Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco feminina regressa de Benguela

Melo Clemente - 31 de Julho, 2013

Seleco Nacional realizou dois jogos de controlo na cidade de Benguela onde permaneceu por um perodo de dez dias

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol regressa hoje a Luanda, proveniente de Benguela, onde cumpriu um curto estágio pré-competitivo de dez dias, visando a sua participação na fase final do Campeonato Africano das Nações da categoria, prova a decorrer de 20 a 29 de Setembro próximo, em Maputo. Durante o estágio, a Selecção Nacional às ordens de Aníbal Moreira aprimorou mais a componente física, sem descurar os fundamentos técnicos e tácticos, com maior incidência para as transições rápidas defesa ataque.

Na cidade de Benguela, as campeãs africanas realizaram dois amistosos com equipas juniores locais, tendo as pupilas de Aníbal Moreira averbado uma derrota e alcançado um vitória. A dupla técnica constituída por Aníbal Moreira e Eliza Pires aproveitaram os jogos de controlo para corrigir algumas debilidades, fundamentalmente de ordem defensiva. O seleccionador nacional considerou proveitoso o estágio pré-competitivo de dez dias, tendo enaltecido o espírito de entrega das 19 atletas convocadas para a “operação” Maputo.

“Foram dez dias que aproveitámos ao máximo. Trabalhámos essencialmente a vertente física dado o nível de exigência de um Campeonato Africano e os dois jogos amistosos que efectuámos deu para avaliar o nível das atletas. Estamos satisfeitos com o espírito de entrega das nossas atletas”, revelou Aníbal Moreira.

Os dias de amanhã e sexta-feira são reservados a tratamentos de questões administrativas, junto da Embaixada de Espanha, país onde as campeãs africanas em título vão realizar a etapa derradeira do estágio pré-competitivo, antes de seguir viagem para o local da competição. A Selecção Nacional deixa Luanda em princípio no dia 12 de Agosto. Os trabalhos de preparação vão prosseguir até à data do embarque para Espanha.
Nesta altura trabalham 19 atletas, de onde saem as 15 que seguem viagem para a Espanha.

Afrobasket
Decacampeões africanos em dia de labuta


A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol realiza hoje em Madrid mais duas sessões de treino, depois de ter alcançado na última segunda-feira o quinto triunfo, no estágio que realiza naquele país europeu, no rota do Campeonato Africano das Nações, a decorrer de 20 a 31 de Agosto próximo.

Ontem, os decacampeões africanos da “bola ao cesto” trabalharam em sessão única do dia, treino que serviu para descontracção, depois da soberba vitória obtida segunda-feira frente ao Misto de Jogadores Profissionais da Liga ACB de Espanha, por 95-74. Pela primeira vez, os decacampeões africanos, agora às ordens de Paulo Macedo, conseguiram ultrapassar a cifra dos 90 pontos, facto que demonstra a melhoria que houve nos aspectos ofensivos.

O mesmo se pode dizer do capítulo defensivo, onde se tem registado igualmente melhorias. Dos cinco jogos disputados até aqui, os decacampeões africanos nunca sofreram mais de 77 pontos. A Selecção Nacional volta a aprimorar hoje os fundamentos técnicos e tácticos, visando o torneio internacional. Até ao dia do embarque para a Costa do Marfim, a Selecção Nacional vai realizar mais três a cinco jogos de controlo.
MC

RECONHECIMENTO
D’Agosto homenageia
Jacques e Victorino


A inauguração do campo de formação denominado “Jean Jacques da Conceição” e o descerrar da placa do Pavilhão pelo professor Victorino Cunha vão marcar amanhã, a partir das 10h00, o ponto alto das actividades desportivas, culturais e recreativas do 36º aniversário do 1º de Agosto, que se assinala amanhã. Andebol, nas duas classes, e uma prova pedestre vão associar-se igualmente aos festejos da equipa rubra e negra. O andebol feminino é disputado no RI/20, ao passo que os masculinos vão disputar os jogos no campo do Miramar.
MC

CALENDÁRIO
Federação ajusta
prova em femininos


A direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol vai a partir de 2014 ajustar o calendário de competições das provas a nível dos seniores femininos, a fim de estar em consonância com o calendário desportivo dos seniores masculinos. O facto foi revelado ontem em conferência de imprensa realizada numa das salas de reuniões do órgão reitor da modalidade, sita no Complexo da Cidadela Desportiva. Tony Sofrimento, Isabel Major e Nuno Teixeira dirigiram a conferência de imprensa.

O reajuste do calendário feminino resulta do facto das atletas saírem do defeso para as competições africanas, quer a nível de clubes, quer a nível de selecções, dado que as provas neste sector terminam em Dezembro e os Campeonatos Africanos e Taça dos Clubes Africanos são realizados normalmente nos meses de Setembro e Outubro. O torneio de abertura arranca no mês de Fevereiro e termina em Março. O Campeonato Provincial passa a ser disputado em Março e Abril, estando o Campeonato Nacional e a Taça de Angola previstos para o mês de Junho.

A nível dos seniores masculinos, as equipas participantes do BAI Basket só podem utilizar um jogador naturalizado à luz dos regulamentos da Fiba-Afrique, disse Tony Sofrimento. Em relação aos atletas estrangeiros em cada equipa o número continua a ser dois, estando ambos na quadra. Nos escalões de formação, a FAB vai a partir deste ano realizar torneios de fim-de-ano de Mini-Basket e torneios de três contra três, durante as pausas pedagógicas, além do Campeonato Nacional de sub-14, a nível do sector feminino.
MC

BREVE
Arena Fonte Nova conquista adeptos

O Arena Fonte Nova foi um dos estádios utilizados na recente Taça das Confederações e um estudo revela agora que o recinto da Baía esteve entre os aspectos mais elogiados pelos adeptos. Um estudo de monitorização de meios online identificou as preferências dos internautas sobre diversas situações, como a segurança, as instalações e a organização, tendo o recinto baiano sido um dos mais apreciados pelos brasileiros, por oposição ao Mineirão, um dos mais criticados. Durante o estudo, 161.844 menções brasileiras foram recolhidas em toda a Internet, como sites, portais de notícias, blogs, fóruns e redes sociais.