Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco trabalha pormenor

Melo Clemente - 20 de Fevereiro, 2015

Equipa tcnica nacional j definiu o objectivo para o torneio do Zimbabwe

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos que projecta o torneio de apuramento aos Jogos Africanos do Congo Brazzaville, prova a decorrer de 21 a 28 do mês em curso, em Bulawayo, Zimbabwe, volta a reunir-se hoje, na sede da FAB, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda, para acertar os últimos detalhes, antes da viagem de amanhã.

No encontro de hoje, a meio da manhã, Augusto Manuel, o novo homem forte do departamento médico da Selecção Nacional vai apresentar a dupla técnica Emanuel Trovoada e Manuel da Silva "Gi" o diagnóstico final de Eduardo Mingas, poste do Recreativo do Libolo, e Hermenegildo Santos, base do 1.º de Agosto.

Depois de terem sido convocados para os trabalhos da Selecção Nacional que a partir de domingo começa a competir no torneio de apuramento aos Jogos Africanos de Bulawayo, a direcção da federação angolana da modalidade recebeu uma notificação dos clubes acima referenciados, dando conta da lesão dos atletas.

Os internacionais angolanos têm estado a ser reavaliados pelo novo médico do "cinco" nacional que deve dar o veredicto ao técnico Emanuel Trovoada.

Entretanto, caso Eduardo Mingas e Hermenegildo Santos falhem a "operação Bulawayo", prova que começa amanhã, Emanuel Trovoada, um dos braços direito do espanhol Ramón López Suárez, ou simplesmente, Moncho López, vai repescar mais dois atletas para preencher as vagas.

Apesar da Selecção Nacional partir para o palco da competição sem realizar qualquer sessão de treino, Emanuel Trovoada está confiante numa boa prestação do "cinco" nacional que passa pela qualificação aos Jogos Africanos do Congo Brazzaville, marcados para Setembro do ano em curso.
"Os atletas têm ritmo competitivo pelo que não há qualquer constrangimento em partirmos para o local da competição sem realizar qualquer treino. A nossa viagem acontece no sábado e no final do dia vamos realizar uma sessão de treino para começarmos a competir no domingo. A equipa técnica e jogadores estão conscientes de que a nossa meta passa pela qualificação aos Jogos Africanos", reforçou Emanuel Trovoada.

Eis os atletas convocados pela dupla técnica Emanuel Trovoada e Manuel da Silva "Gi": Valdelício Joaquim, Felizardo Ambrósio "Miller", Armando Costa, Hermenegildo Santos, Edson Ndoniema, Miguel Kiala, Pedro Bastos, Leonel Paulo, Roberto Fortes, Carlos Cabral, Reggie Moore, Eduardo Mingas para além de Mayzer Alexandre que à última hora foi repescado.    

A Selecção Nacional, que a partir do dia 31 de Maio começa a ser orientada pelo técnico espanhol Moncho López, vai ainda discutir o passe de apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, no Campeonato Africano das Nações,  Afrobasket, de 2015, prova a decorrer de 19 a 30 de Agosto, na Tunísia.


Preparação
Sporting do Bié prepara Taça de Angola


A equipa de basquetebol sénior masculina do Sporting do Bié já está a preparar os jogos da segunda fase da Taça de Angola, na sua série regional, depois de vencer na dupla jornada da primeira fase o Petro do Huambo, por 79-59 e 82-79.

Com a dupla vitória nos jogos realizados entre ambas, o primeiro no último sábado na cidade do Cuito e o segundo  na do Huambo, a equipa leonina,aguarda agora pelo vencedor do confronto que coloca  frente-a-frente o representante do Namibe e a Casa do Pessoal do Porto do Lobito, marcado para os dias 18 e 21 deste mês.

Paulo Rufino Eduardo “Principe”, treinador da equipa sénior do Sporting do Bié, afirmou que os jogos diante do Petro do Huambo foram bons para o seu conjunto que está à procura da sua plena forma desportiva.

“Foi mais complicado o jogo realizado na Província do Huambo. A equipa local motivou-se muito e conseguimos assegurar a vitória somente nos últimos minutos do jogo”, afirmou o técnico da equipa leonina biena.

Arrumado o jogo da primeira série da fase regional da Taça de Angola,o treinador da equipa do Bié pensa agora concentrar o conjunto para os jogos que se aproximam, visto que tem de enfrentar já no dia 24 deste mês o vencedor do jogo entre o representante do Namibe e a Casa do Pessoal do Porto do Lobito.

Entretanto, o Conselho de Arbitragem da Federação Angolana de Basquetebol voltou a estar mal ao nomear um árbitro da Província do Huambo para apitar o jogo entre o Sporting do Bié e o Petro do Huambo.

O árbitro de categoria nacional Cláudio Anderson, da Província do Huambo, nomeado para apitar os dois jogos entre estas equipas viu-se impedido de o fazer, devido à reclamação apresentada pela direção do Sporting do Bié.

Já no local da partida, na Província do Bié, o árbitro foi informado de que não podia fazer parte do trio de juízes nomeado para o efeito. Assim sendo apenas os dois árbitros da Província de Benguela apitaram o jogo.
 JOÃO CONSTANTINO, NO CUITO