Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco desembarca hoje na Coreia

Melo Clemento - 22 de Agosto, 2019

Coeso defensiva deixa satisfeito o seleccionador nacional

Fotografia: Edies Novembro

A selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos desembarca hoje, quinta-feira, na Coreia do Sul, onde a partir de sábado, começa a disputar o segundo torneio internacional, enquadrado no âmbito da sua preparação, tendo em vista a presença na 18ª edição da Copa do Mundo da República Popular da China, prova a decorrer de 31 do mês em curso a 15 de Setembro próximo.
A nove dias da sua estreia, a 31 do mês em curso, frente a similar da Sérvia, na ronda inaugural do Grupo D do Mundial asiático, o seleccionador nacional dos hendecacampeões africanos, o norte-americano Will Voigt, vai aproveitar o segundo torneio internacional, para aprimorar cada vez mais os automatismos da Selecção Nacional, que vai disputar a sua oitava Copa do Mundo.
Amanhã, sexta-feira, as quatro selecções que vão disputar o torneio das quatro nações, nomeadamente, Coreia do Sul, Lituânia, Angola e República Checa, fazem o reconhecimento ao Pavilhão que vai acolher os jogos.
Clinicamente o "Cinco" nacional respira saúde, depois da reintegração do base Gerson Domingos, que havia contraído uma lesão, por altura da disputa do primeiro torneio internacional, onde os hendecacampeões africanos ocuparam o terceiro lugar, tendo encaixado cinquenta mil dólares norte-americanos (Usd 50.000).
A recuperação do jovem base do Grupo Desportivo Interclube e da selecção Nacional, deixou satisfeito o seleccionador nacional, Will Voigt, técnico que pretende fazer história com o combinado nacional na Copa do Mundo da República Popular da China.
Angola defronta no sábado, às 17h30 minutos, a congénere da República Checa, no encerramento da jornada número um do torneio, ao passo que os lituanos e coreanos vão abrir as hostilidades do referido torneio, quando forem 15h00.
No domingo para a segunda jornada o "Cinco" nacional terá pela frente a selecção da Lituânia (17h30 minutos), enquanto o país anfitrião vai medir forças com a República Checa (15h00).
A prova regista uma pausa colectiva na segunda-feira, reatando na terça-feira, com a disputa da derradeira jornada. Angola defronta a Coreia do Sul (19h00), ao passo que a Lituânia vai enfrentar a República Checa.
No primeiro torneio internacional, os hendecacampeões africanos averbaram duas derrotas, diante das similares do Porto Rico e República Popular da China, por 64-66 e 62-73, respectivamente. O único triunfo do combinado nacional foi obtido frente a selecção de esperanças da Croácia, por 93-73.
A Selecção Nacional perdeu diante da formação do Liaoning da República Popular da China, por escasso um ponto de diferença (70-71). No segundo desafio, Angola venceu o Liaoning, por 81-66.
Em cinco partidas disputadas, os hendecacampeões africanos marcaram duzentos e oitenta e nove pontos (370), o que representa  uma média de 74 pontos por cada desafio, tendo sofrido trezentos e quarenta e nove (349), obtendo uma média de 69, 8 pontos por cada partida.
Entretanto, Angola joga o Mundial na cidade de Foshan, e defronta, na primeira fase, as similares da Sérvia, com quem estreia, a 31 de Agosto, Itália, adversário da segunda jornada, dia 2 de Setembro, e Filipinas, no encerramento, isto no dia 4.
Costa do Marfim, Polónia, Venezuela e China fazem parte do Grupo (A). Rússia, Argentina, Coreia do Sul e Nigéria (B); Espanha, Irão, Porto Rico e Tunísia (C); Turquia, República Checa, Estados Unidos e Japão (D); Grécia, Nova Zelândia, Brasil e Montenegro (F); República Dominicana, França, Alemanha e Jordânia (G) e Canadá, Senegal, Lituânia e Áustria (H).
Trabalham sob batuta do técnico Will Voigt os seguintes atletas: Gerson Domingos, Leandro Conceição, Gerson Gonçalves \"Lukeny\", José António, Reggie Moore, Leonel Paulo, Yannick Moreira, Hermenegildo Mbunga, Olímpio Cipriano,  Carlos Morais, José António e Valdelicio Joaquim.     
A 18ª edição da Copa do Mundo será disputada em oito cidades, designadamente,  Beijing, Nanjing, Wuhan, Foshan, Shenzhen, Dongguan, Guangzhou e Shanghai, respectivamente.

Torneio da China
Angola joga com equipamentos de treinos


A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos, disputou o primeiro torneio internacional, prova que decorreu na República Popular da China, com equipamentos de treinos, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto de uma fonte próximo da delegação angolana, que hoje, quinta-feira, deixa aquela país asiático, com destino a Coreia do Sul.
Ao contrário do que estava inicialmente previsto, a Selecção Nacional não recebeu até a disputa do primeiro torneio internacional, enquadrado no âmbito da sua preparação, visando a 18ª edição da Copa do Mundo, os equipamentos que serão utilizados no Mundial, prova que arranca a 31 do mês em curso, com a participação de trinta e duas (32) nações, contra as vinte e quatro (24) das edições anteriores.
Espera-se que a comitiva angolana possa receber a indumentária ainda no decorrer desta semana, para que os integrantes do \"Cinco\" nacional representem com dignidade as cores da bandeira nacional, no torneio internacional da Coreia do Sul. O Jornal dos Desportos procurou ouvir o secretário-grela da FAB, Nelson Sardinha, mas, infelizmente, fomos mal sucedidos.
Angola joga o Mundial na cidade de Foshan, e defronta, na primeira fase, as similares da Sérvia, com quem estreia, a 31 de Agosto, Itália, adversário da segunda jornada, dia 2 de Setembro, e Filipinas, no encerramento, isto no dia 4.
Costa do Marfim, Polónia, Venezuela e China fazem parte do Grupo (A). Rússia, Argentina, Coreia do Sul e Nigéria (B); Espanha, Irão, Porto Rico e Tunísia (C); Turquia, República Checa, Estados Unidos e Japão (D); Grécia, Nova Zelândia, Brasil e Montenegro (F); República Dominicana, França, Alemanha e Jordânia (G) e Canadá, Senegal, Lituânia e Áustria (H).