Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco Sub-18 comea preparao

Hlder Jeremias - 14 de Julho, 2014

Seleco sub-18 trabalha na Cidadela Desportiva os aspectos tcnicos e tcticos para uma representao do continente africano

Fotografia: Domingos Cadncia

Os integrantes da Selecção Nacional de basquetebol, em sub-18 masculino, concentram-se hoje, a partir das 7h00, no ginásio da Sistec, onde dão início a um micro-ciclo de preparação física em projecção da primeira presença nos Jogos olímpicos da Juventude, que a cidade de Nanjing, na República Popular da China, vai acolher de 16 e 28 de Agosto.

À 30 dias do início da competição, em que Angola vai estar presente na qualidade do representante do continente africano, o seleccionador nacional, Elvino Dias, recebeu “luz verde” da direcção da Federação Angolana de Basquetebol, encabeçada por Paulo Madeira, para colocar em prática o programa de trabalho. Elvino Dias deve formar uma equipa à altura de defender o prestígio alcançado com a conquista do ouro nos Jogos Africanos da Juventude, que cidade de Gaberone, Botswana, acolheu de 23 a 31 de Maio último.

Depois de ficar expresso o desejo de um trabalho zeloso por parte dos integrantes no primeiro encontro, realizado há dez do corrente na Cidadela Desportiva, os pupilos de Elvíno Dias aproveitaram o fim de semana para descansar e preparar os exames académicos nas Universidades e Institutos Médios. Hoje, o grupo trabalha dividido em função dos horários escolares.

Antes do torneio oficial dos Jogos Olímpicos da Juventude, os angolanos vão participar de um outro torneio que vai servir de preparação das equipas participantes formadas por jovens basquetebolistas do mundo. Para o efeito, a Federação Angolana de Basquetebol deve confirmar, em breve, a data do embarque do conjunto para o local da competição.

O Jornal dos Desportos apurou, que os trâmites migratórios estão bem encaminhados. A Embaixada da China tem colaborado com as autoridades nacionais na celeridade de emissão de vistos, para os atletas e membros das delegações, que se deslocam àquele país para os eventos desportivos e culturais.

Na agenda da FAB consta para hoje o primeiro encontro dos integrantes da selecção sénior masculina, equipa técnica com a direcção da FAB para darem início aos trabalhos de preparação com o objectivo de disputar a Taça Stankovic, também a decorrer na República da China de 30 do corrente a 10 de Agosto, em homenagem ao antigo secretário-geral da Federação Internacional de Basquetebol, Borislav Stankovic.

NBA
LeBron James é o mais bem pago


O contrato de LeBron James com o Cleveland Cavaliers é de apenas duas épocas, de acordo com a ESPN norte-americana. O valor é especulado em 42,1 milhões de dólares (cerca de 4,2 mil milhões de kwanzas) por dois anos, com a possibilidade de renovação para a época de 2016/2017. O valor torna-o no jogador mais bem pago da NBA.

Como parte do acerto, conforme fontes ouvidas pela ESPN, LeBron James vai ter a opção de  se tornar free agent logo após o término da época 2014/2015, mas deve comprometer-se a longo prazo com os Cleveland Cavaliers.

LeBron anunciou o regresso à equipa de Cleveland na última sexta-feira. O extremo foi “draftado” pelos Cavs em 2003, tornou-se ídolo do conjunto, mas transferiu-se para o Miami Heat em 2010. Desde então, o jogador chegou as quatro finais da NBA e conquistou dois títulos. Agora, regressa aos Cavaliers para ver se também consigue ser campeão com a equipa de Ohio, sua terra natal.
GASOL NOS BULLS

O mistério sobre o futuro da carreira do poste espanhol Pau Gasol encerrou no último sábado. Por intermédio de uma mensagem no Twitter, o jogador espanhol anunciou que vai defender o Chicago Bulls, a partir da próxima época da NBA.

“Não foi fácil. Depois de estudar muito, decidi jogar no Chicago Bulls. Muito animado para viver esta nova etapa”, escreveu o poste espanhol.
O anúncio encerra a passagem vitoriosa do poste pelo Los Angeles Lakers. Na Califórnia desde o ano de 2008, Pau Gasol conquistou dois títulos da NBA: 2009 e 2010.
O Chicago Bulls vai ser a terceira equipa do espanhol na liga norte-americana de basquetebol. Pau Gasol iniciou a trajectória na NBA em 2001, com o Memphis Grizzlies. Após sete anos, o poste mudou para o Los Angeles Lakers, equipa no qual alcançou os dois títulos da carreira. Chicago Bulls é uma equipa com rico palmarés na NBA.