Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Selecção a caminho do zonal

Melo Clemente - 23 de Março, 2017

Angolanos partem confiantes para o torneio de apuramento da Zâmbia

Fotografia: Jose Soares

A Selecção Nacional de basquetebol em seniores  masculino segue viagem hoje, ao princípio da tarde (12h30 minutos), para Joanesburgo, África do Sul, em transito para Lusaka, capital zambiana, onde a partir de sábado, dia 25 até 31 do mês em curso, começa a competir no torneio de apuramento à fase final do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, prova a ser disputada de 19 a 31 de Agosto deste ano, no Congo Brazzaville.

Ontem, após a derradeira sessão de treino, realizada no Pavilhão Arena do Kilamba, local onde havia sido montado o quartel-general dos hendecacampeões africanos, o seleccionador nacional, Manuel Silva \"Gi\", escolheu os doze atletas que vão representar as cores da bandeira nacional na referida competição.

Entre os eleitos para \"operação\" Lusaka, destaque para o extremo do Grupo Desportivo Interclube, Fidel Cabita, de 23 anos de idade, para além do extremo base do Atlético Petróleos de Luanda, Gerson Gonçalves \"Lukeny\".

Os atletas acima referenciados fazem a estreia absoluta na selecção principal, que vai a busca do passe de acesso ao Campeonato Africano das Nações do Congo Brazzaville.

Lukeny, atleta que nas últimas duas temporadas tem se destacado ao serviço do Atlético Petróleos de Luanda, arrebatou a medalha de ouro nos Jogos de Brazzaville, com a selecção B.
Domingos Bonifácio, base, Edmir Lucas, extremo base, e Teotónio Dó, poste, todos do Atlético Petróleos de Luanda, foram os atletas preteridos pelo seleccionador nacional.

Apesar do pouco tempo de preparação (três dias), a dupla técnica Manuel Silva \"Gi\" e Miguel Pontes Lutonda está confiante na qualificação do combinado nacional, que pretende resgatar o título africano perdido à favor da Nigéria, em 2015, prova disputada em solo tunisino.

O desejo foi manifestado à comunicação social terça-feira , pelo seleccionador nacional, campeão de sub-16 e sub-18, respectivamente.\"Nós tivemos muito pouco tempo de preparação mas, felizmente, os nossos jogadores  estão praticamente em forma, o que de certo modo, vai facilitar o nosso trabalho nesta prova qualificativa ao Afrobasket.

Estamos conscientes das dificuldades que vamos encontrar na competição, mais, ainda assim, tudo faremos para assegurarmos o passe de acesso à fase final do Campeonato Africano das Nações do Congo Brazzaville\", assegurou Manuel Silva \"Gi\".

 O combinado nacional vai disputar o passe de acesso ao Afrobasket do Congo Brazzaville, ao lado das selecções da África do Sul e da Zâmbia, país anfitrião.

Entretanto, a delegação angolana no evento vai ser chefiada pelo vice-presidente para a alta competição da FAB, Benjamim Romano, antigo internacional angolano.

Eis os doze atletas que seguem viagem hoje para o local da competição:  Armando Costa, Hermenegildo Santos, Milton Barros, Olímpio Cipriano, Islando Manuel, Gerson Gonçalves, Fidel Cabita, Leonel Paulo, Reggie Moore, Eduardo Mingas, Valdelício Joaquim, Felizardo Ambrósio \"Miller\".

Convocado
Extremo Cabita define objectivo para Zâmbia


Lutar por um lugar no cinco inicial que a partir de sábado começa a competir no torneio da Zâmbia, constitui agora prioridade premente do jovem Fidel Cabita, que pela primeira vez vai estar ao serviço da Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculino.

O extremo que fez a sua formação no Atlético Sport Aviação (ASA), tendo passado pelas formações do Progresso Associação do Sambizanga e Futebol Clube Vila Clotilde, antes de ingressar no Grupo Desportivo Interclube, viu o seu trabalho reconhecido com a chamada à selecção.

Consumada que esta a sua integração entre os doze que vão representar as cores do país no torneio da Zâmbia, Fidel Cabita, de apenas 23 anos de idade, dois metros e seis centímetros, quer agora brigar por um lugar no cinco inicial.\"O primeiro objectivo penso que foi cumprido, que era estar entre os doze que vão seguir viagem para o palco da competição.

Agora vou trabalhar de forma árdua, no sentido de conseguir um lugar no cinco inicial. Estou consciente das dificuldades que vou encontrar porque o nosso grupo é bastante forte mas, ainda assim, tudo farei para voltar a merecer a confiança do seleccionador nacional\", alvitrou Fidel Cabita, atleta que tem brilhado ao serviço do Grupo Desportivo Interclube.

 Gerson Gonçalves, outro jovem que faz a sua estreia absoluta na selecção principal, mostrou-se igualmente satisfeito por merecer a confiança do técnico Manuel Silva \"Gi\".

\"Estou feliz por constar entre os doze. Estou ansioso em fazer a minha estreia na selecção principal. Vamos lutar no sentido de conseguirmos a qualificação para o campeonato africano das nações do Congo Brazzaville\".

 Eis os doze atletas que seguem viagem hoje para o local da competição:  Armando Costa, Hermenegildo Santos, Milton Barros, Olímpio Cipriano, Islando Manuel, Gerson Gonçalves, Fidel Cabita, Leonel Paulo, Reggie Moore, Eduardo Mingas, Valdelício Joaquim, Felizardo Ambrósio \"Miller\". M.C