Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleccionador chega na segunda-feira

Melo Clemente - 13 de Agosto, 2018

Seleccionador nacional de basquetebol

Fotografia: Kindala Manuel e Santos Pedro | Edies Novembro

O seleccionador nacional de basquetebol em seniores masculinos, o norte-americano, Will Voigt, chega a capital do país, Luanda, na próxima segunda-feira, dia 20, para começar a projectar a quarta janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo de 2019, prova a decorrer de 14 a 16 de Setembro do ano em curso, segundo apurou o Jornal dos Desportos, junto de uma fonte federativa.
Desde que foi contratado, pela actual direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), liderada por Helder Martins da Cruz “Maneda”, em Novembro último, substituindo no cargo o angolano Manuel Silva “Gi”, o técnico norte-americano nunca trabalhou em Angola, por um período superior a uma semana.
Caso se confirme a vinda do técnico em data acima referenciado, marcará, seguramente, uma nova etapa nos hendecacampeões africanos, que buscam a oitava presença numa fase final de um Mundial.
Em 1986, a convite da Fiba-Mundo, os angolanos, que procuravam se impor a nível do continente africano, faziam a sua estreia num Campeonato do Mundo, prova disputada em Espanha.
Depois da conquista do seu primeiro anel continental, a nível dos seniores masculinos, isto em 1989, prova disputada em Luanda, o cinco nacional disputou, por direito próprio, o Campeonato do Mundo de 1990, na Argentina, seguindo-se os Mundiais de 1994, em Toronto, Canadá, 2002, em Indianápolis, Estados Unidos da América, 2006, Japão, 2010, Turquia, e 2014, em Espanha.