Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco feminina faz ltimos acertos

Melo Clemente - 17 de Julho, 2013

Combinado nacional trabalha a todo o gs no Pavilho Anexo para revalidar o ttulo africano conquistado em 2011 na capital maliana

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional de basquetebol sénior feminino realiza hoje, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, mais duas sessões de treinos, antes de rumar amanhã, para a província de Benguela, para dar continuidade ao plano de preparação, com vista à disputa do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, prova agendada para Setembro próximo, em Maputo. Sob orientação da dupla Aníbal Moreira e Eliza Pires, o combinado nacional realizou ontem, no Pavilhão Anexo da Cidadela, mais duas sessões de treinos, viradas essencialmente para a componente física, culminando com lançamentos a curta e longa distância.

 À semelhança do que aconteceu ontem, as comandadas de Aníbal Moreira voltam a trabalhar hoje, em sessão bi-diária, treinos para  a equipa técnica procurar aprimorar alguns fundamentos técnicos. A componente física tem dominado as sessões de treinos da Selecção Nacional que está apostada em reconquistar o título de campeã africana. Entretanto, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) tudo está a fazer para que a viagem do cinco nacional à província de Benguela aconteça ainda amanhã, tal como pretende a equipa técnica, segundo fez saber a secretária-geral do órgão reitor da modalidade no país, Isabel Major.

Existe esta preocupação da direcção da FAB de colocar a Selecção Nacional a trabalhar em Benguela mas, infelizmente, existem algumas situações que podem alterar a data da ida, alertou a executiva da federação. Questionada sobre a passagem do combinado nacional pela província do Huambo, onde está previsto um estágio pré-competitivo, a secretária-geral assegurou que o mesmo pode não acontecer pelo pouco tempo que resta, para que as integrantes da Selecção Nacional comecem a tratar das questões administrativas junto da embaixada de Espanha.

“De facto existe esta pretensão mas, em face do pouco tempo que resta creio que o grupo já não vai trabalhar em princípio no Huambo, porque o grupo tem que estar na embaixada de Espanha no dia 2 de Agosto”, garantiu a executiva da FAB. As estreantes Rosa Gala, de apenas 17 de idade, e Whitney Miguel têm impressionado a equipa técnica.

Trabalham para a “operação” Maputo as seguintes atletas: Catarina Camufal, Mereciana Fernandes, Astride Vicente, Nguendula Filipe, Nadir Manuel, Judith Queta, Sónia Guadalupe, Fineza Eusébio, Rosa Gala, Helena Francisco, Nacissela Maurício, Felizarda Jorge, Madalena Félix, Ana Goncalves, Luísa Tomás, Madalena Valentim, Rosemira Daniel, Clarisse Mpanka, Whitney Miguel.

NOVA ÉPOCA
Campeões nacionais
estagiam no Brasil


A equipa de basquetebol sénior masculina do 1º de Agosto, campeã nacional, vai estagiar no Brasil, com vista a época 2013/2014, informou o director do clube, Sílvio Lemos. Em entrevista à Angop, durante a cerimónia de assinatura de contrato de patrocínio entre o clube e o Banco Privado Atlântico (BPA), em Luanda, o dirigente disse que a preferência recai para aquele país sul-americano pelo facto de garantir maior número de jogos do que Portugal, onde prepararam a temporada passada.  Não especificou as datas, salientou que aguardam pelo calendário de provas da FIBA-ÁFRICA e da Federação Angolana de Basquetebol (FAB). O 1º de Agosto assinou segunda-feira um acordo, de um ano, com o BPA. Fruto desta cooperação as equipas seniores masculina e feminina vão exibir no equipamento de jogo e treino o símbolo da instituição bancária. Na época passada os militares foram patrocinados pelo Banco Africano de Investimento.

EM MADRID
Selecção realiza hoje primeiro teste

A Selecção Nacional de basquetebol sénior masculino que se encontra em Madrid desde o dia 08 do mês em curso, realiza hoje, a partir das 20h00, o primeiro jogo de controlo diante de Misto de Jogadores Profissionais da Liga ABC, no âmbito da sua preparação com vista a disputa da fase final da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, prova a decorrer de 20 a 31 de Agosto próximo, na Costa do Marfim. Adaptados praticamente ao clima da cidade de Madrid, os decacampeões africanos que se preparam para resgatarem o título perdido em 2011, em Antananarivo, contra a selecção da Tunísia, vão testar as suas capacidades depois de um mês de trabalho.

Sem estar em causa os resultados dos jogos de controlo, o seleccionador nacional, Paulo Macedo, vai começar a dotar a equipa de maior rodagem competitiva, para  o desafio que se avizinha. Frente aos Jogadores Profissionais da Liga ABC de Espanha, a Selecção Nacional vai ter uma soberana oportunidade de colocar em quadra a sua qualidade basquetebolista, apesar de estar na fase preparatória. Para o desafio desta noite, o seleccionador nacional pode entrar inicialmente com Armando Costa, Carlos Morais, Reggie Moore, Joaquim Gomes (Kikas) e Carlos Almeida. Em declarações ontem ao Jornal dos Desportos, Eurico Araújo (Boneco), coordenador da Selecção Nacional, voltou a afirmar que o cinco nacional pode efectuar oito a dez jogos de controlo, antes de seguir viagem para Abidjan, palco da fase final da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações.

No Afrobasket da Costa do Marfim Angola figura no Grupo C, juntamente com as selecções de Cabo Verde, Moçambique e República Centro Africana.O cinco nacional vai em busca do décimo primeiro título africano, depois das conquistas de 1989, 1991, 1993, 1995, 1999, 2001, 2003, 2005, 2007 e 2009. O Afrobasket apura os primeiros três classificados para o Campeonato do Mundo, a disputar-se em 2014, no Reino de Espanha.           
M.C