Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco desembarca hoje na China

Melo Clemento - 08 de Agosto, 2019

Valdelcio Joaquim e Gerson Gonalves Lukeny esto entre os convocados para operao Foshan

Fotografia: ALBERTO PEDRO | EDIES NOVEMBRO

A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos desembarca nas primeiras horas da tarde de hoje, quinta-feira, na República Popular da China, onde vai competir em dois torneios internacionais, visando a sua participação na fase final da 18ª edição da Copa do Mundo, prova a decorrer de 31 do mês em curso a 15 de Setembro próximo, naquela país asiático.
Depois de ter deixado a capital do país, Luanda, nas primeiras horas da tarde de ontem, via Addis Abeba, Etiópia, o combinado nacional sob batuta do técnico norte-americano, Will Voigt, desembarca a meio da tarde de hoje, quinta-feira, na República Popular da China, país que vai acolher a fase final da 18ª edição da Copa do Mundo da \"bola ao cesto\", competição que vai contar com a participação de trinta e duas nações (32), contra as vinte e quatro (24) das edições anteriores.
O cinco nacional trabalhou na capital do país, Luanda, por um período de uma semana e meia, sob olhar atento do seleccionador nacional, Will Voigt, que acredita numa boa campanha do combinado nacional que vai disputar a fase preliminar da 18ª edição da Copa do Mundo de 2019 na cidade de Foshan, palco do Grupo D, ao lado das similares da Sérvia, adversário da estreia, a 31 do mês em curso, Itália e Filipinas, respectivamente.
Na única partida de controlo realizada na capital do país, Luanda, frente ao Grupo Desportivo Interclube, jogo realizado no Pavilhão Principal da Cidadela, os hendecacampeões africanos vergaram os polícias, por 81-76, desafio que serviu para o seleccionador nacional aferir as debilidades que a sua rapaziada ainda apresenta, quando estamos a exactamente vinte e três dia (23), do arranque a 18ª edição da Copa do Mundo de basquetebol em seniores masculinos, prova a decorrer em oito cidades da República Popular da China, designadamente, Beijing, Nanjing, Wuhan, Foshan, Shenzhen, Dongguan, Guangzhou e Shanghai, respectivamente.
Depois do teste realizado diante da formação do Grupo Desportivo Interclube, o seleccionador nacional escolheu os doze (12) embaixadores que vão representar o cinco nacional na aludida competição, onde o destaque recai sem sombras de dúvidas para a integração do poste Valdelício Joaquim, de 29 anos de idade, dois metros e oito centímetros de altura e 111 kg, atleta que foi \"repescado\" a última da hora.
Após de ter recusado por várias ocasiões representar as cores da bandeira nacional, depois de ter sido afastado em 2017, por questões disciplinares, pelo então seleccionador nacional, Manuel Silva \"Gi\", o antigo poste da extinta equipa do Recreativo do Libolo foi chamado de emergência pelo técnico norte-americano, para integrar os trabalhos da Pré-Selecção Nacional da \"bola ao cesto\".
Entretanto, face as dificuldades financeiras que afligem a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), liderada por Hélder Martins da Cruz \"Maneda\", o técnico norte-americano, Will Voigt, foi \"obrigado\"  a eleger já os doze (12) atletas que vão representar o país na 18ª edição da Copa do Mundo da República Popular da China.
Benvindo Quimbamba, Mohamed Malick Cissé e Jone Pedro foram os atletas preteridos pelo seleccionador nacional que tenciona realizar uma excelente campanha na fase final da 18ª edição da Copa do Mundo de 2019.
Antes de entrar em cena na prova, o combinado nacional vai disputar três torneios internacionais, sendo dois na República Popular da China e um, na Coreia do Sul, provas que servirão de antecâmara para o Mundial asiático.
No primeiro torneio, o cinco nacional terá como adversários, a República Popular da China, país anfitrião, Coreia do Sul e Porto Rico, respectivamente.
Angola joga o Mundial na cidade de Foshan, e defronta, na primeira fase, as similares da Sérvia, com quem estreia, a 31 de Agosto, Itália, adversário da segunda jornada, dia 2 de Setembro, e Filipinas, no encerramento, isto no dia 4.
Costa do Marfim, Polónia, Venezuela e China fazem parte do Grupo (A). Rússia, Argentina, Coreia do Sul e Nigéria (B); Espanha, Irão, Porto Rico e Tunísia (C); Turquia, República Checa, Estados Unidos e Japão (D); Grécia, Nova Zelândia, Brasil e Montenegro (F); República Dominicana, França, Alemanha e Jordânia (G) e Canadá, Senegal, Lituânia e Áustria (H).
Seguiram viagem para a República Popular da China os seguintes jogadores: Gerson Domingos, Leandro Conceição, Gerson Gonçalves \"Lukeny\", José António, Reggie Moore, Leonel Paulo, Yannick Moreira, Hermenegildo Mbunga, Olímpio Cipriano, José António e Valdelicio Joaquim.

Desorganização
Carlos Morais falha embarque


O extremo base do Atlético Petróleos de Luanda e da Selecção Nacional, Carlos Edilson Alcântara Morais, não seguiu viagem ontem com a Selecção Nacional para a República Popular da China, palco da 18ª edição da Copa do Mundo 2019, por questões administrativas, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto de uma fonte federativa.
O tetra campeão africano e capitão dos hendecacampeões africanos falhou a vigem, em virtude do seu passaporte estar caducado, segundo apurou a nossa reportagem.
Entretanto, o Jornal dos Desportos procurou ouvir ontem, o secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Nelson Sardinha, antigo internacional angolano, para saber a data provável em que o extremo do Atlético Petróleos de Luanda deve juntar-se ao grupo, que esta tarde deve desembarcar naquele país asiático mas, fomos mal sucedidos.
O \"teatro\" protagonizado pelo elenco de Hélder Martins da Cruz \"Maneda\" em 2017, para o Afrobasket da Tunísia, em que partiu para e República Popular da China com o grupo repartido, volta a repetir-se este ano, numa clara demonstração de falta de organização do órgão reitor da modalidade do país.
Em face disso, o técnico norte-americano, Will Voigh, vai trabalhar apenas com onze (11) jogadores, até que o internacional angolano consiga integrar os trabalhos da Selecção Nacional.