Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Quimbamba e Flix entre os escolhidos de Voigt

Melo Clemente - 26 de Maio, 2018

Atleta do ASA uma das novidades na pr-seleco nacional

Fotografia: Mota Ambrsio | Edies Novembro

Benvindo Quimbamba, do Sport Libolo e Benfica, Elmer Félix, do Atlético Sport Aviação (ASA), Jilson Bango e Geraldo Santos, ambos do Clube Desportivo Marinha de Guerra, para além do poste Yanick Moreira, constituem as principais novidades da primeira parte da convocatória da Pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos, que de 29 de Junho a 1 de Julho do ano em curso, vai disputar a terceira janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo da República Popular da China, em 2019, com palco no Egipto.
Nesta primeira convocatória de Wil Voigt, seleccionador nacional dos hendecacampeões africanos, realce ainda para as ausências do Olímpio Cipriano e Roberto Fortes, ambos do Sport Libolo e Benfica.
O Grupo Desportivo Interclube e o Sport Libolo e Benfica lideram a lista de pré-convocados, com quatro e três atletas, respectivamente.
Tratam-se de Gerson Domingos, Ngombo Rogério, Egídio Ventura e Alexandre Jungo, todos afectos a equipa da Polícia Nacional; Pedro Bastos, Benvindo Quimbamba e Hermenegildo Mbunga, do Sport Libolo e Benfica.
A Pré-selecção nacional concentra-se na segunda-feira, dia 28, no Pavilhão Arena do Kilamba, a partir das 10h00, a fim de dar início aos trabalhos de preparação, visando a terceira janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo de 2019, prova a decorrer em terras asiáticas.
A lista de pré-convocados para \"operação\" Egipto fica completa, provavelmente, no dia 9 de Junho próximo, data que marca o encerramento da 40ª edição do Campeonato nacional de basquetebol em seniores masculinos, vulgo Unitel Basket, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto de fonte federativa.
Caso a prova termine mais cedo, os restantes pré-convocados serão anunciados antes do dia 9 de Junho.
Nesta altura restam apenas três lugares para preencher a lista, já que o seleccionador nacional dos hendecacampeões africanos, o norte-americano Will Voigt, anunciou na passada terça-feira, em conferência de imprensa, que para a terceira janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo haveria de chamar apenas 15 atletas, isto em função do factor tempo que corre em desfavor do combinado nacional.
\"Penso que para esta terceira janela de qualificação vamos convocar apenas 15 atletas, até porque não temos muito tempo para prepararmos esta empreitada. Portanto, creio que não faz qualquer sentido exceder o número de 15, porque não teremos tempo para observá-los\", asseverou Will Voigt, técnico que tem a missão de qualificar os hendecacampeões africanos pela oitava vez numa fase final de uma Copa do Mundo.
Em face disso, a segunda parte da convocatória, que sairá logo após o termo da 40ª edição do Unitel Basket, poderá trazer mais surpresas.
Angola lidera o Grupo C de qualificação zona africana para o mundial da China, em 2019, com seis pontos, seguido do Egipto, Marrocos e República Democrática do Congo, com cinco, quatro e três, respectivamente.
Senegal e Moçambique partilham o Grupo D, ambos com cinco pontos, seguidos da República Centro Africana e Costa do Marfim, com quatro cada. Tunísia, actual campeã africana, comanda o Grupo A, com seis pontos, ao passo que Camarões, Chad e Guiné, somam cinco, quatro e três, respectivamente.
Por seu turno, a Nigéria lidera o Grupo B, com seis pontos, seguidos de Uganda, Mali e Rwanda, todos com quatro cada.
A Selecção Nacional procura a sua oitava presença numa fase final de um mundial, depois de ter feito a sua estreia, em 1986, à convite da Fiba-Mundo, seguindo-se as participações de 1990/Argentina, 1994/Toronto-Canadá, 2002/Indianápolis, Estados Unidos da América, 2006/Japão, 2010/Turquia e em 2014/Espanha.
Eis a lista completa dos pré-convocados: Gerson Domingos, Ngombo Rogério, Egídio Ventura e Alexandre Junto, todos do Grupo Desportivo Interclube; Pedro Bastos, Benvindo Quimbamba e Hermenegildo Mbunga (Sport Libolo e Benfica); Elmer Félix e Aldelmiro João, ambos do Atlético Sport Aviação (ASA); Jilson Bango e Geraldo Santos (Grupo Desportivo Marinha de Guerra) e Yanick Moreira, do Parma Basket da Rússia.