Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Selecção Nacional A embarca hoje para o palco do Campeonato Mundial

Melo Clemente - 02 de Agosto, 2014

Armando Costa e Milton Barros estiveram em grande plano no Torneio Internacional disputado na cidade do Rio de Janeiro

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina deixa hoje a cidade do Rio de Janeiro, Brasil, para Espanha, a fim de dar continuidade ao seu estágio pré-competitivo com vista àparticipação na 17ª Edição do Campeonato do Mundo que aquele país europeu vai acolher de 30 do mês em curso a 14 de Setembro próximo.

O combinado nacional, às ordens de Paulo Macedo, participou, de 31 de Julho a 1 de deste mês, num Torneio Internacional  no Brasil, na antecâmara da fase final do Campeonato do Mundo.

Desprovido de algumas unidades nucleares, com principal realce para o extremo base Carlos Morais, MVP (Jogador Mais Valioso) da última edição do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket, disputado em Abidjan, para além de Joaquim Gomes "Kikas" e Felizardo Ambrósio "Miller", os hendecacampeões africanos averbaram duas derrotas consecutivas no Torneio Internacional do Rio de Janeiro, diante das selecções do Brasil e da Argentina, por 98-60 e 86-77 respectivamente.

Carlos Morais, campeão nacional pelo Recreativo do Libolo, não seguiu viagem com o grupo, em virtude de estar a recuperar de uma lesão num dos joelhos, ao passo que extremo poste Joaquim Gomes "Kikas" lidera a selecção B, na Taça Borislav Stankovic, prova que decorre na China.

Já o poste do 1º de Agosto e da Selecção Nacional, Felizardo Ambrósio "Miller", declinou o Mundial de Espanha para tratar de uma lesão no joelho direito.

Em terras espanholas estão agendados jogos de controlo com algumas selecções europeias, amigáveis que o seleccionador nacional vai aproveitar para potenciar os seus atletas, visando uma boa participação   na fase final da 17ª edição do Mundial, competição que vai contar com a participação de 24 nações subdivididas em quatro grupos de seis cada.

Entretanto, Hermenegildo Santos, base, Mutu Fonseca, poste, e Joaquim Gomes "Kikas", todos ao serviço da selecção B que disputa a décima edição da Taça Borislav Stankovic na China, devem juntar-se ao grupo liderado pelo técnico Paulo Macedo nos próximos dias.

A Selecção Nacional vai encerrar o seu ciclo de jogos amistosos em Luanda, no Torneio Internacional Arquitecto da Paz,   de 24 a 26 do mês em curso.

A competição, com periodicidade anual, tem como objectivo enaltecer a figura do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que no dia 28 celebra mais um aniversário natalício.

Para esta primeira edição, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol, encabeçada por Paulo Alexandre Madeira, convidou a selecção de 22 do Brasil, Camarões e a Universidade Norte Americana de Louisiana Tech.

Angola figura no Grupo D, com sede em Las Palmas de Gran Canária, ao lado da Coreia do Sul, adversária de estreia no dia 30, Lituânia, Eslovénia, Austrália e México.  

Brasil, Egipto, França, Irão, Sérvia e Espanha fazem parte do Grupo A, ao passo que a Argentina está inserida no Grupo B, juntamente com a Croácia, Grécia, Philipinas, Porto Rico e Senegal. Estados Unidos da América lideram o Grupo C, onde estão ainda as selecções da República Dominicana, Finlândia, Nova Zelândia, Turquia e Ucrânia.

As cidades de Bilbau, Gran Canária, Granada e Sevilha vão acolher a fase preliminar da Copa do Mundo. Madrid e Barcelona acolhem a segunda fase da competição.


Taça Stankovic
Selecção B com mais um teste difícil


A Selecção Nacional B encerra hoje a sua participação na décima edição da Taça Borislav Stankovic, quando defrontar a  selecção da Rússia, a partir das 12h30 em desafio a contar para a terceira e última jornada da referida competição.

Com duas derrotas averbadas até aqui, o "cinco" nacional vai procurar perder por menos de 15 pontos, em face da superioridade dos russos, que ocupam actualmente o sexto lugar do ranking mundial, com 353 pontos, contra 143 de Angola, no décimo quinto posto.

