Presidente de direcção tem carta branca para sair da Federação

Hélder Cruz apresenta a carta de demissão esta semana
Fotografia: Jose Cola
O associados da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) depreciam a dramatização da possível demissão do presidente de direcção da instituição, Hélder Cruz \"Maneda\", que prometeu apresentar o pedido à Mesa da Assembleia Geral no decorrer da presente semana.
A manifestação das associações provinciais foi feita no final da reunião magna realizada sábado último, na Galeria dos Desportos, em Luanda.A pretensão de Hélder Cruz \"Maneda\" divide os associados. Há quem defende a permanência do gestor da FAB até a realização da Assembleia Geral extraordinária que vai apreciar e aprovar os relatórios de contas e de actividades de 2017/2018 no próximo mês de Maio.
No último conclave, o presidente de direcção não apresentou os documentos para a apreciação dos associados.Em declarações à imprensa, o demissionário presidente de Mesa da Assembleia Geral, Agostinho Matamba, disse que \"a renúncia é um acto voluntário e de iniciativa do interessado que deve oficializá-lo e esperar pelo pronunciamento dos filiados\".
O médico espera pela comunicação oficial do dirigente para a decisão definitiva dos associados.Os representantes das associações provinciais, clubes e convidados ao conclave reconheceram o mau momento e as dificuldades administrativas e financeiras que afectam o desempenho da Federação Angolana de basquetebol. Artur Barros, vice-presidente para o basquetebol do Petro de Luanda, assegurou que a Assembleia Geral ordinária não trouxe nada de novo. O conclave \"mais parecia um encontro\".\"Fomos convidados para falar e apreciar os relatórios de contas e de actividades da Federação Angolana de Basquetebol. Infelizmente, não nos foi dado os relatórios.
Assim sendo, não tínhamos matéria para falar sobre esse acto\", disse.Artur Barros sustentou que \"o único ponto assente foi mesmo o abandono do cargo de presidente de direcção da FAB\".\"Não vimos a objecção nenhuma. Ficou a recomendação de que só sai da FAB, depois de apresentar os relatórios de contas e de actividades\", disse.Despido da qualidade de vice-presidente do Petro de Luanda, Artur Barros foi peremptório na sua posição.\"Agora, falo como cidadão. Se o presidente Maneda quiser sair, que saia e deixa de chantagear o basquetebol nacional.
Vimos aqui um exercício de chantagem. O basquetebol não nasceu hoje e nem ontem. Não vai morrer, porque saiu um elemento que não trouxe nada de novo.
Pelo contrário!\", rematou.O presidente da Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol, Anselmo Monteiro, referiu que o país está num momento crítico, principalmente, pela possibilidade de renúncia do presidente da FAB, Hélder Cruz “Maneda”. A situação espelha o \"ruir do grande império” de triunfos e alegrias do país.“Devemos lutar e encontrar os mecanismos e as formas de coesão na resolução dos problemas do basquetebol”, disse.Para o antigo presidente da FAB, Pires Ferreira, os dirigentes devem primar por uma postura, trabalho de estabilidade e resgate da mística conquistada com o sacrifício de toda sociedade.
Os representantes das associações do Namibe e do Huambo, Herberth Rafael e Domingos Malaquias, advogam o diálogo, a união e a contribuição dos agentes na resolução dos problemas que afectam o basquetebol nacional. Com a presença das associações e de clubes da Huila, Namibe, Huambo, Bié, Benguela e Cuanza Sul, a Assembleia Geral ficou marcada pelas ausências da Associação de Luanda e dos representantes do Progresso Sambizanga, Interclube, Ferroviário de Luanda, Marinha de Guerra, Desportivo da Banca e Atlético Sport Aviação.
O Jornal dos Desportos apurou que seis membros de direcção da FAB já remeteram ao presidente Maneda os pedidos de demissão. Hélder Cruz foi eleito presidente da FAB para o quadriénio 2016/2020 em substituição de Paulo Madeira.
Kendall Gray desembarca esta semana
Unitel Basket
edição impressa
subscreverversão impressa
tempo

Max:32ºC Min:25ºC

Max:30ºC Min:25ºC
inquérito
O que acha da escolha da Selecção A?
Você e o Jornal dos desportos
Cartas dos leitores
Participe, escreva ao Jornal dos Desportos