Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco colecciona vitrias

28 de Julho, 2013

Combinado nacional vai realizar mais jogos seis jogos em Madrid na antecamara do prova continental

Fotografia: Jornal dos Desportos

Com Valdelício Joaquim em destaque, ao anotar 10 pontos, a Selecção Nacional Sénior masculino de basquetebol voltou a derrotar, na noite de sexta-feira, o misto de Madrid por oito pontos de diferença (77-65), no quarto jogo de controlo inserido na sua preparação para o Afrobasket 2013, a ter lugar em Agosto, na Côte d’Ivoire.

Quarta-feira, no primeiro encontro entre ambos, terceiro no cômputo geral em Madrid, o conjunto angolano superiorizou-se ao adversário por 75-67, apesar do maior porte físico dos espanhóis.

O segundo melhor marcador da selecção nacional foi Kikas Gomes com 8 pontos.
Desde dia 8 deste mês em Madrid, a selecção nacional, que hoje ficou mais reforçada com a integração do extremo-poste Reggie Moore, deve efectuar 10 jogos de controlo.

Angola vai defrontar na primeira fase do Afrobasket a República Centro-Africana (RCA), Moçambique e Cabo Verde. O objectivo é reconquistar o título perdido em 2011 contra a Tunísia.

Vice-presidente da FAB
regozijado com estágio 

O coordenador da delegação angolana em Madrid, Eurico Araújo “Boneco”, considerou sexta-feira, à Angop, satisfatório o estágio que a Selecção Nacional de basquetebol efectua nesta cidade espanhola, na projecção do Afrobasket2013, sobretudo do ponto de vista administrativo.

Eurico Araújo, que confirmou a esta agência a integração de Reggie Moore no grupo, manifestou também o seu regozijo pelos resultados até então obtidos, a selecção venceu os quatro desafios já realizados, o último foi hoje, por 77-65, ante um misto de jogadores que evoluem na Liga ACB de Espanha.  Em breve análise aos 15 dias de trabalho, o responsável, que é vice-presidente da federação da modalidade, afirmou estar a correr positivamente, dentro do que foi programado pela direcção da FAB e pela equipa técnica, liderada por Paulo Macedo. 

Sem adiantar os adversários, explicou que a equipa vai realizar mais seis jogos de controlo para completar os dez, constantes do plano de preparação nesta última fase que antecede a 27ª edição do Campeonato Africano das Nações (Afrobasket2013), a realizar-se de 20 a 31 de Agosto, em Abidjan, na Côte d’Ivoire.

 

NBA
Jordan Farmar regressa aos Lakers


O Los Angeles Lakers firmou um acordo com o base Jordan Farmar, que actuou no basquete turco na última temporada. O jogador de 26 anos e 1,88m retorna à franquia da Califórnia após três anos.

Jordan foi enquadrado pelo Lakers em 2006, mas começou a figurar mesmo na equipa em 2007-2008, quando disputou todos os jogos da temporada. O base ainda fez parte do grupo que venceu os títulos de 2009 e 2010 da NBA.

Em 2010, ele transferiu-se para o New Jersey Nets (actualmente Brooklyn Nets), onde ficou até 2012. Na última temporada, pelo Anadolu Efes, da Turquia, ele registou 14,8 pontos, 3,6 ressaltos e 3,9 assistências por jogo.

De volta ao Lakers, Jordan vai disputar a posição com o veterano Steve Nash, de 39 anos. Nos 301 jogos que disputou pelo Lakers, Jordan teve médias de 6,9 pontos e 2,1 assistências.

O Lakers já perdeu dois atletas que eram considerados titulares na temporada passada: o ala Metta World Peace, que foi para o New York Knicks, e Dight Howard, que acertou com o Houston Rockets. Além de Jordan, a franquia já trouxe Chris Kaman, de 31 anos, ex-Dallas.