Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pr-Seleco observa vdeos

Melo Clemente - 21 de Junho, 2017

Hendecacampees africanos realizam esta manh a quarta sesso de treinos da semana no Pavilho Arena do Kilamba

Fotografia: Paulo Mulaza/ Edies Novembro

Observação de vídeos das partidas da fase final da 28ª edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket/2015, competição disputa na Tunísia, bem como algumas sessões ligeiras de treinos, estão a dominar a primeira semana de preparação da Pré-Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculino, que projecta a sua participação no africano da categoria, prova marcada para o mês de Setembro do ano em curso, em país a indicar pela Fiba-Afrique.

Para a primeira semana de trabalho, jogadores e equipa técnica vão dar maior primazia ao visionamento dos vídeos da última edição do africano, prova vencida pela selecção da Nigéria, que bateu na final a congénere de Angola, por 65-74, de acordo com o seleccionador nacional.

"Olha esta semana vamos dar primazia ao visionamento de vídeos em relação aquilo que foi a nossa participação no último campeonato africano das nações, prova disputada na Tunísia, portanto, ver alguns aspectos daquilo que foi a nossa prestação, vamos fazer também um trabalho muito curto daquilo que é em termos de lançamentos para começar a activar os atletas, porque alguns deles de certeza não fizeram absolutamente nada, outros dizem que sim, mas nós queremos testar, fazer uma espécie de transitório durante esta primeira semana".

O combinado nacional que vai em busca do décimo segundo título africano,
depois das conquistas de 1989, 1991, 1993, 1995, 1999, 2001, 2003, 2005, 2007, 2009 e 2013, começará a receber as cargas físicas a partir da próxima semana, segundo fez saber o seleccionador nacional, Manuel da Silva "Gi".

"A partir da próxima semana, vamos começar a dar maior primazia aos aspectos físicos dos integrantes da pré-selecção nacional, porque é extremamente importante a selecção estar fisicamente bem preparada”.

Entretanto, o extremo base, Olímpio Cipriano, MVP (Jogador Mais Valioso) da 39ª do BIC Basket, continua ausente dos trabalhos da Pré-Selecção Nacional que ontem cumpriu a sua terceira sessão de treinos. O também melhor triplista do recém terminado BIC Basket havia solicitado dispensa no primeiro dia de trabalho para resolver assuntos familiares.

Hoje, quinta-feira, os hendecacampeões africanos efectuam hoje, no Pavilhão Arena do Kilamba, a quarta sessão de treinos.
Dos 22 atletas convocados para o Afrobasket/2017, o seleccionador nacional trabalha apenas com 14 jogadores, nomeadamente, Milton Barros, capitão, Leonel Paulo, sub-capitão, Gerson Gonçalves "Lukeny", Alexandre Jungo, Felizardo Ambrósio "Miller", Gerson Domingos, Edson Ndoniema, Teotónio Dó, Hermenegildo Santos, Leandro da Conceição, Reggie Moore, Eduardo Mingas, Pedro Bastos e Roberto Fortes. Os atletas Armando Costa, base, Carlos Morais, extremo base, e Valdelício Joaquim, extremo poste, que se encontram em gozo de férias em Portugal devem juntar-se ao grupo nos próximos dias.

O mesmo se poderá dizer de Sílvio Sousa e Valdir Manuel, dois atletas que estão serviço da Pré-Selecção Nacional de Sub-19. Yanick Moreira continua igualmente ausente.

PREPARAÇÃO
Selecção defronta hoje o Interclube


A Pré-Selecção Nacional de basquetebol masculino de sub-19 volta a medir forças hoje, a partir das 16h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, a formação do Grupo Desportivo Interclube, no quinto jogo de controlo, visando a sua participação na fase final do Campeonato do Mundo da categoria, prova a decorrer de 01 a 9 de Julho próximo na cidade de Cairo, capital política do Egipto.
Depois de ter vencido o combinado nacional, por 57-51, a equipa adstrita a Polícia Nacional volta a testar hoje, a partir das 16h00, as potencialidades do cinco nacional que está na sua recta final de preparação no país, antes de rumar directamente para o palco da competição, gorada que foi a pretensão do seleccionador nacional, Raul Fragoso Ferreira Duarte, de realizar um estágio pré-competitivo no Reino de Espanha.

A falta de eficácia tem sido um dos aspectos que mais tem preocupado o técnico angolano que vai conduzir os destinos do cinco nacional, durante à fase final do Campeonato do Mundo.

O técnico tem aproveitado os jogos de controlo para suprir a lacuna da sua rapaziada. A escolha dos 12 deve acontecer entre segunda-feira ou terça-feira, segundo apurou o Jornal dos Desportos de uma fonte próxima do técnico Raul Fragoso Ferreira Duarte.
O cinco nacional começou por perder diante do Misto de Jogadores do Kilamba, por 64-71, somando posteriormente mais dois desaires, frente ao Grupo Desportivo Marinha de Guerra e Grupo Desportivo Interclube, por 62-74 e 51-57, respectivamente.

Ontem, a Pré-Selecção Nacional surpreendeu o Atlético Sport Aviação (ASA), ao derrota-lo, por 58-45, quando ao intervalo vencia já por uma margem confortável de 21 pontos de diferença (37-16).

A Pré-Selecção Nacional venceu no primeiro quarto, por 20-12. No segundo período, os pupilos de Raul Fragoso Ferreira Duarte conseguiram um parcial de 17-4, perfazendo 37-16 ao intervalo maior, a favor do combinado nacional.
No terceiro quarto, o cinco nacional venceu por 14-9, tendo perdido o derradeiro período, por expressivos 20-7.
O extremo posto, Sílvio Sousa, foi o cestinha da partida, com 14 pontos, seguido pelo seu companheiro de equipa Rifem Miguel, com nove. 
M.C