Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pr-Seleco para Copa do Mundo anunciada em Julho

Melo Clemento - 27 de Junho, 2019

Os hendecacampees africanos vo disputar o segundo torneio internacional na Coreia do Sul.

Fotografia: Edies Novembro

O seleccionador nacional dos hendecacampeões africanos, o norte-americano, Will Voigt, vai anunciar a 01 de Julho próximo, a lista dos pré-convocados, visando a disputa a 18ª edição da Copa do Mundo de basquetebol em seniores masculinos, prova a decorrer de 31 de Agosto a 15 de Setembro do ano em curso, na República Popular da China, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto de uma fonte federativa.
Para a aludida competição que vai contar com a participação de 32 nações, contra 24 da edições anteriores, o combinado nacional tem já assegurado dois torneios internacionais, que servirão de antecâmara, para a Copa do Mundo, que pela terceira vez regressa ao continente asiático. Filipinas e Japão são até aqui os dois países da Ásia que já tiveram o privilegio de acolher o magno evento.
O primeiro torneio internacional acontece na República Popular da China, local onde estão igualmente agendados alguns jogos amistosos com selecções a designar nos próximos tempos. Os hendecacampeões africanos vão disputar o segundo torneio internacional na Coreia do Sul.
Will Voigt esteve recentemente na capital angolana, Luanda, onde testemunhou a final da AfroLiga, competição vencida pelo Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), tendo sido um dos prelectores da acção formativa que decorreu à margem da aludida competição.
Angola figura no Grupo D, ao lado das similares da Itália, Sérvia e Filipinas. Os hendecacampeões africanos vão disputar a fase preliminar na cidade de Foshan. O Grupo A, com sede em Beijing, é constituído pela República Popular da China, país anfitrião, Costa do Marfim, outro representante do continente africano, Venezuela e Polónia.
A cidade de Wuhan vai albergar as partidas do Grupo B, formada pelas selecções da Rússia, Argentina, Coreia e Nigéria, outro embaixador africano. As selecções de Espanha, Irão, Porto Rico e Tunísia, actual campeã africano do continente berço da humanidade, fazem parte do Grupo C, com palco em Guanghou.
Shangai vai albergar os jogos do Grupo E, constituído pela Turquia, Estados Unidos da América, actual campeã mundial, Japão e República Checa. Grécia, Nova Zelândia, Brasil e Motenegro fazem parte do Grupo F, com sede em Nanjing.
Alemanha, França, República Dominicana e Jordânia vão disputar a 18ª edição da Copa do Mundo inseridas no Grupo G, com sede em Shenzhen. Canadá, Senegal, outro embaixador africano, Lituânia e Austrália fazem parte do Grupo H, e terá como palco a cidade de Dongguan.