Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco movimenta \"operao\" Harare

Melo Clemente - 20 de Março, 2017

Combinado nacional est no mximo da sua fora para o torneio da Zmbia

Fotografia: Jos Cola

A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculino convocada ontem, visando o torneio de apuramento à fase final do Campeonato Africano das Nações do Congo Brazzaville (Afrobasket), prova a decorrer de 25 a 31 do mês em curso, em Harare, capital da Zâmbia, concentra-se hoje, segunda-feira, numa das salas de reuniões do órgão reitor da modalidade, sita no Complexo da Cidadela Desportiva.     

Para a “operação” Harare, o novo seleccionador nacional dos hendecacampeões africanos, Manuel Silva “Gi”, que têm com coadjuvante, Miguel Timóteo Pontes Lutonda, antigo internacional angolano, convocou quinze atletas, onde o destaque recai sem sombras de dúvidas para as presenças de Fidel Cabita, extremo do Grupo Desportivo Interclube, e Teotónio Dó, do Atlético Petróleos de Luanda, dois jovens que integram pela primeira vez o lote da pré-selecção nacional.

 Na lista dos convocados de Manuel Silva “Gi”, destaque ainda para os regressos de Edmir Lucas, extremo do Atlético Petróleos de Luanda, Olímpio Cipriano, extremo base do Recreativo do Libolo, que em 2015 falhou a fase final do Campeonato Africano das Nações da Tunísia, por lesão, para além do antigo capitão da Selecção Nacional, Eduardo Mingas, que havia renunciado o cinco nacional, após o fracasso.

Entretanto, hoje, o grupo de atletas convocados para o torneio de apuramento da Zâmbia e a equipa técnica vão reunir com os membros da nova direcção da Federação Angolana de Basquetebol.

De acordo com o plano de preparação, o combinado nacional vai realizar três a duas sessões de treinos em solo pátio, antes de seguir viagem para a capital zambina (Harare), palco do torneio de apuramento à fase final do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, prova a decorrer de 19 a 31 de Agosto do ano em curso, no Congo Brazzaville.

Angola vai disputar o passe de acesso à fase final do Afrobasket 2017 ao lado das congénere das Ilhas Seychelles, África do Sul para além do país anfitrião, no caso, a Zâmbia.

As condições administrativas estão totalmente asseguradas, para que o cinco nacional deixe a capital do país, Luanda, esta quinta-feira, rumo ao palco da contenda, segundo fez saber o vice-presidente de direcção, Honorato Troso, durante a conferência de imprensa realizada sábado, que serviu para anunciar a saída do então seleccionador nacional, Carlos António Dinis.

“Administrativamente temos tudo preparado. Nesta altura não existe constrangimento nenhum, que possa atrapalhar os trabalhos de preparação da pré-selecção nacional. Em princípio a viagem para Harare deve acontecer na quinta-feira”, assegurou o antigo internacional angolano, hoje nas vestes de vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol.

A delegação angolana vai ser chefiada por Benjamim Romano, vice-presidente para a alta competição do órgão reitor da modalidade no país.Eis a lista completa: Aramando Costa, Domingos Bonifácio, Milton Barros e Hermenegildo Santos (bases), Gerson Gonçalves, Edmir Lucas, Islando Manuel, Fidel Cabita, Olímpio Cipriano, Leonel Paulo, extremos, Teotónio Dó, Reggie Moore, Felizardo Ambrósio "Miller", Eduardo Mingas e Valdelício Joaquim, postes.

NBA
Babo responsabiliza arbitragem pela derrota


Na noite deste sábado, o Golden State Warriors conquistou mais uma vitória na temporada 2016/2017 da NBA. Jogando em casa, a equipa venceu o Milwaukee Bucks de virada, com o placar de 117-92, e ficou em situação ainda mais confortável na tabela.

Com a vitória e o tropeço do San Antonio Spurs diante do Memphis Grizzlies, os Warriors se isolaram na liderança da Conferência Oeste, com 55 triunfos e 14 derrotas. Já os Bucks aparecem na oitava posição do Leste, com 34 vitórias e 35 derrotas.

Após começar perdendo o primeiro quarto, ficando 14 pontos atrás no marcador, os Warriors deram show na segunda parcial. A equipa da Califórnia marcou 36 pontos, em comparação a apenas 15 dos Bucks, e abriu vantagem confortável no placar, que foi ampliada e gerida ao longo do confronto.

O cestinha e destaque da partida foi Stephen Curry, com 28 pontos. Aliás, os “Splash Brothers” estavam inspirados, já que Klay Thompson anotou mais 21 pontos.

Pelo lado dos Bucks, o maior pontuador foi Malcolm Brogdon, com 18, enquanto o grego Giannis Antetokounmpo terminou com apenas nove. O Golden State volta à quadra hoje, segunda-feira, quando viajar para encarar o Oklahoma City Thunder. Já o Milwaukee joga amanhã, terça, e se prepara para enfrentar o Portland Trail Blazers.

Confira abaixo todos os resultados deste sábado na NBA. Oklahoma City Thunder 110 x 94 Sacramento Kings, Atlanta Hawks 97 x 113 Portland Trail Blazers, Charlotte Hornets 98 x 93 Washington Wizards, Los Angeles Clippers 108 x 78 Cleveland Cavaliers, Chicago Bulls 95 x 86 Utah Jazz, Memphis Grizzlies 104 x 96 San Antonio Spurs, Denver Nuggets 105 x 109 Houston Rockets, Golden State Warriors 117 x 92 Milwaukee Bucks.