Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleccionador anuncia convocatória

Melo Clemente - 10 de Julho, 2014

“Cinco” nacional sénior feminino começa em breve a preparação para o Campeonato do Mundo da Turquia

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Seleccionador Nacional de basquetebol sénior feminino, Aníbal Moreira, anuncia hoje em conferência de imprensa, a ter lugar numa das salas de reuniões da Federação angolana de modalidade, às 15h00, a lista das 18 integrantes do “cinco” nacional com vista à disputa do Campeonato do Mundo da Turquia, prova a decorrer de 27 de Setembro a 5 de Outubro.As atletas Nacissela Maurício, Catarina Camufal e Ngiendula Filipe que tinham sido colocadas de parte, devem constar da lista que inicialmente era constituída por apenas 15 atletas.

 Aníbal Moreira decidiu  integrar no grupo para "operação" Turquia as atletas Catarina Camufal e Ngiendula Filipe, ambas do Grupo Desportivo Interclube, jogadoras que também não constavam do plano do Seleccionador Nacional.Felizarda Jorge, por lesão, Astride Vicente, por opção técnica e Madalena Félix, que abandonou a modalidade também não mereceram a confiança da dupla técnica Aníbal Moreira e Eliza Pires.

O seleccionador nacional tinha prescindido dos préstimos das bicampeãs africanas, devido ao processo de rejuvenescimento que a direcção da FAB pretendia levar a cabo, com vista  a disputa do Campeonato Africano das Nações de 2015, prova marcada para os Camarões.
Com a divulgação das integrantes da Selecção Nacional que este ano vão marcar presença pela primeira vez numa fase final de um Campeonato do Mundo, os trabalhos de preparação devem começar nos próximos dias.De acordo com o plano de preparação, as comandadas de Aníbal Moreira têm agendado um estágio pré-competitivo em Espanha, antes de rumar para o palco da competição.

Lista das eleitas para “operação” Turquia: Nacissela Maurício, Fineza Eusébio, Ana Goncalves, Helena Zuma, Sónia Guadalupe, Roda Gala, Luisa Tomás e Letícia André, todas da formação do 1º de Agosto, Rosimara Daniel, Clarisse Mpaka, Mereciana Fernandes, Nadir Manuel, Catarina Camufal, Ngiendula Filipe e Helena Veigas ( Grupo Desportivo Interclube), Ártemis Afonso e Mafalda Barcelos, ambas  militam no basquetebol português, e Whitney Miguel  que joga em França.

Angola vai disputar a fase preliminar do Campeonato do Mundo no Grupo D, com sede em Istambul, ao lado das selecções dos Estados Unidos, Sérvia e China. Moçambique  ­outro representante do continente africano está inserido no Grupo B, com palco em Ankara, juntamente com o país organizador, França e Canadá.Grupo-A (Ankara): Espanha, República Checa, Brasil e Japão fazem parte do Grupo A, com sede em Ankara. Para  Grupo C (Istambul) estão as selecções da Austrália, Bielorrússia, Cuba e Coreia do Sul.

Torneio
Universidade Lusíada
procura acesso à final


A formação da Universidade Lusíada procura, no domingo, a partir das 10h00, no quadra do Jean Piaget, diante da Faculdade de Ciências Sociais, o passe de acesso à final do Campeonato Universitário de basquetebol em seniores masculinos. Actual campeã em título, a equipa do Universidade Lusíada vai tentar no domingo alcançar a sua segunda final consecutiva.Depois de ter feito uma prova regular nas duas fases anteriores, a Faculdades de Ciências Sociais vai tentar quebrar o favoritismo da Universidade Lusíada.

Em face da qualidade dos dois plantéis, perspectiva-se uma partida bastante equilibrada.Na outra meia-final, a UNIA defronta a similar da Universidade Privada de Angola (UPRA), partida marcada para as 8h00, no campo do Jean Piaget.A final do Campeonato Universitário está agendada para o dia 20 do mês em curso, no campo Jean Piaget, de acordo com Lugero Gomes, membro do comité organizador do certame. A partida das classificativas do terceiro e quarto lugares também se realizam no mesmo recinto.                                  
M.C

Em Espanha
Cadetes buscam segunda vitória


A Selecção Nacional de basquetebol masculina de sub-17 defronta hoje à tarde a formação espanhola de Estudiantes, no âmbito da  preparação que efectua em Espanha, tendo em vista a disputa do Campeonato do Mundo da categoria, a realizar-se de  8 a 16 de Agosto no ano em curso no Dubai.Os comandados de Manuel Silva "Gi" vão à procura da sua segunda vitória, depois de terem ultrapassado, no domingo, a equipa de sub-17 da Fundação Granada, por expressivos 95-56.

