Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Quadro das equipas est completo

Antnio Ferreira - 09 de Novembro, 2019

Fotografia: Edies Novembro

 O quadro de equipas à segunda fase da Liga Africana de Basquetebol (BAL), edição 2020, também denominada de “Elite 16”, está completo com a outorga dos quatro “wild card” as formações ASB Mazembe (República Democrática do Congo), Al Naser (Líbia), Cobra Sports (Sudão do Sul) e JKT (Tanzânia). A fase intermédia será disputada nas cidades de Yaoundé (Camarões) e Kigali (Rwanda).
De acordo com a FIBA África, Yaoundé será o cenário do Grupo G da Divisão Oeste, enquanto a capital do Ruanda, Kigali, alberga o Grupo H da Divisão Leste. O Grupo G disputar-se-á de 26 de Novembro a 1 de Dezembro, enquanto o Grupo H está agendado para o período de 17 a 22 de Dezembro.
Cada Divisão será composta por oito equipas, que serão divididas em dois grupos de quatro, cada uma, respectivamente, jogando no sistema “round-robin”, ou seja, todos contra todos numa volta única, apurando-se as duas primeiras para as meias-finais.
ASB Mazembe (República Democrática do Congo) e Al Naser (Líbia) juntam-se no Grupo G as Forces Armeés Police de Yaoundé (FAP), o Abidjan Basketball Club da Costa do Marfim, AS Police(Mali), AS Nigelec (Níger), GSP da Argélia e Manga Sport do Gabão, designadamente.
O Cobra (Sudão do Sul) e JKT (Tanzânia) estão no Grupo H, ao lado dos Patriots (Rwanda), City Oilers (Uganda), Ferroviário de Maputo (Moçambique), GNBC (Madagáscar), Autoridade Portuária (Quénia) e Universidade Pacers (Zâmbia).
Por outro lado, as três primeiras classificadas das meias-finais qualificam-se para a temporada regular da Liga Africana de Basquetebol, com início em Março 2020.
A estas juntar-se-ão os campeões de Angola, Egipto, Marrocos, Nigéria, Senegal e Tunísia para completar a grelha da temporada regular da Liga Africana de Basquetebol (BAL) 2020, com 12 equipas.
Essas seis equipas - a “Super 6” - serão envolvidas em um torneio no sistema “round-robin” - todos contra todos -, para determinar as quatro que participarão do “BAL Final Four” e da “BAL Final”, em Kigali, no final da primavera de 2020.
A Liga Africana de Basquetebol (BAL) que começa em Março de 2020, com as 12 equipas divididas duas conferências.
Sete cidades africanas estão entre as eleitas, designadamente Cairo (Egipto), Dakar (Senegal), Lagos (Nigéria), Luanda (Angola), Rabat (Marrocos) e Monastir ou Tunis (Tunísia). Kigali (Rwanda) para sediarem o primeiro “BAL Final Four” e a “BAL Final”. Na temporada regular, as 12 equipas disputam cinco jogos cada, num total de 30, com as três principais de cada conferência qualificando-se para os “play-off”.