Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleces nacionais estagiam nos Estados Unidos da Amrica

09 de Novembro, 2014

Seleco masculina a principal candidata ao trofu do torneio de basquetebol dos jogos que vo decorrer na cidade zimbabweana de Bulawayo

Fotografia: Jornal dos Desportos

As selecções nacionais masculina e feminina de basquetebol em Sub-19 deixaram o país no princípio da noite de ontem, rumo aos Estados Unidos da América, onde vão cumprir um estágio pré-competitivo visando a VI edição dos Jogos da SADC, previstos para 4 a 15 de Dezembro em Bulawayo, Zimbabwe.

Em solo norte-americano, as selecções nacionais vão trabalhar na cidade de Phoenix onde cada uma vai efectuar entre 10 a 12 jogos de controlo até 26 do corrente. A equipa feminina é orientada por Elisa Pires, enquanto a masculina trabalha sob a batuta de Carlos Dinis.

O basquetebol angolano é favorito à conquista dos respectivos torneios.A comissão preparatória da participação angolana nos jogos preconiza a melhoria do sexto lugar da classificação geral, obtido em 2012, na Zâmbia. Por isso, não mede esforços para a delegação desportiva estar bem preparada tecnicamente.

O plano prevê para as representações do judo, boxe, atletismo e atletismo adaptado um estágio na cidade sul-africana de Pretória, de 16 a 30 do corrente.

O futebol, a natação e o ténis vão cumprir toda a preparação no país. O ténis trabalha no Clube de Ténis de Luanda, a natação treina  na piscina do Alvalade e o futebol ensaia estratégias no recinto da Academia de Futebol de Angola.

Do leque de modalidades que incorporam os jogos, Angola só não vai estar representada no futebol feminino e no netbol.

A delegação angolana é constituída por 171 elementos, entre dirigentes, atletas, árbitros e técnicos.António da Luz, membro da delegação, disse estarem criadas as condições para o alojamento dos desportistas angolanos.

"Visitámos a ala onde vai ficar a delegação angolana e pensamos que está tudo em ordem para o alojamento da nossa comitiva", disse.Os Jogos da SADC, exclusivos a atletas de 19 anos, são disputados pelos países que integram a região austral de África, Angola, África do Sul, Botswana, Maurícias, Seychelles, Lesoto, Namíbia, Madagáscar, Malawi, Moçambique, RD Congo, Swazilândia, Zâmbia e Zimbabwe. Na edição de 2012, em Lusaka, Zâmbia, a delegação angolana ficou na sexta posição, com seis medalhas de ouro e cinco de prata.


PATROCINADOR
Federação e Banco BIC assinam acordo


A Federação Angolana de Basquetebol e o Conselho de Administração do Banco BIC assinam, amanhã, um acordo de parceria no qual o banco vai assumir-se como o novo patrocinador oficial do Campeonato Nacional de Basquetebol. O acordo tem a duração de um ano e vai permitir à instituição financeira associar as suas actividades de negócios e de promoção a mais uma modalidade desportiva com grande visibilidade no país e além-fronteiras.

Depois da assinatura do acordo  vai ter lugar o sorteio da 37.ª edição do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, com começo previsto para 21 do corrente.

Depois da realização da Taça Victorino Cunha, a expectativa da nova época é grande, pois o 1.º de Agosto apareceu na prova em boa forma desportiva.

Os representantes das dez equipas participantes devem estar presentes, conforme orientação do director técnico da Federação. A 37.ª edição do Campeonato Nacional vai contar com a participação de dez equipas, 1.º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda, Recreativo do Libolo, Interclube, Futebol Clube Vila Clotilde, Atlético Sport Aviação, Progresso Associação Sambizanga, Universidade Lusíada, Casa do Pessoal do Porto do Lobito e Sporting de Benguela.

O regresso da Casa do Pessoal do Porto do Lobito e a incorporação do modelo dos play-offs constituem as principais novidades do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos.

O Recreativo do Libolo é o campeão nacional em título e entra na competição como candidato ao troféu a par do 1.º de Agosto, Recreativo do Libolo, Atlético Petróleos de Luanda e Interclube.