Apesar de reconhecer o potencial da selecção da Rússia, Emanuel Trovoada vai procurar montar uma equipa capaz de dificultar ao máximo as acções ofensivas do seu opositor.

Joaquim Gomes "Kikas", Hermenegildo Santos, Mutu Fonseca, Roberto Fortes e Leandro da Conceição continuam a ser os atletas mais utilizados pelo seleccionador nacional.

Ontem, para a segunda jornada, o combinado nacional voltou a perder, diante da similar da Eslovénia, por 58-79, partida em que os pupilos de Emanuel Trovoada conseguiram apenas equilibrar nos minutos iniciais. Na véspera, os angolanos haviam perdido para os anfitriões, China, por 55-66.

Depois de terem perdido diante da Rússia, por escassos três pontos (67-70), a Eslovénia apareceu bastante determinada na partida de ontem, ao contrário da Selecção Nacional que mostrou algumas debilidades, principalmente na finalização.

Nos últimos dois quartos, o combinado nacional conseguiu reduzir a desvantagem de 31 pontos para 21.

Ontem, para a segunda jornada, a China defrontou a Rússia mas até ao fecho da  edição era desconhecido o resultado final.                                  M.C


Mundial
Bicampeãs africanas abordam preparação


Aníbal Moreira abordou ontem ontem com as integrantes da Selecção Nacional sénior feminina, o plano de preparação visando a participação no Campeonato do Mundo da Turquia, prova a decorrer de 27 de Setembro a 5 de Outubro.

Das 20 atletas eleitas para a "campanha Turquia", apenas 11 se fizeram presentes ontem, nas instalações da Federação Angolana de Basquetebol, num encontro dirigido por Gina de Carvalho, vice-presidente do órgão reitor da modalidade no país.

Os trabalhos de preparação começam na segunda-feira, dia em que as atletas que militam no exterior do país, Mafalda Barcelos e Artemís Afonso, ambas em Portugal, e Whitney Miguel, na França, desembarcam em Luanda, de acordo com o seleccionador nacional, Aníbal Moreira.

"Com a concentração hoje (ontem) demos o primeiro passo para que na segunda-feira possamos dar início dos trabalhos de campo. As ausências foram justificadas porque muitas delas estão em fase de provas".

Aspectos de ordem física vão dominar a primeira semana de preparação do "cinco" nacional que vai disputar pela primeira vez um Campeonato do Mundo. A equipa técnica escolheu o Pavilhão Victorino Cunha como quartel-general das bicampeãs africanas.

Catarina Camufal e Clarisse Mbaka, ambas adoentadas, são avaliadas nos próximos dias pelo corpo médico da Selecção Nacional. Se o quadro não for favorável podem ser excluídas do grupo, segundo fez saber o seleccionador nacional.

Entretanto, ao contrário do que estava inicialmente previsto, a Selecção Nacional não segue viagem para Lisboa, em trânsito para França, no dia 27.

A comitiva deixa a cidade de Luanda no dia 25 do mês em curso, rumando para Espanha, para posteriormente embarcar para  França, onde vai participar num torneio internacional, ao lado das selecções de Moçambique, França e Brasil.

Presentes estiveram Nacissela Maurício, Helena Francisco, Ângelina Golome, Sónia Guadalupe, Rosa Gala, Letícia André, Elsa Eduardo, Rosemira Daniel, Fineza Eusébio, Helena Viegas e Ana Gonçalves.

Das 20 convocadas, apenas 15 seguem viagem para Espanha, país onde o "cinco" nacional vai projectar o Mundial da Turquia.

A partida para Istambul tem lugar no dia 25 de Setembro, dois dias antes do começo do Campeonato do Mundo.

Aníbal Moreira convocou as seguintes atletas: Ana Gonçalves, Fineza Eusébio, Helena Francisco, Letícia André, Luísa Tomás, Nacissela Maurício, Rosa Gala e Sónia Guadalupe (1º de Agosto), Angelina Golome, Catarina Camufal, Clarisse Mpaka, Elsa Eduardo, Mereciana Fernandes, Nadir Manuel, Ngindula Filipe e Rosemira Daniel (Interclube), Helena Viega (Lusíada), Artemís Afonso, Mafalda Barcelos (Portugal) e Whitney Miguel (França).      
M.C