Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ral Duarte abandona o Libolo

Juscelino da Silva - 28 de Julho, 2018

Treinador volta ao banco de contratao

Fotografia: Vigas da Purificao| Edies Novembro

A crise financeira ganha novos contornos no Sport Lisboa e Benfica. O treinador da equipa sénior masculina de basquetebol, Raúl Duarte, colocou ponto final ao \"casamento\" com o clube do Cuanza-Sul. Em causa está o incumprimento contratual por parte da direcção de Leonel Casimiro. Duarte junta-se à lista de jogadores influentes que abandonaram o clube.
De 55 anos de idade, Raúl Fragoso Ferreira Duarte alega também que a rescisão contratual é motivada pela falta de condições de trabalho para manter uma estrutura sólida. A ausência de meios afastou do clube os atletas Pedro Bastos, Reggi Moore, Jakel Foster, André Harris, António Deogracio, Manda João, Divaldo Mbunga, Teotónio dó e Benvindo Quimbamba.
Em função da crise financeira, o Sport Libolo e Benfica tem um orçamento muito baixo comparativamente aos anos anteriores. O passivo com os jogadores saídos da agremiação já atingem os 600 mil dólares norte-americanos. O número pode aumentar.
O Sport Libolo e Benfica sofre \"sangria\" num momento em que se prepara para atacar a fase final da Liga dos Clubes Campeões Africanos. Para dar resposta à situação, estão a ser testados os atletas Adilson Ramos (ex-1º de Agosto), André Miguel (ex-Petro de Luanda), David Avelino e Ludgero Galiza (ambos ex-Helmarc) e Dário António (ex-Universidade Lusíadas). Olímpio Cipriano, Roberto Fortes, Francisco Sousa, Cristiano Xavier e António Muatuchap mantêm a fidelidade à equipa.
Para apimentar os objectivos na competição continental e nacional, decorrem as conversações com José Carlos Guimarães para assumir as funções de treinador principal, segundo uma fonte próxima à agremiação.
Raúl Duarte levou a equipa à terceira posição na última época desportiva. Chegou ao clube do Cuanza Sul pela segunda vez no ano passado para substituir o português Hugo Lopes. Foi o primeiro treinador a assumir o Sport Libolo e Benfica, antes designava-se Recreativo do Libolo, no ano 2008. Deixou a equipa com um título de campeão nacional na época 2012-2013.
Raul Duarte treinou também a Universidade Lusíada de Angola, Petro de Luanda, 1º de Agosto (técnico adjunto), as selecções nacionais de Sub-16 e Sub-18 e foi Director Técnico da Federação Angolana de Basquetebol. Durante largos anos, esteve ligado ao basquetebol feminino quer nas selecções nacionais quer nos clubes como o Desportivo da Nocal e Interclube.
Raúl Duarte já foi presidente da Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol (ANTB) e cedeu lugar a Anselmo Monteiro. Actualmente, desempenha as funções de presidente da Mesa da Assembleia Geral da mesma instituição.