 minutos e 25 segundos, o atleta Bruno Fernando marcou sete pontos, dos quais um triplo, teve três ressaltos defensivos e efectuou duas assistências, na vitória da sua equipa diante do Detroit Pistons, por 117-100.
A formação do Atlanta Hawks venceu na segunda jornada da Liga Norte Americana a similar do Orlando Magics, por 103-99, tendo o jovem Bruno Afonso David Fernando terminado com quatro pontos, cinco ressaltos. O jogador actuou durante oito minutos, tendo deixado a quadra devido a uma lesão.