Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Progresso trabalha "amputado"

27 de Dezembro, 2016

Alberto de Carvalho “Guinguba” quer melhorar a prestação nas últimas duas edições do Campeonato Nacional de basquetebol

Fotografia: Jornal dos Desportos

Em plena semana natalícia, a formação do Progresso Associação do Sambizanga continua a trabalhar com o grupo reduzido, para a disputa da 39ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BIC Basket, prova que reata a 6 de Janeiro de 2017.

A competição que foi suspensa devido à disputa no país do Campeonato Africano da Nações de Andebol sénior feminino, assim como os VII Jogos da Comunidade dos Países de Desenvolvimento da África Austral (SADC), regressa às quadras na primeira quinzena de Janeiro, com o envolvimento das nove equipas inscritas, nomeadamente, 1º de Agosto, campeão nacional em título, Recreativo do Libolo, vice-campeão, Atlético Petróleos de Luanda, Grupo Desportivo Interclube, Atlético Sport Aviação (ASA), Futebol Clube Vila Clotilde, Progresso Associação do Sambizanga, Clube Desportivo Marinha de Guerra e Clube Universidade Lusíada.

Ontem, os pupilos de Alberto de Carvalho "Ginguba", antigo seleccionador nacional dos hendecacampeões africanos, regressaram aos trabalhos depois da pausa natalícia. O grupo fica completo  a partir do dia 2 de Janeiro, segundo fez saber o novo comandante dos sambizangas.

"Nesta altura, estamos a trabalhar com o grupo incompleto, porque alguns atletas que não residem em Luanda foram dispensados para festejaram a quadra festiva junto das suas famílias. A partir do dia 2 de Janeiro o grupo vai estar completo e apto para disputar a prova", asseverou Alberto de Carvalho "Ginguba", técnico que regressa ao BIC Basket, depois de ter orientado o Atlético Petróleos de Luanda e Grupo Desportivo Interclube.

O novo timoneiro do Progresso Associação do Sambizanga reiterou a intenção de lutar pela melhoria da classificação da edição passada. "A equipa teve de disputar o apuramento à primeira divisão, e sinceramente, nós não queremos repetir o histórico dos últimos dois anos. Portanto, vamos trabalhar no sentido de melhorar a classificação dos últimos dois anos, ou seja, temos de trabalhar para nos mantermos na primeira divisão", asseverou Alberto de Carvalho "Ginguba".

Entretanto, a 39ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol,  seniores masculino, conta  com a presença das equipas do 1º de Agosto e Recreativo do Libolo, conjuntos que estavam envolvidos na fase final da 31ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africano da modalidade, prova disputada no Cairo.

A formação do Recreativo do Libolo quedou-se na segunda posição, depois de perder a final, diante do Al Ahly do Egipto, por 66-68, ao passo que o Clube Central das Forças Armadas Angolanas não foi para além do modesto oitavo lugar, num universo de dez participantes.

NBA
Cavs vencem
Gonden Warriors


Cleveland Cavaliers e Gonden State Warriors reeditaram a final da última temporada na Quicken Loans Arena,  presentearam os fãs de basquetebol de todo o mundo com uma grande partida no domingo de Natal, em que LeBron James e companhia voltaram a vencer de virada, em casa, desta vez por 109-108.

Assim como a decisão de Junho deste ano, os Cavs mais uma vez levaram à melhor depois de estarem em desvantagem. Seis meses atrás, os Warriors abriram 3 - 1 na série e estiveram à frente no jogo sete, mas sofreram a derrota. No domingo, o roteiro foi parecido, com a diferença de que nesta oportunidade a equipa visitante  manteve-se a liderar o placar o tempo inteiro, tornou a virada ainda mais emocionante.

A vantagem a favor de Golden State era de dois pontos, no final do primeiro quarto e de três, no intervalo. No começo do último período, o marcador chegou a apontar 94-80 para os Warriors. Os Cavs reagiram e empataram a 103, a 2min18s do fim. Curry acertou um arremesso de três a pouco mais de um minuto do término da partida, fez 108-105 para Golden State, e fez pose de quem decidiu. Faltou, porém, combinar com Kyrie Irving, que marcou quatro pontos em sequência e decidiu para a equipa anfitriã.

Irving foi o segundo melhor marcador do actual campeão, com 25 pontos, seis a menos que LeBron, que ainda pegou 13 ressaltos. No adversário, Curry marcou apenas 15 pontos. O destaque foi Kevin Durant, cestinha do jogo, com 36 pontos. Os Cavs (23-6) conseguiram a quinta vitória consecutiva e seguem firme na liderança da Conferência Leste. Os Warriors (27-5) viram ser quebrada uma sequência de sete triunfos, mas  mantêm-se na liderança da Conferência Oeste.

Entretanto, o Los Angeles Lakers venceu na noite de domingo, o Los Angeles Clippers em partida da tradicional noite de Natal, da NBA. O extremo base Nick Young e o poste russo Timofey Mozgov, com 19 pontos, foram os cestinhas dos Lakers, que ganharam pela primeira vez no Staples Center - campo que compartilham - dos Clippers desde a noite de abertura da temporada do 2013-2014.

A sequência de 11 derrotas, o empate  maior que os Lakers tiveram contra qualquer outra equipa da NBA ,desde que mudaram a sede para Los Angeles há 50 anos. Enquanto isso, a sequência de vitórias dos Clippers era também a maior que tinham contra qualquer outra equipa da NBA.

O brasileiro Marcelinho Huertas não entrou em quadra pelos Lakers, por decisão do treinador Luke Walton. Os extremos bases J.J.Redick e Jamal Crawford marcaram 22 pontos cada um e comandaram o ataque dos Clippers.
A formação dos Clippers continua com um percurso notável.