Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Quicuami e Adilson dispensados

Juscelino da Silva - 09 de Julho, 2018

Adilson Ramos e Sebastio Quicuami no convenceram a equipa de Paulo Macedo.

Fotografia: SANTOS PEDRO| EDIES NOVEMBRO

O extremo-poste Sebastião Quicuami, de 30 anos de idade, 1,95 metros, 95kg, e o extremo Adilson Ramos, de 28 anos de idade, 1,88 metros e 80kg, são as novidades da lista de dispensa do 1º de Agosto. Os dois basquetebolistas terminaram os contratos e não entram para as contas do treinador principal Paulo Macedo para época desportiva 2018/2019.
Na época 2016/2017, Adilson Ramos e Sebastião Quicuami representaram o Atlético Sport Aviação. Na última edição do campeonato, o primeiro participou apenas de três jogos e o segundo entrou poucas vezes na quadra com as cores da equipa militar. Os atletas não encontraram espaços para se impor no plantel às ordens de Paulo Macedo.
Para reduzir os custos com os salários, a direcção de Carlos Hendrick decidiu dispensar os jovens atletas. O destino de Adilson Ramos e Sebastião Quicuami pode ser o Sport Libolo e Benfica.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o director para o basquetebol do 1º de Agosto, Kikas Gomes, assegurou que o clube vai manter 90 por cento da base de jogadores que ganhou a Taça de Angola e o Unitel Basket 2017-2018. \"Vamos manter o nosso grupo de trabalho, desde a equipa técnica e jogadores. É evidente que um ou outro atleta deixe o clube por opção técnica. É normal a situação. A vida do desportista é mesmo assim\", disse.
Para Kikas Gomes, o 1º de Agosto está \"bem servido em todas as opções\".
\"Se houver a necessidade de reforçarmos a equipa, a direcção do clube vai fazê-lo\", garantiu.
O Jornal dos Desportos apurou que o 1º de Agosto está à procura de um atleta estrangeiro para fechar a segunda vaga disponível. A primeira está ocupada por Emmanuel Quezada, base de nacionalidade norte-americana.
O 1º de Agosto assegurou as permanências dos atletas Carlos Cabral, Mohamed Malick Cisse, Edson Ndoniema, Armando Costa, Jone Pedro, Mutau Fonseca, Emmanuel Quezada, Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Eduardo Mingas e Leandro Jacques da Conceição.
O filho de Jean Jacques da Conceição (Leandro) está a negociar a continuidade no clube militar, uma vez que o seu contrato terminou. O 1º de Agosto vai ascender ao escalão sénior três atletas juniores formados na escola local.
O Unitel Basket 2018-2019 tem o início previsto para o mês de Novembro.

CAMPEONATO
Núcleo de Benguela
ganha ao d\'Agosto-B

O Núcleo do Interclube de Benguela visitou e derrotou  na sexta-feira, no pavilhão Victorino Cunha, casa das militares, o 1º de Agosto-B por  59-57, em partida a contar para a sétima jornada da segunda volta do campeonato nacional sénior feminino.
As polícias da cidade das acácias rubras foram para o Rio Seco com a lição bem estudada a fim de anular as investidas das militares. As caseiras tem de longe o melhor plantel em relação às meninas de Benguela.
A equipa adstrita à Policia Nacional, a novata da competição, não se intimidou no confronto com a equipa que jogava diante do seu público. Desde cedo, assumiram as rédeas do jogo e dominaram o primeiro quarto por 14-11.
A boa prestação no lançamento  e a entrada com muita facilidade na área restritiva das adversárias ditou o resyltado.
No segundo período, as militares tentaram inverter o quadro, mas sem sucesso. Do outro lado, estava um Interclube bem organizado na defesa e rápido na transição defesa-ataque. As polícias de Benguela superiorizaram-se desta feita por 29-25, ante a apatia das militares que saíram a perder no intervalo maior.
No reatamento, as militares puxaram dos galões e venceram o terceiro quarto por 45-40, fruto da eficácia no lançamento de longa distancia.
No quarto e último quarto, as policias entraram decididas a arrumar a história do jogo e deram a volta por cima do resultado e fixaram o placar em 59-57. As meninas de Benguela voltaram para a cidade natal com os dois pontos na bagagem e muita festa no autocarro. Não é todos os dias que se ganha ao 1º de Agosto!.
O 1º de Agosto-A recebeu e derrotou o Desportivo Maculusso por 87-54, no jogo realizado no pavilhão Victorino Cunha.
O campeonato nacional é disputado por cinco equipas, mormente, Desportivo Maculusso, 1º de Agosto-A, Interclube, 1º de Agosto-B e Núcleo de Interclube de Benguela.                                          
Juscelino da Silva