Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco encerra estgio hoje

Melo Clemente - 29 de Junho, 2013

Pupilos de Paulo Macedo realizam hoje em Benguela a ltima sesso de treinos e regressa hoje Luanda

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos encerra hoje o estágio de uma semana que efectua na província de Benguela, no âmbito da sua preparação  com vista a 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, competição a decorrer de 20 a 31 de Agosto próximo, na Costa do Marfim, selectiva ao Campeonato do Mundo de 2014, marcado para Espanha.

A comitiva angolana, chefiada por Eurico Araújo “Boneco”, vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol para as selecções nacionais, desembarca amanhã em Luanda, nas primeiras horas da manhã.

Nestas duas primeiras semanas de preparação repartidas entre as províncias do Bié e Benguela, o combinado nacional persegue o décimo primeiro troféu continental e consequentemente, o passe de acesso à fase final do Campeonato do Mundo de Espanha, a disputar-se em 2014, aprimorou a condição física dos dezanove atletas convocados para a Costa do Marfim, sem descurar os aspectos técnicos e tácticos.

Desprovido de Yanick Moreira, poste, dois metros e nove centímetros de altura, e Valdelício Joaquim, poste, dois metros e oito centímetros de altura, ambos a militarem nos Estados Unidos da América, a Selecção Nacional começa na segunda-feira a dar seguimento à sua preparação aqui em Luanda.

Entretanto, apenas quinze atletas devem seguir viagem para o estágio no Reino de Espanha, local escolhido pelo seleccionador nacional, Paulo Macedo, para montar as estratégias finais, tendo em vista a disputa da fase final do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol.

A Selecção Nacional deve deixar a capital do país no dia 7 de Julho com destino a Espanha, onde vai cumprir um estágio de aproximadamente um mês e meio. Naquele país ibérico, o cinco nacional deve fazer entre oito a dez jogos de controlo.

Estão já confirmadas partidas com as selecções da Eslovénia e da Croácia. A Macedónia também consta da lista das selecções com que os decacampeões africanos vão jogar.

O combinado nacional figura no Grupo C, juntamente com as selecções da República Centro-Africana, Moçambique e Cabo Verde. No Grupo A, estão as selecções da Costa do Marfim, país anfitrião, Egipto, Senegal e Argélia. Tunísia, actual campeã africana em título, faz parte do Grupo B, ao lado do Ruanda, Marrocos e Burkina Faso. Nigéria, Camarões, Congo e Mali integram o Grupo D.

Trabalham as ordens de Paulo Macedo os seguintes atletas: Carlos Almeida, Armando Costa, Edmir Lucas, Felizardo Ambrósio, Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Joaquim Gomes “Kikas”, Reggie Moore, António Monteiro, Edson Ndoniema, Muto Fonseca, Olímpio Cipriano, Roberto Fortes, Carlos Morais, Hermenegildo Mbunga, Leonel Paulo, Paulo Santana, Eduardo Mingas e Milton Barros.


Visita
Nacissela fala com a selecção de sub-16


A capitã da Selecção Nacional de basquetebol sénior feminina, Nacissela Maurício, visita hoje, no Pavilhão Anexo número dois a Cidadela Desportiva, a selecção feminina de sub-16, que projecta o Campeonato Africano das Nações da categoria, a decorrer de 27 de Julho a sete de Agosto próximo.

Depois da Sónia Guadalupe ter passado a sua experiência às mais jovens, muito recentemente, hoje, cabe a capitão do cinco nacional apresentar o seu testemunho da sua longa carreira como desportista de alta competição.

A visita da campeã africana está a ser aguardada com bastante expectativa pelas integrantes da Selecção Nacional, fundamentalmente, aquelas que militam no interior, já que vão ter o privilégio de trocar impressões ao vivo com a extremo da formação do 1º de Agosto.

De acordo com Nguabi Salvador, coordenador da Selecção Nacional de sub-16 em femininos, estas visitas são extremamente importantes, na medida em que elevam a auto-estima das seleccionadas.

“As meninas ficam deslumbradas quando estão diante das atletas da selecção principal que passam o seu testemunho até atingirem o estrelado. Daí que, temos promovidos encontros para motivar as nossas meninas que brevemente estão a competir numa fase final de Afrobasket”, disse.

 Estão igualmente previstas visitas a sítios e monumentos da capital do país, segundo fez saber ainda Nguabi Salvador. Hoje, o grupo liderado por Apolinário Paquete, concluí a quarta semana de preparação, com vista o Afrobasket de Harare.      
M.C


NBA
Brooklyn Nets
garantem  reforços 


O dia do draft da NBA foi especialmente agitado, mas não necessariamente pelas escolhas feitas pelas equipas na cerimónia realizada na zona de Nova Iorque, mais precisamente em Brooklyn. Ora foi precisamente a equipa dessa cidade uma das agitadoras da noite, ao envolver-se numa mega troca com os Boston Celtics, segundo revelou a ESPN.

Ao todo, estão para já incluídos oito nomes nas mudanças, que levam Paul Pierce, Kevin Garnett e Jason Terry para a equipa da zona de Nova Iorque, agora liderada por Jason Kidd. Em sentido contrário, os Celtics recebem Kris Humphries, Gerald Wallace, Tornike Shengelia, Reggie Evans e Keith Bogans, além das três primeiras escolhas de Brooklyn de 2014, 2016 e 2018. Desta forma, o negócio chega aos onze jogadores.

Este é mais um passo na remodelação dos Boston Celtics, depois da saída do técnico Doc Rivers, que rumou aos LA Clippers.

CANADIANO FAZ HISTÓRIA

Em relação ao draft propriamente dito, foi feita história, pois Anthony Bennett tornou-se no primeiro canadiano a ser primeira escolha, para ser "draftado" pelos Cleveland Cavaliers. Victor Oladipo (para Orlando) e Otto Porter (para Washington) foram as duas escolhas seguintes. Nota ainda para a presença de dois brasileiros nos 60 primeiros escolhidos (Lucas Nogueira e Raul Neto, ambos para os Atlanta Hawks) e de doze europeus.


Breve

Angola defronta Ilhas Comores
A Selecção Nacional de basquetebol masculino de sub-16 defronta hoje, em Antananarivo (Madagáscar), a partir das 13h00 locais, a  selecção  das Ilhas Comores, em partida a contar para a primeira jornada do Grupo B da IV edição do Campeonato Africano das Nações  da “bola ao cesto”, competição selectiva ao Campeonato do Mundo de sub-17, prova agendada para 2014. O combinado nacional, orientado tecnicamente por Manuel Silva “Gi”, vai procurar arrancar a sua primeira vitória, ante um adversário sem grandes tradições a nível da modalidade.

Amanhã, o cinco nacional folga por imperativo de calendário, e volta a entrar em cena na segunda-feira, frente à República Democrática do Congo, num embate de difícil prognóstico, a julgar pela qualidade dos dois contendores.  Os moçambicanos cruzam o caminho dos angolanos na ronda três da fase preliminar do Afrobasket, para  fechar a competição os angolanos jogam  com a forte selecção do Egipto, actual campeão em título.      
 M.C