Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Raul Duarte regressa ao Interclube

Juscelino da Silva - 03 de Junho, 2019

Treinador angolano volta a sentar no banco da equipa da Polcia Nacional

Fotografia: DR

O treinador angolano Raul Fragoso Ferreira Duarte, de 56 anos de idade, é o novo treinador da equipa sénior masculina de basquetebol do Interclube. O ex-treinador do Sport Libolo Benfica assinou o acordo com a direcção da equipa da Polícia Nacional na passada sexta-feira. O vínculo contratual é válido por uma época.
Raul Duarte regressa a casa 17 anos depois. Na última vez, teve um contrato que perdurou duas épocas e meia: de Fevereiro de 2000 a Agosto de 2002 com a equipa sénior masculina.
Raul Duarte substitui no cargo Alberto de Carvalho "Ginguba", que estava em final de contrato e não chegou a acordo para a renovação. O Jornal dos Desportos contactou o antigo treinador dos polícias e confirmou a saída.
"É verdade. Já não sou o treinador do Interclube. O meu contrato chegou ao fim e não chegámos a acordo para a renovação. Consegui realizar uma boa época com o Interclube. Agora, vou descansar e deixar o meu futuro nas mãos de Deus". disse Ginguba.
O Jornal dos Desportos sabe que o novo treinador dos polícias já indicou os reforços para equipa. O homem forte do basquetebol da agremiação, Miguel António Camuloge, deixou ontem o país com o destino à Europa, onde deve ficar por uma semana para negociar com os possíveis atletas.
A direcção do Interclube, liderada por Alves Simões, está fortemente engajada em formar um grupo forte para a próxima época desportiva. Camuloge garantiu ter já assegurado uma boa parte do plantel, "com a excepção de um ou outro atleta que está em final de contrato e pode deixar a equipa".
Os polícias garantiram os concursos do base Gerson Domingos e do extremo-poste Alexandre Jungo. Os dois atletas renovaram os contratos. O poste Josiney Joaquim, os extremos Ricardo Ucuamba e Roberto Fortes são, até ao momento, as novas aquisições. De saída do Rocha Pinto estão o extremo Vladi Pontes, os postes Abdel Gomes e Miguel Kiala.
O número um do basquetebol do Interclube, António Camuloge, prometeu tornar público a lista de dispensas na próxima semana.
Raúl Duarte já esteve ligado ao Interclube e volta a uma casa que bem conhece. O timoneiro esteve ligado durante largos anos ao basquetebol feminino e masculino. No seu currículo constam passagens também pelas equipas da Nocal, Petro de Luanda e 1º de Agosto. Nos tricolores foi treinador principal e nos rubro-negros, técnico-adjunto, das equipas seniores masculinas.
Raul Duarte foi ainda treinador da extinta equipa do Sport Libolo e Benfica com a qual se sagrou campeão nacional em 2012.
De 56 anos de idade, o treinador já foi presidente da Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol (ANTB), cargo ocupado por Anselmo Monteiro. Actualmente, Raul Duarte desempenha as funções de presidente da Mesa da Assembleia Geral.