Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco viaja hoje para o palco da competio

Melo Clemente - 02 de Julho, 2016

Hermenegildo Santos (primeiro esquerda) e Islando Manuel foram eleitos para disputarem o torneio pr-olmpico

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculino  segue viagem esta manhã para Sérvia, onde a partir do dia 4 a 10 do mês em curso, disputa o torneio pré-olímpico, prova selectiva para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, competição a decorrer de 5 a 21 de Agosto.

O extremo base do Recreativo do Libolo, Roberto Fortes, foi ontem excluído da lista dos 12 da Selecção Nacional, que embarca directamente para o palco da competição.

Armando Costa e Olímpio Cipriano foram os primeiros atletas a serem preteridos pelo  novo seleccionador nacional, Carlos António Dinis, que tem a missão de qualificar os hendecacampeões africanos pela sexta vez numa edição dos Jogos Olímpicos, depois de Barcelona, Espanha, 1992, Atlanta, Estados Unidos da América, 1996, Sidney, Austrália, Atenas, Grécia, 2004, e Pequim, China, 2008.

Entretanto, Gerson Domingos, Gerson Gonçalves "Lukeni", Bruno Fernando e Sílvio Sousa, estes dois últimos a militarem nos Estados Unidos da América,  vão fazer estreia absoluta na Selecção Nacional A.

O jovem Sílvio Sousa, poste, que a par de Bruno Fernando, conquistou o Afrobasket de 2013 na categoria de sub-16, prova que se  disputou em Antananarivo, capital do Madagáscar, fez parte do grupo que disputou o Campeonato do Mundo de Espanha, em 2014, e participado no torneio internacional de Alexandria, tendo sido dispensado posteriormente.

Ontem, a Selecção Nacional realizou o último amistoso, frente ao All Star de Barcelona mas, até ao fecho da nossa edição desconhecíamos o resultado final .

No ciclo de jogos de controlo que o combinado nacional realiza em Espanha, palco escolhido para a realização da etapa derradeira de preparação, antes de rumar para a Sérvia, a Selecção Nacional começou por vencer a similar do Senegal, por 69-72, tendo baqueado frente ao México, por 72-85.
As duas selecções procuram  o passe de acesso aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

No terceiro jogo de controlo, realizado na quinta-feira, a Selecção Nacional venceu o All Star de Madrid, por 74-69. A Selecção Nacional vai disputar o torneio pré-olímpico de Belgrado,  inserida no Grupo A, ao lado da similar da Sérvia, que é o país anfitrião e de Porto Rico, adversário de estreia. No Grupo B estão as selecções do Japão, Letónia e República Checa. E Turim,  estarão as selecções da Grécia, México e Irão no Grupo A, ao passo que no Grupo B estão as selecções do Itália, Croácia e Tunísia, outro representante do continente africano. Em Manila, outra sede do torneio pré-olímpico, estão as selecções da Turquia, Senegal, outro embaixador do continente africano, e Canadá, no Grupo A, ao passo que no Grupo B estão os combinados de França, Nova Zelândia e o país anfitrião, Filipinas.

Estão já apuradas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro as selecções dos Estados Unidos da América, Venezuela, China, Austrália, Argentina, Espanha, Brasil, Lituânia e Nigéria.