Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Selecção sub 23 de basquetebol viaja incompleta

Melo Clemente - 18 de Janeiro, 2014

Seleccionador nacional está confiante numa boa prestação do combinado nacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os doze atletas que compõem a Selecção Nacional masculina de basquetebol de sub-23 seguem viagem amanhã, às 18h00, para Goa, Índia, palco dos terceiros Jogos da Lusofonia. A equipa técnica deve embarcar apenas na próxima segunda-feira, segundo fez saber o seleccionador nacional, Manuel de Sousa “Necas”.De acordo com Manuel de Sousa “Necas”, o grupo parte incompleto, em virtude de a maior parte das companhias áreas não disporem de lugares.

“Infelizmente fomos informados pelo Comité Olímpico Angolano que a nossa delegação vai partir de forma faseada. Domingo (amanhã) partem para o local da competição os atletas, ao passo que a equipa técnica segue apenas da segunda-feira”, lamentou o seleccionador nacional.

 O comandante dos sub-23 aproveitou o teste que efectuou na última quinta-feira, frente ao Grupo Desportivo Interclube, com quem perdeu, por 77-88, para limar as últimas arestas, antes de embarcar para  Goa, que acolhe a partir de hoje os terceiros Jogos da Lusofonia, cujo termo está aprazado para o dia 29 deste mês.

 Com o grupo definido, por questões administrativas foram afastados da equipa de trabalho Zola Paulo e Ngombo Rogério, Manuel de Sousa “Necas” realiza amanhã, no período matinal, a última sessão de treino em solo pátio, antes de o combinado nacional viajar. Ontem, o selecconador nacional voltou a trabalhar com o grupo amputado, dado que a maior parte dos atletas foram dispensados a fim de representarem as respectivas equipas na dupla jornada do final de semana da edição 36 do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, BAI Basket, prova que acerta o seu calendário, referente à primeira volta da fase regular.

Em face disso, o combinado nacional, que almeja um dos lugares do pódio nos Jogos  da Lusofonia, não trabalha hoje, devendo realizar a sua última sessão de treino amanhã, a partir das 10h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva.

O seleccionador nacional mostrou-se satisfeito com o desempenho do grupo no teste que efectuou frente ao Interclube, apesar de reconhecer que existem ainda pormenores que precisam de ser trabalhados.

"Gostava de agradecer à direcção do Interclube por nos terem proporcionado esta aportunidade. Foi um teste bastante proveitoso, os jogadores estão a se aplicar ao máximo e quando assim acontece só esperamos que essa mesma determinação seja demonstrada durante os terceiros Jogos da Lusofonia. Temos de melhorar alguns aspectos principalmente no capítulo defensivo e ofensivo mas, creio que até ao início da prova vamos procurar culmatar essas insuficiências", asseverou Manuel de Sousa "Necas".

Eis os atletas que seguem viagem amanhã para Goa: Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Edmir Lucas, Mutu Fonseca, Braúlio Morais, António Monteiro, Yuri Swingui, Edson Ndoniema, Johne Pedro, André Miguel, António Matuchapa e Edson Ilukilua.