Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco Nacional procura adaptao

Melo Clemente - 24 de Março, 2017

Seleco Nacional est no mximo da sua fora para o torneio da Zmbia que arranca amanh

Fotografia: Jose Soares

A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculino realiza esta manhã, em Lusaka, capital da Zâmbia, a primeira sessão de treino de adaptação ao clima, visando o arranque amanhã, sábado, do torneio de apuramento à fase final do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, competição a decorrer de 19 a 31 de Agosto do ano em curso, no Congo Brazzaville.

O combinado nacional que ontem, ao princípio da tarde, deixou a capital do país, Luanda, para Joanesburgo, África do Sul, em transito para o local da competição, faz a sua estreia apenas no domingo, diante da similar da África do Sul, em partida referente a segunda jornada do Grupo G.

Por força da desistência da selecção das Ilhas Seychelles, o torneio de apuramento à fase final do Campeonato Africano das Nações do Congo Brazzaville ficou reduzido a três selecções, nomeadamente, Angola, África do Sul e Zâmbia, país que acolhe o torneio de qualificação do Grupo A.

Em face desta desistência, os hendecacampeões africanos da \"bola\" vão folgar amanhã, sábado, por imperativo de calendário.

Os comandados de Manuel Silva \"Gi\" vão seguramente aproveitar o dia de hoje, sexta-feira, e amanhã, sábado, para adaptarem-se ao clima de Lusaka, capital zambiana, a fim de entrarem melhor da prova, onde o objectivo passa pelo alcance do passe de acesso à fase final do Campeonato Africano das Nações do Congo Brazzaville.

O seleccionador nacional reiterou, momentos antes de deixar a capital do país, Luanda, com destino ao palco da competição, que o cinco nacional é o principal candidato a conseguir o passe de qualificação, a julgar pelo seu potencial, que é de longe superior aos dos seus concorrentes, designadamente, Zâmbia e África do Sul, respectivamente.

\"Angola por ser onze vezes campeã africana, tem responsabilidades acrescida neste torneio de apuramento, ou seja, nós acabamos por ser os principais favoritos na conquista do passe de acesso ao Afrobasket, respeitando, como é evidente, os nossos adversários. Trabalhos muito pouco tempo mas, ainda assim, estamos focalizados para conseguirmos a tão almejada qualificação para o Afrobasket do Congo Brazzaville\", garantiu Manuel Silva \"Gi\", campeão africano de sub-16 e sub-18, respectivamente.

O torneio de apuramento da Zâmbia vai ser disputado no sistema de todos contra todos a duas voltas, apurando-se para à fase final do Afrobasket do Congo Brazzaville, o primeiro classificado.

Entretanto, seis selecções estão já apuradas para a fase final do Afrobasket 2017, nomeadamente, Congo Brazzaville, como país anfitrião, Nigéria, actual campeã africana em título, Uganda, República Democrática do Congo, Egipto e Moçambique, respectivamente.

Das seis selecções qualificadas, destaque para República Democrática do Congo, que afastou na corrida a similar da República Centro Africana, regressando a alta roda do basquetebol africano, dez anos depois.

Os congoleses democráticos disputaram a sua última edição do Campeonato Africano das Nações da \"bola ao cesto\", em 2007, competição disputada em Angola e vencida pelo país anfitrião.


NBA
Denver Nuggets
supera  Cavaliers


O Cleveland Cavaliers foi derrotado para o Denver Nuggets, na noite de quarta-feira, no Pepsi Center, por 126-113, pela temporada 2016-2017 da NBA.

Foi a sexta derrota nas últimas dez partidas do actual campeão e líder da Conferência Leste. O cestinha foi Kyrie Irving, com 33 pontos. Já LeBron James, pouco inspirado, fez 18 pontos, seis ressaltos e cinco assistências.

Já pelo lado dos Nuggets, o jogo colectivo fez a diferença e os principais nomes foram Gary Harris, Will Barton e Wilson Chandler, com 21, 20 e 18 pontos, respectivamente.

No Verizon Center, o Washington Wizards venceu o Atlanta Hawks pelo placar de 104- 100. Bradley Beal foi o principal nome dos Wizards, com 28 pontos. Outro destaque foi John Wall, com um duplo-duplo, fazendo 22 pontos e dez assistências. Pelo Hawks, que perderam pela quinta vez consecutiva, Tim Hardaway Jr. fez 29 pontos, terminando como cestinha do confronto.

Giannis Antetokounmpo comandou o Milwaukee Bucks na vitória sobre o Sacramento Kings, no Golden 1 Center, por 116-98.

O extremo dos Bucks fez um duplo-duplo, com 32 pontos e 13 ressaltos, sendo o cestinha da partida. Já Buddy Hield foi o principal jogador dos Kings, com 21 pontos.

Encerrando a rodada, Utah Jazz e New York Knicks fizeram um confronto equilibrado na Vivint Smart Home Arena, e os donos da casa levaram a melhor, vencendo por 108-101.

O destaque do Jazz, que vinha de três derrotas seguidas, foi Rudy Gobert, cestinha da noite e dono de um duplo-duplo, com 35 pontos e 13 ressaltos, dos quais 11 foram ofensivos. O brasileiro Raulzinho actuou por 13min34, fazendo dez pontos e uma assistência. Pelo lado dos Knicks, Kristaps Porzingis foi o principal jogador, com 24 pontos.