Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pr-Seleco intensifica preparao

Melo Clemente - 11 de Julho, 2017

Seleccionador nacional trabalha apenas com dezanove atletas dos vinte e dois convocados para o Campeonato Africano das Naes

Fotografia: Paulo Mulaza | Edies Novembro

A Pré-Selecção Nacional de basquetebol em seniores maculino que projacta a sua participação na fase final do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, competção a ser coorganizado pela Tunísia e Senegal, de 8 a 16 de Setembtro do ano em curso, aumentou consideravelmente o volume de trabalhos, visando a referida prova cujo sorteio está aprazado para o dia 16 deste mês.

O grupo liderado por Manuel Silva “Gi”, seleccionador nacional dos hendecaxcampeões africanos, realiza hoje, terça-feira (9h00), no Pavilhão Arena do Kilamaba, apenas uma sessão de treinos, depois de ter trabalhado ontem em regime bidiário.

As duas primeiras semanas de preparação do combinado nacional ficaram maracadas pelo aprimoramento da condição física dos pré-convocados, sem descurar a componente técnica e táctica. Amanhã, quarta-feira, o cinco nacional volta a trablhar em regime bidiário, ainda  com o grupo incompleto.

O extremo poste, Bruno Fernando, atleta que milita no IMG Academy dos Estados Unidos da América deve desembarcar nos próximos dias à capital do país, Luanda, a fim de integrar os trabalhos da Pré-Selecção Nacional, depois de ter falhado à fase final do Campeonato do Mundo de Sub-19, competição que encerrou domingo, com a consagração do Canadá, que eliminou nas meias-finais a forte selecção dos Estados Unidos da América, a quem venceu por 99-87, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.

Já Sílvio Sousa, melhor ressaltador da 13ª edição do Campeonato do Mundo de Sub-19, competição que decorreu no Cairo, capital política do Egipto, deve juntar-se ao grupo no velho continente, mas concretamente, em Espanha, local onde em princípio será realizado o estaágio pré-competitivo, visando à fase final do Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto” (Afrobasket).

Sílvio Sousa que anotou 27 pontos, na vitória do cinco nacional sobre a Coreia do Sul, para a atribuição do décimo terceiro lugar, obteve uma média de 17,3 ressaltos por cada desafio.

O internacional angolano conseguiu 92 ressaltos, sendo 23 ofensivos e 69 desensivos, em nove sete partidas disputadas durante à fase final do Campeonato do Mundo. Entretanto, Valdir Manuel, atleta que milita igualmente  nuam das universidaes dos Estados Unidos da América, continua afastado do grupo devido a uma lesão.

Dos 22 atletas convocados para o Campeonato Africano das Nações de 2017, apenas 19 estão às ordens do seleccionador nacional, nomeadamente, Aramando Costa, Gerson Domingos, Heremenegildo Santos, Roberto Fortes, Pedro Bastos, Carlos Morais, Leandro da Conceição, Gerson Gonçalves, Edson Ndoniema, Olímpio Cipriano, Alexandre Jungo, Leonel Paulo, Reggie Moore, Felizardo Ambrósio “Miller”, Vadelício Joaquim, Yanick Moreira, Teotónio Dó e Eduardo Mingas.


Preparação
“Operação” Bamako 2017 está na forja


A Pré-Selecção Nacional de basquetebol sénior feminina convocada sábado, visando a sua participação na fase final do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, prova a decorrer em Bamako, capital maliana, de 18 a 27 de Agosto próximo, realiza hoje, terça-feira, às 13h00, no Pavilhão Arena do Kilamba, a segunda sessão de treinos da semana.

Depois do anuncio da convocatória, o seleccionador nacional, Jaime Covilhã, começou a partir de ontem, a projectar a fase final do Campeonato Africano das Nações, onde a meta passa pela reconquista do título perdido em 2015, à favor do Senegal.

Com apenas as atletas que militam no país, o seleccionador nacional deu início ontem, aos trabalhos de preperação, visando a referida competição. Para esta campanha, Jaime Covilhã convocou 16 atletas.

A formação do Clube Central das Forças Angolanas foi o grémio que mais atletas forneceu o maior número de atletas, num total de sete, seguido do Grupo Desportivo Interclube, actual campeã nacional em título, com apenas quatro jogadoras.

Entretanto, as atletas que militam no extreior do país, designadamente, Artemis Afonso, do Quinta Lombos de Portugal, Rudiane Afonso, do ADBA de Espanha, Whitney Miguel, do Roanne de França, e Clarisse Mpaka, do Us La Glacerie de França.

A Selecção Nacional vai disputar à fase preliminar do Campeonato Africano das Nações inserida no Grupo A, juntamente com as selecções dos Camarões, adversária de estreia no dia 18 de Agosto, Mali, Costa do Marfim, Tunísia, sendo que a sexta selecção será conheciada nos próximos tempos, como resultante do Will Card (convite) , a ser dado pela Fiba-Afrique.

No Grupo B, estão as seleções do Senegal, actual campeã africana em título, Guiné, Moçambique, Nigéria, Egipto e República Democrática do Congo.

Eis a lista completa das pré-convocadas: Fineza Eusébio, Rosa Gala, Elizabeth Mateus, Cristina Matiquite, Ana Gonçalves e Luisa Tomás, todos do 1º de Agosto, Felizarda Jorge, Italee Lucas, Joana Antónia e Ngiendula Filipe, Grupo Desportivo Interclube, Jéssica Malagi, Interclube de Benguela, Artemis Afonso, Quinta Lombos, Rudiane Afonso, ADBA Espanha, Whitney Miguel, Roanne, Clarisse Mpaka, Us La Glacerie.                                                   
  M.C


NBA
Markelle Fultz falha
Summer League 2017


Primeira escolha do draft da NBA, Markelle Fultz torceu o tornozelo na última noite e não joga mais a Summer League. Exames realizados neste domingo (9), no entanto, tranquilizam o base do Philadelphia 76ers quanto à extensão da lesão: ele deve ficar cerca de duas semanas longe dos treinos.

\"Feliz por estar vivo nesse momento. Meu pé não quebrou, nada disso. Então estou bem, estou caminhando por aí, sentindo-me bem\"”, garante Fultz, que bateu bola timidamente no treinamento dos 76ers horas após o entorse.

Jogador mais badalado do draft, Fultz vinha sendo o destaque dos 76ers na Summer League, chegando a anotar 23 pontos em 26 minutos contra o Utah Jazz. No confronto com o Golden State Warriors, ele precisou da ajuda de dois companheiros para ir aos balneários.

A lesão, ainda que leve, assusta os adeptos do Philadelphia. Nos últimos anos a franquia tem sofrido com lesões do poste Joel Embiid e da escolha nº 1 do draft do ano passado, Ben Simmons.

NOWITZKI RENOVA
COM OS MAVERICKS

O extremo poste alemão Dirk Nowitzki renovou o seu contrato com o Dallas Mavericks e jogará a sua 20ª temporada da NBA a partir de Outubro próximo.