Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pr-seleco nacional em dia de trabalho

Melo Clemente - 28 de Maio, 2018

Os hendecacampees africanos lideram o Grupo C,

Fotografia: JOS COLA| Edies Novembro

A Pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculino, concentram-se hoje a partir das 10h00 no Pavilhão Arena do Kilamba, para dar início aos trabalhos de preparação com vista à terceira janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo da China, em 2019, com sede no Egipto.
Sob comando de José Carlos Guimarães, um dos adjuntos do técnico norte-amaricano Will Voigt, os 12 atletas convocados nesta primeira fase para a \"operação\" Egipto, tomam contacto com o plano de preparação do cinco nacional.
A lista de convocados passa a estar completa após o termo da 40ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo Unitel Basket.
O combinado nacional vai efectuar um estágio pré-competitivo na Turquia, antes de rumar para o Egipto, segundo fez saber Hélder Martins da Cruz \"Maneda\", homem forte da Federação Angolana de Basquetebol, durante a conferência de imprensa realizada na terça-feira, que serviu de apresentação dos novos adjuntos do técnico Will Voigt.
De acordo com aquele responsável, a sua direcção mantém vários contactos para angariar fundos com o fim de proporcionar as melhores condições de trabalho à equipa técnica e aos jogadores.
Os hendecacampeões africanos lideram o Grupo C, de qualificação para a zona africana, do mundial da China em 2019, com seis pontos, seguidos do Egipto, Marrocos e República Democrática do Congo, com cinco, quatro e três pontos, respectivamente.
Senegal e Moçambique partilham o Grupo D, ambos com cinco pontos, seguidos da República Centro Africana e da Costa do Marfim com quatro pontos cada. Tunísia, actual campeã africana comanda o Grupo A com seis pontos, ao passo que os Camarões, Chad e Guiné têm cinco, quatro e três pontos, respectivamente.
A selecção da Nigéria lidera o Grupo B com seis pontos, seguidos da Uganda, Mali e Rwanda, todos com quatro pontos cada.
Lista completa dos pré-convocados: Gerson Domingos, Ngombo Rogério, Egídio Ventura e Alexandre Junto ( Grupo Desportivo Interclube) , Pedro Bastos, Benvindo Quimbamba e Hermenegildo Mbunga (Sport Libolo e Benfica), Elmer Félix e Aldelmiro João, ambos do Atlético Sport Aviação (ASA), Jilson Bango e Geraldo Santos (Grupo Desportivo Marinha de Guerra) e Yanick Moreira, do Parma Basket da Rússia.