Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco embarca no sbado

Melo Clemente - 16 de Janeiro, 2014

Aspectos tcnicos e tcticos continuam a atarefar a Seleco Nacional de basquetebol de Sub-23 que prepara a participao nos terceiros Jogos da Lusofonia com palco em Goa

Fotografia: M. Machangomgo

A Selecção Nacional de basquetebol masculina de sub-23 segue viagem este sábado para Goa, Índia, palco dos III Jogos da Lusofonia, de 18 a 29 do mês em curso, apurou o Jornal dos Desportos junto do Comité Olímpico Angolano.
 
A equipa técnica ainda vai definir os doze atletas que representam o nosso país, tendo sido convocados 14 atletas, com  destaque  para o base Hermenegildo Santos, campeão africano pela Selecção Nacional de seniores.

Entretanto, já com o grupo completo, o seleccionador nacional, Manuel de Sousa "Necas" volta a aprimorar esta manhã, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, os aspectos técnicos e tácticos da equipa.

Braúlio Morais e António Monteiro, ambos de Recreativo do Libolo, foram os últimos atletas a integrar o grupo de trabalho, em virtude de o grémio da vila de Calulo ter defrontado na última terça-feira o Sporting de Benguela, em desafio de acerto de calendário da edição 36 do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores, BAI Basket.

"Temos um nome a defender, logo vamos ter de lutar com as demais selecções para alcançarmos um dos lugares do pódio", disse o técnico Manuel de Sousa "Necas".

Um aspecto que tem deixado confortável a equipa técnica, prende-se com o facto de a maior parte dos atletas convocados para a "operação Goa” estar inserida na disputa do BAI Basket.
"O facto de a maior parte estar a disputar o Campeonato Nacional vai  facilitar o nosso trabalho.”

Por sua vez, a Selecção Nacional feminina de sub-23, orientada por Eliza Pires, embarca  no dia 21 do mês em curso, tendo a chegada a Goa prevista para 22.
As comandadas de Eliza Pires começaram a projectar os terceiros Jogos da Lusofonia na última sexta-feira.
Tal como os masculinos, a Selecção Nacional feminina tem o pódio como meta.

BAI BASKET
Emanuel Trovoada já pensa no Progresso

O treinador da equipa sénior masculina de basquetebol do Sporting de Benguela, Emanuel Trovoada, mostrou-se  conformado com a derrota do seu conjunto no jogo frente ao Libolo, por 54-73, e ressaltou que os leões já começaram a pensar na recepção ao Progresso Associação do Sambizanga, amanhã.

“Poder mostrar trabalho é uma missão honrosa, pelo que é necessário paciência, calma e continuar a trabalhar os jovens a fim de que retenham a ansiedade e paulatinamente subam de rendimento”, sublinhou o timoneiro leonino no final do jogo da sétima jornada do BAI-Basket.

Trovoada reconheceu que apesar do tropeço o Sporting teve uma boa actuação e quando estava a perder por 19 pontos de diferença conseguiu fazer uma recuperação de cinco pontos.

 “Fizemos um jogo brilhante, mas alguns jogadores que saíram do banco, ainda muito novos, acusaram a responsabilidade de ver Carlos Morais, Olímpio Cipriano e Eduardo Mingas. Porém, é assim que eles vão aprender”, disse, referindo ser preciso paciência e dar apoio para que haja no futuro uma grande equipa.

Segundo o técnico, como a obrigação é vencer o Progresso para tentar manter a província de Benguela no nível competitivo desejável, nesta quarta-feira os atletas concentram-se nos trabalhos de recuperação física.

Emanuel Trovoada agradeceu a presença do público que lotou o Pavilhão Joaquim Araújo, demonstrando o gosto pelo basquetebol e, acima de tudo, o carinho pelo Sporting, o que incentiva o seu crescimento na competição.

CONVOCATÓRIA
Direcção da FAB
reúne com árbitros


A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) reúne-se hoje, a partir das 17h00, nas suas instalações, no Complexo da Cidadela Desportiva, com comissários, árbitros e oficiais de mesa que participam da edição 36 do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, BAI Basket.

Três temas vão dominar o encontro, pontualidade e assíduidade ao jogo, a imagem dos oficiais e árbitros e regras disciplinares.
A actuação dos homens do apito durante a primeira volta da fase regular da  edição 36 do BAI Basket foi bastante contestada pelos técnicos e dirigentes, situação que o elenco de Paulo Madeira pretende mudar nos próximos tempos.
M.C

NBA
Los Angeles Lakers
sofrem nova derrota


Os Los Angeles Lakers não param de perder. Na madrugada de ontem, a formação californiana voltou a ser derrotada no Staples Center, desta vez pelos Cleveland Cavaliers por 120-118, num encontro em que a equipa da casa chegou ao intervalo a ganhar de forma tranquila.

Luol Deng, contratado pelos Cleveland aos Chicago Bulls durante o mês de Janeiro, foi a grande figura da partida, com 27 pontos, quatro assistências e cinco ressaltos. Pau Gasol fez uma boa exibição (20 pontos e 12 ressaltos), mas não evitou a quinta derrota seguida dos Lakers.

Com mais esta derrota, os Lakers somam agora 14 triunfos e 24 desaires, o terceiro pior registo da conferência oeste, muito longe dos lugares de play-off. Os Cavaliers têm exactamente o mesmo registo (14-24), que lhes vale o 11.º posto na conferência este.

BARACK OBAMA
RECEBE MIAMI HEAT


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, voltou a receber na Casa Branca a equipa de básquetebol do Miami Heat, que fez a tradicional visita à residência presidencial como bicampeões da NBA.Obama felicitou toda a comitiva do Heat pela sua nova conquista.

"Ninguém pode questionar o coração e a determinação necessária que fizeram possível que a equipa voltasse a estar no topo da liga", destacou Obama, um fã declarado da NBA  que reconheceu ser o Chicago Bulls a sua equipa preferida.

A nova visita do Miami Heat à Casa Branca tem a ver com a conquista do segundo título consecutivo da NBA, em Junho do ano passado, quando venceram a série final contra o San Antonio Spurs.
Durante a cerimónia no Salão Leste, Obama também elogiou as acções da equipa fora do campo, na ajuda e apoio à comunidade.