Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco ultima estgio

Melo Clemente - 09 de Setembro, 2013

Pupilas de Anbal Moreira embarcam para Maputo em princpio no dia 15 do ms em curso

Fotografia: Kindala Manuel

A Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol entra a partir de hoje na última semana do estágio pré-competitivo que realiza em Madrid, tendo em vista a participação no Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, competição a decorrer de 20 a 29 do mês em curso, na capital moçambicana.

As actuais campeãs africanas em título estão em terras espanholas desde o pretérito dia 12 de Agosto, local escolhido pela direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) com o beneplácito do seleccionador Nacional Aníbal Moreira, a fim do «cinco nacional» arquitectar a fase derradeira da sua preparação, depois de ter dada início aos trabalhos nas províncias de Benguela e Luanda.

À semelhança do masculino a Selecção Nacional sénior feminina optou também por efectuar o seu estágio pré-competitivo em Espanha, antes de rumar para Maputo, palco que vai acolher a fase final do Campeonato Africano das Nações da «bola ao cesto».

O combinado nacional trabalha a fim de revalidar o anel continental conquistado em 2011 no Afrobasket do Mali, realizou já seis jogos de controlo tendo alcançado cinco vitórias, contra apenas um desaire.

Sábado último frente a Universidade do país Basco as comandadas de Aníbal Moreira impuseram uma derrota, por claros 73-53, somaram deste modo a quinta vitória.

Mais do que as vitórias o seleccionador Nacional trabalha nesta altura com 15 atletas, pretende formar um grupo coeso, capaz de lutar para a revalidação do Campeonato Africano das Nações.

Whitney Miguel atleta que milita em França, e Clarisse Mpaka que veio igualmente de França mas que na próxima época vai representar as cores do Grupo Desportivo Interclube, constituem as mais-valias da Selecção Nacional.

Angola está inserida no Grupo B da fase final do Campeonato Africano das Nações, ao lado das selecções de Cabo Verde, Mali, Camarões, Quénia e Nigéria.
A Selecção Nacional defronta a selecção da Nigéria a 20 do mês em curso, em desafio a contar para a primeira jornada do Grupo B. No dia 21, as actuais Campeãs Africanas vão ter pela frente a selecção de Cabo Verde.

Nos dias 22, 24 e 25, as pupilas de Aníbal Moreira têm como adversárias as selecções do Quénia, Camarões e Mali.
No Grupo A estão as selecções de Moçambique, país anfitrião, Senegal, Costa do Marfim, Egipto, Argélia e Zimbabwe.

AFROBASKET
Concorrência marca estágio do «cinco nacional»


A 11 dias do início da fase final do Campeonato Africano das Nações com palco em Maputo as catorze atletas que integram o estágio da Selecção Nacional em Espanha continuam a trabalhar à procura de um lugar, entre as 12 embaixadoras que vão representar o país no certame.

Face ao empenho das 15 jogadoras a dupla técnica constituída por Aníbal Moreira e Eliza Pires vão seguramente sentir imensas dificuldades para definir as 12 atletas que vão ter a missão de revalidar o ceptro africano.

A filtragem definitiva das 12 jogadoras sucede logo após o termo do estágio pré-competitivo que realiza em Espanha.
A viagem para o palco da competição cujo cenário está a ser montado, ocorre em princípio, no dia 15 do mês em curso via Luanda.

O seleccionador Nacional Aníbal Moreira trabalha com as seguintes atletas: Catarina Camufal, Mereciana Fernandes, Astride Vicente, Nguendula Filipe, Nadir Manuel, Sónia Guadalupe, Fineza Eusébio, Nacissela Maurício, Ana Gonçalves, Luísa Tomás, Clarisse Mpaka, Whitney Miguel; Felizarda Jorge e Artemies Afonso.
As angolanas vão à procura do segundo anel consecutivo, depois de ter conquistado o primeiro Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket em 2011, prova disputada em Bamako, capital do Mali.           M.C

NA SÉRVIA
Argélia termina estágio


A selecção da Argélia , integrante do Grupo A da fase final do Campeonato Africano das Nações, encerra hoje o estágio pré-competitivo que realiza na Sérvia, tendo em vista a disputa do Afrobasket de Maputo.

Até ontem as argelinas já tinha realizado quatro jogos treino com equipas locais, tendo conseguido duas vitórias e averbadas duas derrotas.

A selecção da Argélia conseguiu o passe para a fase final do Campeonato Africano das Nações, depois de ter eliminado a selecção da Tunísia.
Depois de perderam no jogo da primeira mão, por 42-53, as argelinas conseguiram inverter a desvantagem na eliminatória, bateram no jogo de resposta as tunisinas, por 72-58.

Já o país anfitrião Moçambique está desde o dia 16 de Julho último em Lisboa, Portugal, a preparar o Afrobasket.
As moçambicanas vão procurar conquistar o seu primeiro título africano, depois de falhar em 1986 e 2003.             M.C

EUROBASKET
Selecção espanhola regressa às vitórias


A Espanha bicampeã europeia regressou sábado último aos triunfos no Eurobasket ao bater a República Checa por 60-39, num encontro que ficou na história da competição enquanto a Rússia continua a desiludir.

 A selecção espanhola em Celje depois do inesperado desaire perante a Eslovénia, impôs-se à equipa checa que registou o mais baixo número de pontos de sempre da competição.

O extremo Rudy Fernandez com 14 pontos e oito ressaltos, foi a figura de uma partida em que todos os jogadores espanhóis marcaram e em que o  base Ricky Rubio esteve em bom plano com dez pontos e três assistências.

De mal a pior vai a Rússia terceira classificada em 2011, que continua sem vencer e dificilmente vai conseguir apurar-se para a segunda ronda, após ter sofrido a primeira derrota da sua história perante a Suécia, por 81-62. O atirador Jeffery Taylor liderou os suecos com 25 pontos, mas foi o extremo Jonas Jerebko que alcançou o prémio de melhor em campo, com um duplo-duplo (22 pontos e 13 ressaltos).

A Itália ficou com um pé na próxima ronda, com um triunfo por 62-44 sobre a Finlândia assim como a Grécia que bateu a Turquia por 84-61. Imbatível continua igualmente a Eslovénia, que desta vez venceu a Geórgia, por 72-68.