Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco projecta torneio de Frana

Melo Clemente - 15 de Março, 2015

Ginguba vai orientar a Seleco de sub-23

Fotografia: Dombele Bernardo

A Selecção Nacional de basquetebol masculino, na categoria de 23, começa a trabalhar a partir de terça-feira, tendo em vista a sua participação no torneio internacional, prova a decorrer de 4 a 8 de Abril próximo, em França.

Depois da concentração da Selecção Nacional de sub-23 que aconteceu sexta-feira última, sem a presença do seleccionador nacional, Alberto de Carvalho "Ginguba", que regressou a capital do país, Luanda, apenas ontem, proveniente do Kuando Kubango, onde lidera um projecto de massificação da "bola ao cesto", anunciou aos Jornal dos Desportos o arranque dos trabalhos.

"Vamos começar os trabalhos de campo a partir da próxima terça-feira. Temos um grupo bastante talentoso e vamos trabalhar o potencial desta rapaziada a fim de representarmos melhor o basquetebol angolano em particular e africano no geral no torneio internacional de França", augurou Alberto de Carlos "Ginguba", técnico que a par de José Carlos Guimarães e Artur Casimiro Barros, conseguiu a melhor classificação de todos os tempos da Selecção A numa fase final de um Campeonato do Mundo (nono lugar no Japão).

Para "operação" França, o seleccionador nacional convocou 15 atletas. Atlético Petróleos de Luanda, com cinco jogadores, foi a equipa que forneceu maior número de atletas, seguindo-se 1º de Agosto, Atlético Sport Aviação (ASA) e Futebol Clube Vila Clotilde, com três e dois jogadores respectivamente.

Completam a lista o Progresso Associação Sambizanga, Sporting do Bié e Recreativo do Libolo, todos com um atleta cada.

Eis a lista completa da Selecção Nacional masculina de sub-23: Carlos Cabral e Moussa Kicassa (Atlético Sport Aviação), Gerson Domingos e Alexandre Jungo (Futebol Clube Vila Clotilde), Cristiano Xavier, Simão Lutonda, Valdir Victoriano, Jaoquim Pedro e Eric Amândio (Atlético Petróleos de Luanda), Cristiano Gomes, Dilson da Piedade e Milton Valente (1º de Agosto), André Domingos (Progresso Associação Sambizanga), Moisés César (Sporting do Bié) e Benvindo Kimbamba (Recreativo do Libolo).