Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Selecção segue para a Espanha

Melo Clemente - 26 de Agosto, 2014

Selecção Nacional de basquetebol seniores masculino segue viagem esta noite

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional de basquetebol  seniores masculino segue viagem esta noite (23h45) para Espanha, onde a partir deste sábado começa a competir a fase final da 17ª edição do Campeonato do Mundo, prova que encerra as  cortinas a 14 de Setembro.

Antes de seguirem viagem para o local da competição, os Campeões Africanos vão despedir-se da I edição do Torneio Arquitecto da Paz, quando defrontarem a partir das 19h00, a similar dos Camarões, naquele que vai ser o último jogo de controlo do “cinco” nacional.Depois da partida, a comitiva  chefiada pelo presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Paulo Alexandre Madeira, segue para o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.

Com o desafio desta noite, os comandados de Paulo Macedo vão somar  15 jogos de controlo, números que dão ao grupo uma certa rodagem competitiva, para uma fase preliminar sem grandes sobressaltos.

Entretanto, com o extremo base Carlos Morais de fora, por lesão, “acresce" a responsabilidade do extremo base Olímpio Cipriano, sem desprimor pelos demais, assumir as acções ofensivas do combinado nacional. O mesmo de pode dizer-se  do poste Eduardo Mingas, que não vai poder contar com a companhia do irreverente Felizardo Ambrósio “Miller”, também por lesão, na luta debaixo das tabelas.
A Selecção Nacional está inserida no Grupo D, com sede em Las Palmas, Gran Canária, ao lado das selecções da Lituânia, Eslovénia, Coreia do Sul, adversário de estreia, no dia 30, a partir das 12h30, México e Austrália.

A Espanha país anfitrião do Campeonato do Mundo faz parte do Grupo A, juntamente com o Egipto, outro representante do continente africano, Irão, Sérvia, França e Brasil. As selecções da Argentina, Senegal, medalha de bronze do Afrobasket de 2013, Filipinas, Croácia, Porto Rico e Grécia estão inseridas no Grupo B, ao passo que Estados Unidos, Finlândia, Nova Zelândia, Ucrânia, República Dominicana e Turquia estão no grupo C. Os Estados Unidos são os actuais campeões do mundo.