Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pr-Seleco ambientada ao clima de Kunshan

Melo Clemente - 27 de Julho, 2017

Hendecacampees esto com olhos postos no ttulo africano

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Pré-Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina está ambientada com o clima de Kunshan, cidade chinesa que a partir de sábado dia 29, até 5 de Agosto, vai acolher o torneio internacional da modalidade, prova enquadrada no âmbito da sua  preparação, visando à disputa da fase final da 29ª edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, competição a ser co-organizada pela Tunísia e Senegal, de 8 a 16 de Setembro.

Os hendecacampeões africanos  que chegaram ontem a Kunshan, depois da escala no Dubai, onde pernoitaram na terça-feira, saídos de Luanda, reconhecem hoje o palco que vai acolher o torneio internacional.

Para além do país anfitrião, a prova conta ainda com a presença da Lituânia e da Nova Zelândia. O seleccionador nacional, Manuel Silva \"Gi\", vai aproveitar os dois dias que restam para o arranque da competição, para aprimorar os aspectos técnicos e tácticos da  rapaziada.

No país asiático, o cinco nacional vai realizar dez a 11 jogos de controlo,  sendo seis no torneio internacional e mais quatro ou cinco jogos com equipas locais da primeira liga chinesa, segundo fez saber Manuel Silva \"Gi\", momentos antes de seguir viagem para a República Popular da China.

\"O torneio internacional vai ser disputado em duas cidades da China. Na primeira fase, vamos fazer três jogos, e quando mudarmos para outra cidade, iremos fazer o mesmo número de jogos. Antes de regressar para o país vamos realizar mais quatro a cinco jogos de controlo, com equipas da primeira liga chinesa. Portanto, vamos aproveitar todos estes jogos, para dotar a equipa de mais ritmo competitivo, porque queremos aparecer em grande na fase final do Afrobasket, prova a ser co -organizada pela Tunísia e Senegal\".

BRUNO FERNANDO
CHEGA AMANHÃ

O extremo poste, Bruno Fernando, atleta que milita no IMG Academy dos Estados Unidos da América, deve juntar-se amanhã, sexta-feira, ao grupo, terminado que está a primeira fase dos exames escolares.

Bruno Fernando, campeão africano de Sub-16 e Sub-18, vai cumprir toda a  etapa do estágio pré-competitivo na República Popular da China, regressa posteriormente para os Estados Unidos da América para a  conclusão dos exames.

Para a \"operação\" República Popular da China, o seleccionador nacional levou 14 atletas. Trata-se de Armando Costa, Heremenegildo Santos, Roberto Fortes, Carlos Morais, Leandro da Conceição, Gerson Gonçalves \"Lukeny\",  Olímpio Cipriano, Leonel Paulo, Reggie Moore, Felizardo Ambrósio \"Miller\", Yanick Moreira, Milton Barros, Sílvio Sousa e Eduardo Mingas.

Angola está inserido no Grupo B, da fase final do Afrobasket 2017, ao lado da República Centro Africana, Marrocos e Uganda, respectivamente.  A Nigéria, campeã africana em título, lidera o Grupo A, juntamente com as selecções da República Democrática do Congo, Mali e Costa do Marfim, ao passo que a Tunísia, figura no Grupo C, juntamente com a Guiné, Rwanda e Camarões. Para o Grupo D, estão as selecções do Senegal, Moçambique, Egipto e África do Sul.