Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco Nacional prepara convocatria

Melo Clemente - 28 de Maio, 2014

Agentes da modalidade aguardam com expectativa a convocatria da Seleco Nacional

Fotografia: Jos Cola

O seleccionador nacional de basquetebol sénior masculino, Paulo Macedo, pode divulgar em princípio hoje ou amanhã, em conferência de imprensa, numa das salas de reuniões da FAB, no Complexo da Cidadela Desportiva, a lista dos 16 basquetebolistas, com vista a participação do combinado nacional na fase final do Campeonato do Mundo, prova a  decorrer de 30 de Agosto a 14 de Setembro do ano em curso, em Espanha, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.

Paulo Macedo, técnico que pelo segundo ano consecutivo vai dirigir o cinco nacional, faz os últimos acertos para fechar em definitivo a lista dos convocados para a "operação" Espanha, curiosamente, país que viu a Selecção Nacional  marcar a sua estreia numa competição do género, isto  em 1986. De acordo com a nossa fonte a "indefinição" do dia  para o anúncio oficial da lista dos convocados, prende-se com o facto do seleccionador nacional apresentar  algumas dúvidas, relativamente a determinadas posições.

"Creio que nas próximas 48 horas o país vai ficar a saber  a lista da pré-selecção nacional que este ano vai disputar a fase final do Campeonato do Mundo da "bola ao cesto". O seleccionador nacional está a efectuar os últimos acertos para  divulgação da lista", asseverou a nossa fonte.

Entretanto, o poste Yanick Moreira, dois metros e oito centímetros de altura, ex-1º de Agosto,  que milita actualmente numa das universidades dos Estados Unidos da América, pode constar da convocatória para o Campeonato do Mundo de Espanha, apesar do atleta estar nesta altura sob cuidados médicos, devido a uma lesão.

A lista de Paulo Macedo pode apresentar "muitas" surpresas,  face ao processo de renovação anunciado pelo presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Paulo Madeira,  tendo em atenção ao Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, competição agendada para 2015.
A base não deve fugir muito do grupo que conquistou em 2013, na Costa do Marfim, o 11º título africano das Nações, depois da vitória na final do cinco nacional sobre o Egipto, por 57-40.

Vários atletas que constituem o núcleo duro do cinco nacional terminaram a 36ª edição do BAI Basket, com algumas limitações, nomeadamente, Carlos Morais, MVP (Jogador Mais Valioso) da última edição do Afrobasket, Olímpio Cipriano, extremo base ambos do Libolo, para além do extremo poste Leonel Paulo, do Atlético Petróleos de Luanda.

No Campeonato do Mundo de Espanha, Angola figura no Grupo D, com sede em Las Palmas de Gran Canária, juntamente com as selecções da Lituânia, Eslovénia, Coreia do Sul, México e Austrália. Espanha país anfitrião,  faz parte do Grupo A, ao lado das selecções do Egipto, Irão, Sérvia e Brasil. Estados Unidos  está inserido no Grupo C, com Finlândia, Nova Zelândia, Ucrânia, República Dominicana e Turquia. Argentina, Croácia, Porto Rico, Grécia, Filipinas e Senegal fazem parte do Grupo B.


NOVA ÉPOCA
“Miller” renova
com 1º de Agosto

A formação do 1º de Agosto assegurou já a continuidade do internacional angolano, Felizardo Ambrósio "Miller", extremo poste, dois metros e dois centímetros de altura, atleta que tinha terminado  o seu vínculo contratual com o Clube Central das Forças Armadas Angolanas logo após o termo do BAI Basket, segundo o Jornal dos Desportos de fonte da equipa militar.

"Felizmente, temos tudo já acertado com o extremo poste Felizardo Ambrósio "Miller" para continuar a defender as cores da equipa nos próximos anos", afirmou a nossa fonte que se escusou  a divulgar a duração do novo contrato.

O melhor ressaltador da 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BAI Basket, vai deste modo, continuar a representar as cores dos actuais vice-campeões nacionais.

Quem também tem já o processo de renovação muito avançado é o norte-americano Cedrick Ison, extremo base, ele que falhou a "Final Four" da edição 36 do BAI Basket, devido a uma lesão no tornozelo da perna esquerda. Antes de rumar para o seu país, em gozo de férias, Cedrick Ison, assumiu o compromisso verbal sobre a sua continuidade na formação do 1º de Agosto. Entretanto, apesar da época 2013/2014 ter terminado a 22 do mês em curso, o mercado de transferência está já agitado.

O poste Valdelício Joaquim, dois metros e oito centímetros de altura, 24 anos de idade, deixou a formação do Atlético Petróleos de Luanda e ingressou no Recreativo do Libolo, conjunto que conquistou o título da 36ª edição do Campeonato Nacional da "bola ao cesto".

O campeão africano foi o melhor marcador do BAI Basket, com 267 pontos. Quem também está de saída dos petrolíferos da capital é o norte-americano, Roderick Nealy, atleta que se destacou na ponta final do Campeonato Nacional.
M.C