Apesar de os resultados nesta etapa de preparação não estarem em causa, a dupla técnica Manuel Sil "Gi" e Miguel Pontes Lutonda vai aproveitar o ­estágio para dotar o "cinco" nacional de maior rodagem competitiva, antes de rumar para o local da competição.Os actuais campeões africanos têm agendados  mais quatro jogos de controlo, partidas onde o seleccionador nacional vai procurar debelar algumas debilidades, fundamentalmente, de ordem defensiva.

Os angolanos, que vão disputar pela primeira vez uma fase final de um Campeonato do Mundo de sub-17, depois de terem vencido o Campeonato Africano das Nações de sub-16, em Antananarivo, capital de Madagáscar, vão permanecer em Espanha por um período de cerca de 40 dias.Já na cidade de Victória, o "cinco" nacional vai realizar mais quatro jogos de controlo, onde se destacam as partidas diante dos mistos de sub-23 e sub-20.No Campeonato do Mundo, Angola está inserida no Grupo A, juntamente com as selecções das Filipinas, com a qual se estreia, e Estados Unidos da América, bicampeão do mundo de sub-17, para além da Grécia.Egipto, outro embaixador do continente africano, figura no Grupo D, ao lado das congéneres da Argentina, Sérvia e China. No Grupo B estão o Japão, França, Canadá e Austrália. Porto Rico, Dubai, Itália e Espanha completam o Grupo C.                                
M.C

Em Portugal
Novo técnico do CAB
aposta na formação


João Paulo Silva, conhecido por Juca no seio do basquetebol português, vai regressar ao comando da equipa masculina do CAB Madeira na temporada 2014-15. O técnico madeirense, que tem orientado maioritariamente as equipas femininas do clube, já tinha assumido por uma vez a liderança da formação masculina, na época 1997-98, quando o CAB Madeira participou, pela primeira vez, na Liga profissional.João Paulo Silva está ligado ao clube do Funchal desde a sua fundação, em 30 de Novembro de 1979. Primeiro, como jogador e a partir dos 15 anos, como treinador, com passagem por todos os escalões do clube madeirense.Este regresso significa retomar uma actividade pela qual sinto uma enorme paixão. Foi neste clube que fiz grande parte da minha formação desportiva e social”, disse Juca, em declarações ao site do CAB.

PREPARAR O FUTURO

Este regresso de Juca ao banco da equipa masculina coincide com a mudança de política em relação à construção do plantel, mais virada para a formação. Na verdade, decorrem até ao dia 19 treinos de observação de jovens atletas madeirenses, com vista à preparação dos plantéis para a próxima época.“Não faz sentido abordarmos os mercados nacional e estrangeiro sem, primeiro, olharmos para dentro da nossa própria casa e fazermos uma avaliação objectiva do potencial dos atletas madeirenses da nossa formação para integrar os projectos da Liga e da equipa-satélite”, salientou o presidente .

NBA
New York Knicks inicia
processo de reforma


O New York Knicks começou o seu processo de reformulação para temporada 2014-2015. Após a chegada de Phil Jackson à presidência, a primeira novidade foi a vinda de Derek Fisher para ser o novo comandante. Depois, o astro da equipa, Carmelo Anthony, anunciou que se tornava "free agent". A equipa anunciou ainda as saídas do pivot Tyson Chandler e de Raymond Felton.

Ambos os jogadores foram envolvidos numa troca com o Dallas Mavericks, que vai ceder Jose Calderón, Wayne Ellington e Shane Larkin, e Samuel Dalember. Além disso, os Knicks têm direito a duas escolhas da segunda rodada do draft deste ano (31.ª e 5.ª).
"A jornada para construir a equipa ainda continua. Vamos adicionar os jogadores desta troca no nosso sistema. Queremos agradecer a Raymond e Tyson pelo seu trabalho duro na nossa organização nos últimos anos", disse Phil Jackson.

Uma das franquias mais populares e tradicionais da NBA, a equipa vai buscar um novo estilo de jogo para voltar a trilhar o caminho das grandes equipas, já que, na temporada 2013-2014, eles não conseguiram  chegar sequer aos playoffs.